São Vicente
São Vicente Atlético Clube
Antigo Feitiço Atlético Clube.

Foto do São Vicente AC em seu campo
São Vicente

Foto do São Vicente AC em seu campo
São Vicente Atlético Clube
Fundado em 28 de abril de 1928
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 539 - São Vicente - SP
Site: não disponível.
Alguns jovens esportistas da cidade de São Vicente e torcedores do Santos Futebol Clube resolveram fundar um clube para a prática de esportes, principalmente o futebol, que foi batizado de Juvenil Feitiço, em homenagem ao jogador da década de 20 da equipe santista, Luiz Matoso, mais conhecido como Feitiço.
A data de fundação ocorreu no dia 28 de abril de 1928, na casa da Rua Padre Manoel, n° 10, tendo como seus idealizadores Eugênio Pilar, José Bastos, Vicente Trindade, Antônio Gardon, Odair de Castro Lima, Eliezer Lopes Fernandes, Onofre Ricardo, Pérsio Neves Requeijo, Oscar Pfaff, Fernando L. Fernandes, Célio Flávio de Lima, Adair de Oliveira e Adair Dias. As cores do time também homenageavam a equipe santista: preta e branca.
Naquele mesmo dia assinaram a ata de fundação e colocaram em campo a primeira equipe da história do clube, além de eleger sua primeira diretoria, composta por Oscar Pfaff (presidente), Eugênio Pilar (secretário), Eliezer Lopes Fernandes (tesoureiro) e Célio Flávio de Lima (diretor de esportes).
Estes jovens uniram-se e passaram a trabalhar pelo clube, que teve grandes dificuldades para se firmar. Além de pagarem mensalidade, os jovens cuidavam da lavagem de uniformes. Faziam vaquinhas para cobrirem despesas.
Em 1935 passou a denominar-se Feitiço Atlético Clube, sem o Juvenil.
Durante vinte e dois anos, o clube marcou presença no esporte da Baixada Santista. Com o tempo, por motivos financeiros, começou a perder seu brilho. Sensibilizado pela situação do Feitiço Atlético Clube, o empresário Mansueto Pierotti colocou em jogo sua palavra, ao prometer, entre os amigos, que reergueria a imagem do clube.
Em 1939, a diretoria resolveu adquirir um terreno para a construção de sua praça de esportes a fim de proporcionar maior entretenimento aos associados. Depois de muito sacrifício e dificuldades, seus diretores com a ajuda de diversos esportistas conseguiram construir a praça de esportes "Mansueto Pierotti", orgulho da coletividade alvinegra do Parque Bitaru, justa homenagem ao maior defensor da agremiação.
O dia da assinatura da compra do terreno, no cartório do 6° Tabelião em Santos, foi de glória, de grande emoção, de uma luta vitoriosa, da satisfação de terem concretizado um grande sonho. Foto abaixo.

Foto tirada no cartório mostra Mansueto Pierotti assinando a escritura.
No início de 1950, Pierotti propôs mais uma mudança de nome, desta vez para São Vicente Atlético Clube, a fim de identificar melhor a equipe com a cidade. Em assembléia ocorrida em 28 de abril deste ano no Atlântico Clube Vicentino, foi proposta e aprovada a troca de nome. Os nomes em discussão eram São Vicente Atlético Clube, São Vicente Futebol Clube, Esporte Clube São Vicente e Sociedade Esportiva São Vicente. Por maioria absoluta foi escolhido o primeiro nome.
Em 30 de abril já com o novo nome a equipe faz sua estréia contra o Martins Fontes de Santos e vence por 3 a 2. A equipe esteve assim constituída: Joãozinho; Maurício e Fábio; Mário, Tiolo e Luiz; Orlando, Bibi, Pedrinho, Lindo e Canhoto.
Em 26 de março de 1978, em partida amistosa com o Monte Verde de Ferraz de Vasconcelos, consegue a maior vitória de sua história, 16 a 0. Eis a ficha do jogo:
São Vicente A.C. 16 x 0 Monte Verde F.C.
Data: 26 de março de 1978
Local: Estádio Mansueto Pierotti, em São Vicente - SP
Juiz: Daniel Fortes
Gols: Messias e Derinho 4 gols cada; Luiz Gustavo, Dirá e Gerson 2 gols cada; Passarinho e Rato, um gol cada.
São Vicente: Passarinho (Nonô); Paulinho, Djalma Duarte, Paraguassu e Gerson; Valdir Peixoto e Luiz Gustavo (Rato); Derinho, Messias, Dirá e Celsinho (Passarinho).
Monte Verde: Tigrão; Nego, Raimundo, Russo e Rafael (Jatá); Paulinho e Hélio; Dionísio, Freire, Pelé e Roberto (Joaquim).
Até 2002, o clube disputou apenas competições amadoras e, em algumas oportunidades, disputava partidas contra equipes profissionais de Santos e até de outros Estados. No mesmo ano, com o apoio da prefeitura, resolveu ingressar no futebol profissional.
A primeira partida no profissionalismo ocorreu no dia 21 de abril de 2002, em Serra Negra, contra a equipe local, e empatou por 1 a 1. O jogo de estreia em seu estádio ocorreu com grande festa, com uma vitória por 3 a 1 sobre o Paulistano de São Roque, em 28 de abril.
Estatísticas: 2002 a 2008 - Em sua participação no futebol profissional neste período, esta é a estatística do clube: 128 jogos, 49 vitórias, 32 empates, 47 derrotas, 228 gols marcados e 223 gols sofridos.
Após muitos anos na disputa da Segunda Divisão do Campeonato Paulista, a equipe finalmente conquistou o acesso. Em 2012, o São Vicente foi vice-campeão da divisão e subiu para a Série A3. A passagem pela divisão, porém, durou pouco. Após campanha ruim, o time acabou em 17° lugar e foi rebaixado de novo para a Segunda Divisão. Após a disputa de 2014 licenciou-se da Federação Paulista de Futebol por irregularidades apresentadas no estádio Mansueto Pierotti, que não tem a capacidade mínima de publico exigida pela FPF.
Campeonato Vicentino: 1935, 1936, 1937, 1948, 1949, 1959, 1960, 1977, 1978, 1979
Diretoria - 1958
Presidente, Mansueto Pierotti; Vice-Presidente, João L. Cristo; Secretário-Geral, Alvaro Gonella;1º. Secretário, Jonas Rodrigues; 2º. Secretário, Carlos Amorim; Tesoureiro, Manoel T. Carvalho; 2º. Tesoureiro, João Cesário Freitas; Diretor Geral de Esportes, Juvenal Moreira Silva; Diretor Esportivo, Pedro Spilotros; 2º. Diretor Esportivo, Bruno Fischeti; Diretor Social, Antonio Colafatti; Diretor de Patrimônio, Carlos Trindade Lima; Diretor de Propaganda. Edson Telles Azevedo.
Direção que tomou posse em 22.01.1916
Presidente: José Reinaldo Cavalcanti - Neno; Vice-presidente: Julio Calejan; Diretor Social: Raimundo Nelson S. Conceição; Diretor de Divulgação: Reinaldo de Souza; Diretor Administrativo: Marcelo da Silva; Diretor de Patrimônio: Maurício Salariz Diegues; Diretor Tesoureiro: Rivaldo de Camargo Ribeiro; Diretor de Esportes: Valdir Ferreira

Nome oficial: Praça de Esportes Mansueto Pierotti.
A denominação surgiu como homenagem ao presidente do clube que lutou para concretizar o sonho da torcida de ter um estádio.
Inauguração: 28/04/1958 - Reinauguração: 27/01/2002. Capacidade: 4.912
Endereço: Rua Marquês de São Vicente, n° 539, no bairro Parque Bitaru
+ Clubes do Brasil Clubes Mundo Clubes Amadores
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva. Fontes consultadas: www.giginarede.com.br; futebolpaulista.com.br; www.novomilenio.inf.br/sv. Página adicionada em 20 Julho 2025.