Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

Chegar ao mundo da fama por meio do futebol é o objetivo de muitos ao redor do planeta. O trajeto é difícil e cheio de perigos, exatamente por isso, diversos sonhadores ficam pelo caminho. Por outro lado, alguns também terminam conquistando o reconhecimento em outras áreas.

Um bom exemplo disso está na música brasileira. Jorge Ben Jor, responsável por canções inesquecíveis como “País Tropical”, “Taj Mahal” e “Fio Maravilha", jogou nas categorias de base do Flamengo. Jorge atuava como volante e, infelizmente, para ele não deu certo. A MPB agradece.

Além da estrela da música nacional, outros famosos também tentaram o caminho dos campos para vencer na vida. O resultado não foi o esperado no esporte mais popular do mundo, mas isso não os impediu de vencer em outros setores. A seguir, listamos alguns dos “quase” jogadores mais famosos do mundo:

Um drama com final feliz

O Real Madrid é um dos maiores e mais poderosos clubes de futebol do planeta. Durante anos o time branco foi conhecido mundo afora como “Os Galáticos”, devido à quantidade de estrelas do seu elenco. Nos anos 60, a equipe da capital espanhola tinha um goleiro chamado Julio Iglesias. Sim, o famoso cantor romântico foi jogador do Real e atuou com o time titular.

Quis o destino que o futuro de Iglesias fosse longe dos gramados, e o giro foi trágico. Um grave acidente de trânsito quase tirou a vida do cantor, então com 19 anos. Foram muitos meses de recuperação no hospital, onde ele ganhou um violão e começou a tocar suas primeiras músicas.

Com o futuro como goleiro fora da jogada, Iglesias dedicou-se à música. Com mais de 50 anos de carreira, o espanhol é o artista latino com mais discos vendidos, foram mais de 300 milhões de cópias comercializadas em todo o mundo.

Estratégia acima de tudo

No país que o campeonato nacional é conhecido como “A Liga das Estrelas”, não é de se espantar que o sonho de muitos é ser jogador de futebol e dividir o gramado com grandes craques. Essa é a história de Ramón Colillas, um dos melhores jogadores de poker da Espanha.

Se dependesse de Ramón, tudo teria sido diferente e ele terminaria longe das mesas de poker. O espanhol desde a infância sempre nutriu o sonho de jogar na liga profissional. Na juventude realizou alguns testes, porém, não obteve sucesso. Determinado em trabalhar com futebol, buscou formação para atuar como técnico e conseguiu um diploma em  Ciências dos Esportes. Contudo, a experiência futebolística nunca chegou.

Com os gramados se tornando um sonho cada vez mais distante, porém, determinado a triunfar nos esportes, Ramón encontrou no poker o ambiente ideal para alcançar o objetivo. Ele começou a jogar a versão Texas Hold’em e vencer eventos importantes no mundo online. Com isso, conseguiu reconhecimento e, atualmente, é um dos profissionais mais destacados da Espanha, além de ser embaixador da modalidade.

Quem não sonhou em ser um jogador de futebol?

Apetite de gol

O popular chef Gordon Ramsay, detentor de nada mais, nada menos que 17 Estrelas Michelin é reconhecido no mundo todo pelo seu talento — e temperamento — na cozinha. O escocês ganhou fama pelo dom culinário e também por meio da televisão.

Gordon é a estrela de diversos programas relacionados com comida. É um dos jurados do MasterChef dos Estados Unidos e também é o personagem principal no reality show Hell’s Kitchen, chamado no Brasil de Pesadelo na Cozinha e comandado por Érick Jacquin. Em todas as atrações, ele é o chef mais crítico e o que dispara os comentários mais ácidos já vistos.

Na juventude, Gordon tinha um futuro promissor no futebol. Aos 15 anos, o escocês defendia as cores do Rangers, um dos maiores clubes do país e eterno rival dos Celtics. Tudo ia bem, porém, uma grave lesão no joelho terminou prematuramente com o sonho do jovem, que encontrou o seu caminho na cozinha.

Um “notório” jogador

Um dos nomes mais polêmicos do mundo do MMA é o de Conor McGregor. O irlandês foi campeão do UFC e realizou diversas defesas bem-sucedidas do seu cinturão, incluindo um knockout em apenas 13 segundos em José Aldo, o ex-campeão da categoria. 

Antes de brilhar no mundo das lutas, McGregor jogava futebol por dois times das ligas amadoras. Como as equipes estavam em divisões diferentes, o lutador fazia jornada dupla e defendia ambas ao mesmo tempo. Paralelo ao futebol, McGregor também lutava e as vitórias nos ringues começaram a render muito dinheiro.

Não demorou para o “Notório” abandonar o futebol e dedicar-se completamente às artes marciais. A escolha provou-se acertada. No MMA, ele conquistou títulos, fama e muito dinheiro. Inclusive, o irlandês ventilou a possibilidade de comprar o Manchester United, seu clube do coração.

A história desses famosos justifica o ditado: “Deus escreve certo por linhas tortas”. Por mais que todos tenham experimentado em diferentes níveis como é a vida de futebolista, quis o destino que a fama os alcançasse por outros meios.


Por Sidney Barbosa da Silva - Página adicionada em 13 Março 2023.