Publicidade

O Português vem sendo dominado, desde sua criação na década de 30, por três times: FC Porto, SL Benfica e Sporting CP. Os três estão sedeados nas duas maiores cidades do país (o FC Porto tira seu nome de sua cidade, enquanto Benfica e Sporting são de Lisboa) e sua massa torcedora se renova com estabilidade, em meio à passagem das décadas.

Os jogos entre esses times, seja para o campeonato ou para outras competições, são aqueles que “fazem o país parar”, como se diz em terras lusitanas. Espera-se que sejam jogos bem equilibrados. Quando um dos Grandes dá uma goleada em outro, gera-se grande escândalo!

Veja em seguida os resultados mais desequilibrados entre os Três Grandes do futebol português.

Benfica 12-2 FC Porto (1943)

Em plena Segunda Guerra Mundial, o FC Porto estava fazendo um dos piores campeonatos de sua história. O Português tinha apenas 10 times (faltava ainda o crescimento das décadas seguintes) e os portistas terminaram a época em 9.º lugar, com 12 derrotas em 18 jogos – algo impensável na atualidade. O time não foi rebaixado porque ainda não existiam rebaixamentos no Português.

Já o Benfica se tornaria campeão, com 1 ponto de vantagem sobre o Sporting e 2 sobre o Belenenses. Assim, não é tão surpreendente que em uma tarde o líder tenha vencido uma das equipes mais frágeis da Liga com esse resultado de 12-2, tão inacreditável.

A possibilidade de um resultado como esse surgir novamente é muito baixa, como de resto veremos em seguida. As casas de apostas operando no Brasil também incluem diversas ligas internacionais, com odds à disposição dos apostadores brasileiros. Aposto online aqui quando quero submeter uma aposta no Português, mas sempre com responsabilidade, pois o ganho nunca é garantido.

Benfica 7-2 Sporting (1946)

Essa foi a maior vitória das águias sobre os leões, também para o Português e curiosamente no ano em que o Belenenses conseguiu o único campeonato de sua história.

Década de Trinta: as maiores goleadas do FC Porto

Sabemos que o futebol da primeira metade do século XX era, como falou um especialista, “mais jogo e menos esporte”. Com menor taticismo e mais criatividade, a probabilidade de resultados desequilibrados era maior. Isso explica que as maiores goleadas do FC Porto sobre seus rivais venham dos anos trinta:
● 8-0 sobre o Benfica (Campeonato de Portugal, 1933)
● 10-1 sobre o Sporting (Português, 1935)

As maiores goleadas do Sporting

Os leões venceram o FC Porto por 9-1 em um jogo para o Português em 1937 e bateram o Benfica por 7-1, também para o Português, em 1986.

Desde 1980: resultados mais equilibrados e domínio do FC Porto

Com mais cuidados defensivos e mais profissionalismo, goleadas descomunais se tornaram mais difíceis. A goleada por 7-1 acima referida foi a penúltima vez, desde 1980, que uma equipe marcou mais de 5 gols num jogo dos Três Grandes. A última foi na vitória do Benfica sobre o Sporting por 6-3 em 1994.

O FC Porto vem dominando esses resultados nas últimas décadas, refletindo também seu domínio no futebol português e coincidindo com o tempo de Jorge Pinto da Costa na presidência do time, desde 1982.

Desde 1980, o FC Porto nunca sofreu mais de 3 gols em jogos contra seus rivais de Lisboa e em cinco ocasiões marcou 4 ou mais:
● 5-0 (Benfica, Supertaça, 1996)
● 4-0 (Benfica, Taça de Portugal, 2001)
● 4-1 (Sporting, Português, 2003)
● 5-2 (Sporting, Taça de Portugal, 2010)
5-0 (Benfica, Português, 2010)


Por Sidney Barbosa da Silva - Página adicionada em 16 Março 2023.