PirassununguensePirassununguense


História da Pirassununguense

É o terceiro clube mais antigo do estado de São Paulo.


 


CAP campeão do estado 1954
CAP - Campeão do Estado 1954: Em pé: Tuque, Pistori, Antoninho, Ferraz, Zé Silva, Paulinho, Messina e Dr. José Marsiglio Filho. Agachados: Luiz Henrique Zema (mascote), Darci, Alemão, Marguti, Zema, Nonancim e Gôda.


Loja Campeões do Futebol


Ficha do clube

Escudo da Pirassununguense   Clube Atlético Pirassununguense
  Fundado em 07 de setembro de 1907
  Endereço: Rua Duque de Caxias, 1629, Pirassununga (SP)
  Site oficial: não disponível.


Escudos anteriores

Distintivo do Pirassununguense Escudo do Pirassununguense
Escudos utilizados em 1916 e 1918. Desenho / Arte: Jornalista Sérgio Mello.


Curiosidade: É o terceiro clube mais antigo do estado de São Paulo, atrás de Ponte Preta (fundada em 1900) e da Internacional de Bebedouro (fundada em 1906).

Fundação

No primeiro dia de setembro de 1907 um grupo de homens abnegados e entusiastas de Pirassununga tiveram a feliz ideia de organizar uma associação esportiva para a prática do futebol, esporte tão em evidência naquela época, que entretanto não havia tido oportunidade de ser difundido na cidade.

A reunião aconteceu na casa do sr. José Del Nero, tendo assumido a presidência interina o sr. Juvenal Veiga e a secretaria dos trabalhos o sr. Armênio Conceição. Por unanimidade foi aprovada a nomeação de duas comissões; uma para escolher um terreno (José Leme, Domingos Gandra Peres e Francisco Jorge Chanic) e outra para elaborar os estatutos da sociedade (sr. Germano Dix, José Del Nero e Armênio Conceição).

Assinaram esta ata os senhores Juvenal Veiga (presidente interino) Armênio Conceição (secretário interino) e Germano Dix, por si e representando Pedro Mourão, Francisco Schimidt, Joaquim Ferreira Gandra, Camilo Augusto de Freitas, Antonio de Mello, Carlos Franco, José Dias Leme, Domingos Pereira de Araújo, Conde Leme, Angelo Capello, Eugênio Nico, Francisco Jorge Chanic, José Del Nero, Antonio Cardoso, Aníbal Machado Pires, Lauro Armando de Toledo, Raul de Almeida, José Gandra Peres, Augusto Antonio Schimidt, Marco Zanella, Cippriano Adolpho Ungaretti Filho, João Neves, Benedicto da Silveira Franco, Pedro Saccomanins, Ernesto Maguião e Michele Gallo.

No dia 8 de setembro de 1907 reuniram-se novamente e aprovaram o estatuto e elegeram a primeira diretoria do recém-criado C.S.P. - Clube Sportivo Pirassununguense, que ficou assim constituída: Aníbal Machado Pires (presidente), Alfredo Neves (vice-presidente), Germano Dix (tesoureiro), Lauro de Toledo (1 secretário), José Del Nero (2º secretário), Domingos Gandra (procurador) e Armênio Conceição (capitão).

Na semana seguinte, no dia 15 de setembro de 1907, em reunião, foi empossada a diretoria e escolheram um terreno na chácara das Paineiras, na rua São Pedro, atual D. Pedro II, onde seria praticado o futebol. Começaram então a ser organizados os quadros de futebol. Armênio Conceição, capitão do clube, organizou duas equipes: a azul e a vermelha, todas formadas unicamente por sócios.

A primeira partida oficial do clube foi realizada em 23 de fevereiro de 1908, contra o Paulista de São Carlos, obtendo sua primeira vitória, por 2 a 1.

Mas, e sempre o mas, havia também em Pirassununga um outro clube, o C.A. Paulista, formado por outra ala política da cidade. As rivalidades entre os dois começaram a aparecer.

Passaram os meses e festas foram organizadas para melhorar o clube. Os jogos passaram a ser efetuados através de intercâmbio com outras cidades, tais como Descalvado, Leme e outras cidades da região. Os quadros eram formados por sócios do clube que adquiriam os materiais necessários para a prática do futebol e ainda pagavam suas mensalidades como associados. Com isto, seu quadro social foi aumentando e as equipes ganhando mais reforços para a prática do futebol.

E, para não fugir à regra, as rivalidades pessoais entre os sócios do Clube Sportivo Pirassununguense e o Clube Atlético Paulista, aumentavam a cada dia.

Em 8 de março de 1908 foi eleito para presidente do Clube Sportivo Pirassununguense, o sr. Aristóteles de Oliveira, tendo como vice-presidente o sr. Amazílio Pinto. Já com os ânimos mais controlados o C.A. Paulista e o Sportivo Pirassununguense realizaram alguns jogos entre seus quadros. Os primeiros quadros jogaram na cidade de Porto Ferreira e os segundos quadros em Pirassununga, na avenida Cândido Rodrigues (atual Avenida Newton Prado) campo do então Clube Atlético Paulista.

Em 5 de fevereiro de 1911 foi eleito presidente do C.A.P o sr. Manoel Ribeiro Branco, tendo como vice-presidente o sr. Conrado Dix que permaneceram em seus cargos até o dia 18 de junho de 1916, quando assumiu a presidência do pirassununguense o major Henrique Leme Waldvogel, ficando como vice-presidente o Capitão Abner Borges.

Como o Sportivo Pirassununguense e o Clube Paulista continuavam inimigos, era necessário estancar esta terrível oposição, em nome do futebol da cidade. Esta ideia representava a vontade de muitos sócios de ambas as partes.

Foi então que um dos sócios fundadores, Raphael Nico, depois de haver considerado que a cidade, ainda pequena, mas crescendo a olhos vistos, com uma população formando uma só família, conseguiu colocar um ponto final às rivalidades, propondo em assembleia geral que a partir daquela data o C.S. P (Clube Sportivo Pirassununguense) e o C.A.P (Clube Atlético Paulista) passassem a se chamar “Clube Atlético Pirassununguense”. Desapareceria assim o Pirassununguense e o Paulista nascendo o C.A.P.

Ainda foi propositura do sr. Raphael Nico que o dia 7 de setembro de 1907 fosse considerado a data oficial da fundação do C.A.P, sendo o branco e preto as suas cores oficiais. A proposta do sr. Raphael Nico foi aplaudida por unanimidade sendo considerados fundadores do C.A.P. todos aqueles que assinaram as atas de 1° a 7 de setembro de 1907. Nascia assim, oficialmente o C.A.P - Clube Atlético Pirassununguense.

Anos que se seguem

Apesar de fundada em 1907, a agremiação estreou em competições oficiais apenas em 1918, quando jogou o campeonato paulista do interior, competição que disputou em mais oito ocasiões.

Em 1949 é criada a Lei do Acesso (segunda divisão, atual Série A2) do futebol paulista, e o Pirassununguense se inscreveu, representando a cidade de Pirassununga em 1950, onde permaneceu até 1953, quando, por causa de uma determinação da Federação Paulista, não pode continuar disputando a competição. Na época, a Federação exigia que um município deveria ter mais de 50 mil habitantes para participar de suas competições.

Em 1966, voltou a participar de competições profissionais, no Campeonato Paulista da Terceira Divisão. A partir do ano seguinte esteve, até 1972, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, atual Série A3.

Em 1973, disputou o Campeonato Paulista da Primeira Divisão (atual Série A2), mas foi rebaixado em 1976 para a Segunda Divisão. O clube manda suas partidas no estádio Bellarmino Del Nero e, no ano de 1978, recebeu seu maior público. Em uma partida amistosa contra o Palmeiras, venceu por 3 a 2, com a presença de aproximadamente 8 mil pessoas.

A partir de 1980, a nomenclatura Primeira Divisão foi mudada para Terceira Divisão e o Pirassununguense disputou a competição até 1983, quando após um período longe dos gramados, voltou três anos depois, em 1996, para mais uma vez participar da Terceira Divisão.

Em 1987, com mais uma alteração no nome das divisões, o clube passou a disputar a Segunda Divisão. Neste mesmo ano, o clube aplicou sua maior goleada em um adversário: 14 a 0 sobre o Piraju, no dia 22 de novembro.

Após mais um curto período fora das competições profissionais da FPF, o Pirassununguense voltou à Segunda Divisão em 1991 e 1992, quando se licenciou novamente das competições profissionais para retornar somente em 2001, na Série B3. Como houve nova alteração no nome dos campeonatos, a partir de 2005 passou a integrar o Campeonato Paulista da Segunda Divisão.

TITULOS

01 Campeonato Amador do Interior em 1954
01 Campeonato Amador do Estado em 1954

LETRA DO HINO

Pirassununga, Oh! C.A.P. te saúda!
Neste canto de amor e de fé!
És da terra orgulho e ajuda!
Conhecido no Brasil hoje és!

Em 1907 tu surgiste!
És o pioneiro
Do futebol que existe
Neste rico Estado Brasileiro

De São Paulo já foste campeão!
Quarto Centenário, vê que emoção!
Trouxeste a taça, a mais perseguida!
Ganhaste-a em luta rnhida!
Teu patrono é vulto altaneiro!
Belarmino Del Nero, o bom companheiro!
Soube bem te conduzir
E teu lindo estádio construir!

Alvinegro tu és sensacional
As tuas cores se agitam a cada gol!
Tua torcida te apóia e é leal!
Quer ver teus craques dando um belo show!
C.A.P, três letras de respeito!
Fazem tremer qualquer competidor
Tua marca enfeita o peito
E exalta o teu jovem jogador!

Mascote do clube
Mascote do CA Pirassununguense
Gigante do Vale é o mascote

Uniforme
Camisa do CA Pirassununguense
Camisa N° 3 do ano de 2013



Veja também


+ Clubes do Brasil Clubes do Mundo Clubes Amadores

Por Sidney Barbosa da Silva. Fontes: www.futebolpaulista.com.br; face: diarioesporteclubeoficial.
Página adicionada em 04 Julho 2014 - atualizada em 05 Setembro 2025.