Publicidade

Pesquisa realizada em todos os estados brasileiros, foram entrevistados mais de sete mil pessoas para o levantamento. Como comparação, pesquisas eleitorais de abrangência nacional são realizadas com cerca de três mil pessoas. A margem de erro deste levantamento é de 1 ponto percentual para mais ou para menos.

O Flamengo continua sendo o clube com o maior número de torcedores no Brasil. Mas, o índice de popularidade do clube carioca oscilou para baixo enquanto que o do Corinthians, o vice-líder, oscilou para cima, deixando a briga entre as maiores torcidas do país ainda mais acirrada. Essa é a principal constatação da 5ª Pesquisa LANCE!-Ibope, que o LANCE! publicou em 27 de agosto de 2014.

Como em todas as outras edições da pesquisa, o Flamengo lidera o ranking. Desta vez tem 16,2% de preferência, o que equivale a 32,5 milhões de rubro-negros no país, tendo como base a estimativa do IBGE de 2013, cuja população brasileira é de 201 milhões de pessoas.

Apesar da liderança, o clube carioca teve queda de 1 ponto percentual em relação à pesquisa anterior, de 2010. Como o Corinthians cresceu 0,2 ponto percentual, atingindo 13,6% e 27,3 milhões de torcedores, a diferença entre as duas maiores torcidas do país baixou de 3,8 pontos para 2,6 pontos em quatro anos. Há dez anos, a diferença era ainda maior, de 4,9 pontos. - Se nós tivéssemos a oportunidade de termos um estádio, tenho certeza que nossa torcida subiria – diz Walter D’Agostino, vice-presidente geral do Flamengo, citando a Arena obtida pelo rival paulista recentemente. - Não vejo essa disputa como uma rivalidade para ver qual dos dois tem a maior torcida. Conseguimos conviver bem, as duas equipes, sabendo bem do tamanho e da importância das respectivas torcidas – comenta Mário Gobbi, presidente do Corinthians.

O São Paulo manteve o terceiro lugar com 6,8% de participação, mas teve queda de -1,9 ponto percentual, a maior entre todos os 18 clubes que aparecem na pesquisa.

DESTAQUES

Entre os cinco primeiros colocados, o Corinthians foi o único time a ter alta desde 2010, ano em que a última pesquisa LANCE! Ibope foi divulgada. Além de Flamengo (-1) e São Paulo (-1,9), o Palmeiras manteve a quarta colocação com 5,3% de participação mesmo atingindo queda de -0,7 ponto percentual. O Vasco fecha o grupo dos cinco primeiros colocados com 3,6% e baixa de 0,5 ponto.

Já na parte do meio da tabela, o grande destaque foi o Atlético-MG, que cresceu 0,9% e atingiu 3,5% de participação, pulando da 9ª para a 6ª posição. Com essa alta, o Galo ultrapassou o seu maior rival, o Cruzeiro, que manteve o 7º lugar com 3,1% de participação.

- Com dois anos de Ronaldinho Gaúcho, Libertadores e bicampeão mineiro, não tem como a garotada não torcer para o Atlético – afirma Alexandre Kalil, presidente do clube mineiro.

O Grêmio, por sua vez, perdeu duas posições ao cair 1 ponto percentual e ocupa o 8º lugar, com 3%. Completam as 10 primeiras posições o Internacional, em 9º com 2,8%, sendo seguido pelo Santos, que ficou com 2,4% e ocupa a 10ª posição.

Na parte de baixo do ranking, o destaque foi o Fluminense, que saiu da 14ª para a 11ª posição com 1,8%, e o Atlético-PR, foi do 19º para o 15º lugar com 1,2%.

Veja o ranking com os 18 clubes com as maiores torcidas do país:

POS. / CLUBE N° em % EM MILHÕES
 1° - CR Flamengo  16,2%  32,5
 2° - SC Corinthians Paulista  13,6%  27,3
 3° - São Paulo FC  6,8%  13,6
 4° - SE Palmeiras  5,3%  10,6
 5° - CR Vasco da Gama  3,6%  7,2
 6° - C Atlético Mineiro  3,5%  7,0
 7° - Cruzeiro EC  3,1%  6,2
 8° - Grêmio FBPA  3%  6,0
 9° - SC Internacional  2,8%  5,6
 10° - Santos FC  2,4%  4,8
 11° - Fluminense FC  1,8%  3,6
 12° - EC Bahia  1,7%  3,4
 12° - Botafogo FR  1,7%  3,4
 14° - EC Vitória  1,3%  2,6
 15° - C Atlético Paranaense  1,2%  2,4
 15° - Sport C do Recife  1,2%  2,4
 17° - Santa Cruz FC  1,0%  2,0
 18° - Ceará SC  0,8%  1,6

Fonte: Jornal Lance!, de 27 de agosto de 2014 - Página adicionada em 30 de agosto de 2014.
Pesquisa enviada por Alexandre Berwanger.