AceOdds últimos códigos promocionais de apostas

INTERNACIONAL DE BEBEDOURO (SP)

História - Títulos - Hino - Símbolos


AA InternacionalASSOCIAÇÃO ATLÉTICA INTERNACIONAL
Fundado em 11 de junho de 1906
Endereço: Rua Mauro de Abreu Izique, S/N CEP: 14701615, Bebedouro / SP.
Site: http://www.interbebedouro.com.br (não disponivel)


+ Clubes do Brasil Clubes do Mundo Clubes Amadores

 

História

O futebol em Bebedouro

O futebol surgiu em Bebedouro no inicio do século XX, a cidade expandia-se economicamente através do cultivo do café, com a construção da ferrovia que cortava o município a caminho da capital trazendo recursos e propiciando um fluxo notável de imigrantes para Bebedouro, mudando assim alguns costumes, criando novos hábitos, assim mesmo desconhecido de muitos o foot ball surgiu da união de simpatizantes em meados de 1906.

Como uma das primeiras equipes de futebol fundadas no pais, recebia seus adversários em um campo muito simples, os praticantes do foot ball difundiram na região varias equipes, como Club Barretense, Athletico Club Monte Azulense, e outros.

A expansão era visível, que outras equipes foram fundadas, havia vários, dentre algumas destacamos o Sport Club Internacional, o Club Athletico Americano e o São Paulo Goyaz Foot Ball Club.

Fundação e primeiros campeonatos

A Associação Atlética Internacional de Bebedouro foi fundada no dia 11 de junho de 1906, oriunda do Foot Ball Club Internacional de Bebedouro, que posteriormente passou a se chamar Sport Club Internacional e, por fim, em 1920, passou a carregar o nome que ostenta atualmente, e em 1921 inaugurou na rua Valin, uma praça de esportes, onde recebia seus adversários até 1990.

Três anos mais tarde, o clube teve seu reconhecimento e consequentemente a filiação à Associação Paulista dos Esportes Atléticos (APEA). Em 1924, começou a participar de competições amadoras, fase que durou até 1947. Durante este período, a Internacional acumulou números expressivos: 310 jogos intermunicipais, 32 interestaduais, 36 contra equipes da capital paulista e três contra times do exterior (todos contra o Peñarol, do Uruguai).

A partir de 1948, o clube ingressou nas competições profissionais, no Campeonato Paulista da Segunda Divisão, onde permaneceu até 1952 e se licenciou nos dois anos seguintes. Em 1955, a Internacional retornou às atividades oficiais, ainda na Segundona e, em 1956, chegou próxima do acesso à Primeira Divisão, vencendo a Série Pecuária. Porém, em um quadrangular contra equipes vencedoras de outras séries, o time de Bebedouro não conseguiu chegar à elite do futebol paulista.

Anos de muito futebol e incertezas

O Estádio Arnoldo Bulle em 1950 Na década de 1950 surge um dirigente promissor, atuante, amante da A. A. Internacional, o notável Arnoldo Bulle junto com Aderval Marques e Ceneviva Netto, concentrou craques na internacional, uma união de equipe e torcedores, fortaleceram as relações esportivas em Bebedouro, chegando perto da primeira divisão.

Após a morte de Arnoldo Bulle em 1957, a A.A. Internacional começa e viver períodos de incertezas, até 1968, a Internacional continuou suas atuações nos campeonatos profissionais, mas em 1969, mais uma vez, o clube se licenciou novamente até 1972. Durante esse período, apenas a categoria juvenil esteve em atividade. O time principal disputou, esporadicamente, alguns amistosos.

Em 1973 o presidente Arnaldo de Rossis Garrido, preocupado com o futuro da Internacional fecha parceria com a Prefeitura no auxilio as infra-estruturas do estádio Arnoldo Bulle, assim pode retornar as competições.

Obs.: O Estádio Arnoldo Bulle, atualmente (julho/2011) é o Centro de Treinamento e Convivência da Fafibe (Universidade de Bebedouro).

Novamente em 1982 o clube chegou perto pela segunda vez a elite do futebol paulista, perdeu o ultimo jogo do campeonato de acesso para o Club Atlético Taquaritinga, acabando mais uma vez com o sonho da torcida. Diante desse fracasso entrou novamente em crise, administrativa e financeira, foi cogitado até o loteamento do estádio.

Em 1989 o novo presidente assume o lobo vermelho era Sr. Jose Carlos Tortorello, que tinha o apoio político da cidade, foi o inicio da era moderna para Internacional, o poder publico oferece ao lobo, novo campo para mando de seus jogos. O estádio municipal “Sócrates Stamato” no alto da cidade, instalações novas bem diferentes da sede “Arnoldo Bulle” com tanto apoio à torcida vê o lobo se destacar em três anos seguidos 1993, 1994 e 1995, período de entrega muito grande da população que participou de vários sorteios de prêmios, viabilizando despesas decorrentes de sua atividade.

Com afastamento do poder publico, a Internacional mantem-se na seria A-3 até 2004 que sem recursos financeiros licencia-se por dois anos de competições oficiais. Retornando as atividades no inicio de 2007 na segunda divisão do futebol paulista. Em 2008 e 2009, a equipe não conseguiu passar à segunda fase da competição. Em 2011 participa da Série A3, o motivo: decorrência da desistência do Atlético Esportivo Araçatuba da participação do Campeonato Paulista da Série A3 de 2011, o Departamento de Competições da Federação Paulista de Futebol definiu que a Associação Atlética Internacional, da cidade de Bebedouro, será inclusa na tabela do campeonato, por contar com a melhor campanha da Segunda Divisão entre as equipes que não obtiveram o acesso.

Títulos

Campeão da Série Pecuária do Campeonato Paulista: 1956

Em 1956, ano do cinqüentenário da Internacional, a Federação Paulista de Futebol organizou o campeonato da segunda divisão com 32 clubes, dividindo-os em quatros diferentes séries. O clube de Bebedouro foi incluído na chamada Série Pecuária, ao lado do Barretos Futebol Clube; do Comercial, de Ribeirão Preto; Associação Desportiva de Araraquara (ADA); Jaboticabal Atlético; Rio Preto Esporte Clube; Corintians, de Presidente Prudente e Velo Rioclarense, de Rio Claro.

Nos sete jogos disputados no 1º turno da série, a Veterana venceu 6 jogos e empatou contra o Rio Preto, enquanto que no 2º turno, nos sete jogos disputados contra os mesmos times, a Internacional sofreu duas derrotas, contra o ADA e contra o Rio Preto, vencendo todas as demais partidas.

Com esses resultados a Veterana terminou como campeão da Série Pecuária, resultado alcançado por um time formado por craques valorosos que lutaram em todo o transcorrer das disputas: Brasão, Wander, Gaúcho, Sérgio Brito, Alfredo, Lourenço, Joãozinho, Lanza, Achilles, Simão, Natinho, Severo, Sacadura, Zé Luiz, Diamante, Moreno, Dú e Toninho.

A atuação brilhante e decisiva da equipe na campeonato foi possível graças ao trabalho coeso e forte desenvolvido pela diretoria do clube, entre os quais destacaram-se: Arnoldo Bulle, Thomaz, Ceneviva Neto, Aderval G. Marques, Júlio Teixeira de Carvalho, Almo Lessa, Antônio H. Borges, Bruno Balardin, Alonyr C. Amaral, Ângelo Bosi, Eugênio Linardi e Dr. Mariano Mendonça.

Campeão do Acesso 2ª Divisão do Campeonato Paulista: 1993

Neste ano, com apoio de patrocinadores fortes, inclusive da Prefeitura, o presidente da Internacional, Jesus Carlos Igrissis, conseguiu investir na formação de uma equipe forte e competitiva, que certamente poderia lutar pela tão sonhada ascensão à Divisão Intermediária, correspondente à atual série A-2. Com a comissão técnica formada pelos experientes Pinho (técnico), Ercílio Brasil Matos (fisicultor), Suingue (massagista) e Carlinhos (supervisor) o time colecionou 10 pontos ganhos em 6 jogos, sendo 4 vitória e 2 empates, em um regulamento que previa, à época, dois pontos por vitória. O último jogo da série foi contra o Saltense e teve como resultado 4 x 2, favorável À Internacional.

A formação para esse jogo foi: Júnior (goleiro); Oncinha, Pedro Paulo, Tefila e Ismanir; Éberson, Ricardo César, Meinha e Udélson; Teni (Esquerdinha) e Nildo. No banco, ficaram Wilson, Cláudio, Café e Marco Aurélio. Ainda integravam o elenco: Doda, Gilmar, Guisinha e Batata.

Hino

Ô, ôôô, ôôô, ôôô, ôôô, Lobo!

Quando entra em campo,
Nosso time agita a galera
Vai com raça Lobo
Que a torcida espera!

Agora vale tudo
O jogo é para valer
Inter, Inter, Inter

No esporte a bola rola
E o Lobo dá no couro
joga dentro e fora
Promovendo Bebedouro

Agora vale tudo
o jogo é para valer
Vai com raça Lobo
Inter, Inter, Inter.

Ô, ôôô, ôôô, ôôô, ôôô, Lobo!
Ô, ôôô, ôôô, ôôô, ôôô, Lobo!

Símbolos e Mais...

O Escudo

AA InternacionalUtilizando as cores vermelho e branco, o escudo da Internacional permanece o mesmo desde a adoção do nome Associação Atlética Internacional, na década de 1920, com a mesma forma e as mesmas cores. Apresenta ao centro a abreviatura do nome oficial AAI – Associação Atlética Internacional – e abaixo do nome o ano da fundação 1906. O nome, as duas cores e a forma do escudo foram escolhidos para simbolizar uma história que foi marcada pela garra e pelo sucesso que nasceram da vontade dos esportistas fundadores do clube.

Mascote: O Lobo Vermelho
Mascote da Inter de Bebedouro
A origem do mascote é de 1956, a Inter foi campeã da Série Pecuária - naquela época as séries do Interior eram divididas por nomes referentes a atividades econômicas da região. Em meio ao triunfo, o radialista Hely Simões aproveitou para presentear o clube com um apelido, dando origem à mascote “Lobo Vermelho”.

Uniformes
Camisa da Inter de Bebedouro anos 80   Camisa da Inter de Bebedouro
Modelo de camisa utilizada na década de 80; e a camisa utilizada no ano de 2007 ?


Fontes consultadas: www.bebedouro.sp.gov.br (foto do estádio Arnoldo Bulle); www.futebolpaulista.com.br e www.campeoesdofutebol.com.br
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 09 de julho de 2011 - atualizada em 24/Julho/2022.