A
Taça UEFA foi, originalmente, uma idéia do suíço Ernst Thommen, do italiano Ottorino Barassi - ambos viriam mais tarde a ser vice-presidentes da FIFA - e do inglês Sir Stanley Rous, que presidiu a FIFA. Posteriormente seu nome foi substituido para
UEFA Europe League - Liga Europa em português.
A idéia deles tinha como base a organização de um torneio com equipes representativas de cidades européias que organizavam feiras internacionais de comércio com alguma regularidade. O conceito mereceu o acordo e consentimento e a antecessora da Taça UEFA, a
Taça das Cidades de Feiras foi criada a 18 de Abril de 1955, duas semanas após a Taça dos Clubes Campeões Europeus. Esta competição teria sua ultima edição na temporada 1970/71.
Mudança de nome para Taça UEFAA primeira desta edição foi o torneio de 1971/72, ganho pelo Tottenham Hotspur FC, na primeira época em que a competição passou a ser designada por Taça UEFA. A mudança do nome foi o reconhecimento do fato de o torneio ter rompido os seus laços com as feiras de comércio internacional, deixando a UEFA como a única organização com conhecimento administrativo e desportivo para geri-la.
Troféu Bertoni (Foto acima)
O troféu propriamente dito, que pesa 15 Kg e é em prata com uma base de mármore amarela, foi desenhado e esculpido pelas oficinas de Bertoni, em Milão, para a final de 1972, tendo custado 23 mil euros. A Taça UEFA não tem pegas e a sua beleza reside na sua simplicidade: Logo por cima da base, um grupo de jogadores parece disputar uma bola. Estão a segurando uma taça octogonal que tem o emblema da UEFA.

Jogadores do Tottenham posam com o troféu após vencer a edição de 1972 - a primeira vez em que a competição era conhecida como a Taça UEFA.
UEFA Europa League
No dia 26 de Setembro de 2008, o Comité Executivo da UEFA aprovou a criação da UEFA Europa League, a partir da temporada 2009/10, competição que passou a ter uma nova fase de grupos com 48 equipes, semelhante à UEFA Champions League, com seis jogos (em casa e fora) na fase de grupos. O Club Atlético de Madrid e o FC Porto conquistaram as duas primeiras edições do novo formato.
A partir de 2015, o vencedor tem acesso à UEFA Champions League na temporada seguinte; o Sevilha foi o primeiro a se beneficiar do bônus ao ganhar a competição pela quarta vez.
O título do Sevilha na UEFA Europa League, em Basileia (temporada 2015/2016), esta foi a décima vez que um clube da Liga espanhola conquistou o troféu, permitindo à Espanha ultrapassar a Itália como país mais vencedor na competição.
Formações ibéricas têm um registro impressionante na competição (desde a oficialização pela UEFA, em 1972), com 14 conquistas, bem como cinco vice campeoantos. Os sete títulos do Sevilha, o clube recordista, aconteceram durante os anos 2000 e nas duas décadas seguintes, enquanto o Valência venceu em 2004, o Atlético ergueu o troféu em 2010, 2012 e 2018, e o Villareal em 2021.
Veja também:
Todos os campeões da Taça das Cidades de Feiras do Comércio (Fairs Cup)