Ferroviário
Ficha do clube
Clube Ferroviário do Recife
Fundado em 17 de Março de 1928
Endereço: Rua Vinte e Um de Abril, 721, Afogados - Recife/PE
Site: http://www.cfr.com.br/ (não disponivel).
O Ferroviário foi fundado em 17 de março de 1928 com o nome de Associação Atlética da Great Western, depois Ferroviário Esporte Clube do Recife.
Sede do clube em 2014 (Rua Vinte e Um de Abril, 721, Afogados - Recife/PE).
A Empresa Great Western
O clube nasceu na empresa Great Western, que se instalou no Recife em 1873 e logo tratou de promover a construção da ferrovia Recife - Limoeiro e em 1896 a ferrovia Recife - Caruaru vindo em seguida a adquirir as linhas férreas já existentes no estado. Em 1945 a empresa alcançou seu ápice tendo mais de 1.600 km de ferrovias que chegavam até os estados vizinhos, entretanto, em 1950 encerrou as atividades e se transformou na Rede Ferroviária do Nordeste e em seguida na Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA). A Ponte do Limoeiro no centro do Recife leva este nome porque era por ela que passava a antiga ferrovia da Great Western com destino à cidade de Limoeiro distante 77 km da capital.
O time dos empregados e a oficialização
A Associação Atlética da Great Western, era o time da empresa britânica The Great Western of Brazil Railway Company Limited que atuava no Nordeste na construção e exploração de ferrovias. No ano de 1904 é realizado o primeiro match noticiado pelos jornais da cidade. Guilherme de Aquino reuniu onze jogadores e convidou para o embate o Great
Western, time formado por empregados desta companhia, dando o pontapé inicial do esporte em Recife. Deste embate, no ano seguinte, nasceria o Sport Clube do Recife.
O Great Western jogou por muitos anos sem se formalizar oficialmente. Vários jogos dos funcionários da empresa são citados nos periódicos do inicio do século passado.
Fundado oficialmente em 17 de março de 1928 com o nome de Associação Atlética Great Western, tinha a sua Sede na Rua Cel. Suassuna, 790 / 1º andar – Bairro do Sancho, em Tejipió, no Recife. Em meados dos anos 30, mudou-se para Avenida João de Barros, 1.583, na Soledade. A sede atual pertencia a Soares Raposo (fazendeiro e o maior abatedor de gado do Estado) que, em 1928, vendeu todo o seu patrimônio à empresa Great Western.
O escudo da AA da Great Western com texto comprovando o endereço do clube publicado no Jornal Pequeno de 17 de janeiro de 1945.
Participações em estaduais
Em 1932, o clube participou pela primeira vez da Primeira Divisão Estadual, com o nome de Associação Atlética Great Western, ficando na 4ª colocação, atrás de Santa Cruz, Flamengo e America; e a frente de Fluminense de Recife e Israelita. A partir de 1955, passou a usar o nome de Clube Ferroviário do Recife.
Contabilizando as participações como Great Western e Ferroviário, o clube participou de 55 edições do Campeonato Pernambucano, até 1994, quando foi rebaixado para a segunda divisão estadual - é o quinto colocado entre os times que mais disputaram a primeira divisão (ficando atrás de Santa Cruz, Náutico, Sport e América do Recife)
No Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão, apenas com o nome Great Western participou 15 vezes (em alguns anos o campeonato foi disputado por duas series - não computados a série intermediária de 1933): 1932 (4° lugar), 1936 (8° lugar), 1937 (9° lugar), 1938 (6° lugar), 1940 (4° lugar), 1941 (4° lugar), 1942 (2° lugar), 1943 (5° lugar), 1944 (5° lugar), 1945 (5° lugar), 1946 (5° lugar), 1949 (4° lugar), 1952 (7° lugar), 1953 (6° lugar) e 1954 (7° lugar).
O clube não se limitava apenas ao futebol, mas se estendia em outros esportes como: o atletismo, basquete, voleibol e tênis.
Momento atual
O clube é um verdadeiro patrimônio vivo de Afogados e muito importante para o bairro como esporte e lazer.
Em novembro de 2019, uma audiência pública foi realizada para debater a construção, através do financiamento da Caixa Econômica Federal, de unidades habitacionais na área reservada para o campo clube (que em 2007 tinha capacidade para 500 espectadores e tinha o nome de Campo da Vila Ipiranga), segundo o site oficial do clube à época) após recurso da União. O imóvel pertencia à rede ferroviária federal e que quando foi extinta, em 2007, o patrimônio foi incorporado à União. Esta audiência foi marcada pois estava preocupando os representantes do clube e as comunidades das áreas circunvizinhas que utilizam o espaço para ações de esporte e lazer. Vários moradores e o público em geral participaram do debate, ainda sem solução.
Atualmente, o clube dedenvolve um trabalho de base no futebol de campo com garotos de 13 a 17 anos.
Títulos
Taça Cidade do Recife: 1982. Nota: O torneio serviu como uma eliminatória para o campeonato estadual do mesmo ano (Diário de Pernambuco, 29 de janeiro de 1982).
Torneio Inicio do Pernambucano da 1ª Divisão: 1961
Ranking do Pernambucano
Critérios: Três pontos por vitória e um por empate. As fase preliminares e hexagonais da permanência foram contabilizados com o mesmo peso das fases principais.
Segundo o Blog do Cassio Zirpoli, o Ferroviário é o sexto clube com mais jogos nas competições do futebol pernambucano (1915 a 2017), foram 911 partidas com 769 pontos conquistados, 205 vitórias, 154 empates e 552 derrotas. Marcou 1021 gols, sofrendo 2133, saldo negativo de 1112.
GOLEADAS
19/07/1936 - Tramways 13 x 1 Great Western
11/07/1946 - Santa Cruz 11 x 1 Great Western
20/02/1994 - Casa Caiada 10 x 1 Ferroviário
CURIOSIDADES
• A primeira partida do clube no campeonato pernambucano foi em 17 de abril de 1932. Resultado: Fluminense de Recife 3 x 2 Great Western.
• Participou da primeira edição do Brasileiro da Série B em 1971, e sua estréia foi contra o também Ferroviário, de Fortaleza-CE, no dia 12 de setembro. Placar: Ferroviário-CE 1 x 1 Ferroviário-PE. Camutanga abriu o placar aos 6 do 2° tempo (o primeiro do clube em competições nacionais), e Alísio empatou para o clube cearense aos 37 do 2° tempo. Wilson van Lume foi o árbitro da histórica partida.
• Vitórias Histórica: 06/Junho/1971- Náutico 2 x 3 Ferroviário, jogo do Campeonato Pernambucano 1971, em Recife; Juiz: Clayton Beltrão - Renda: Cr$ 29 000,00
Gols: Agapito 37 e Tico 39 do 1° tempo.; Nei 19, Tico 23 e Zezinho 25 do 2° tempo.
• Numa reportagem da Revista Placar, de 23 de dezembro de 1973, a folha salarial do clube era de Cr$ 15.000,00, e que o clube não dependia de renda das partidas, já que o mesmo tinha a subvenção da Rede Ferroviária Federal e contribuição de deus funcionários. O presidente do clube era Milton Dantas.
• Lula, ex-ponta do Fluminense, Internacional, Palmeiras, Sport e Seleção Brasileira, iniciou a carreira de técnico (em agosto de 1980) no Ferroviário. Nos dois primeiros jogos, já na nova função, perdeu para o Comercial, em Serra Talhada (2x1), em 28/08/1980, e na partida seguinte, em 31/08/1980, frente o America de Recife, mais uma derrota, desta vez por 4 a 1.
Veja também