Fast Clube


História do Nacional Fast Clube

Fundado por dissidentes do Nacional Futebol Clube.

 


Loja Campeões do Futebol


Ficha do clube

Fast   Nacional Fast Clube
  Fundado em 08 de julho de 1930
  Endereço: Av Senador Álvaro Maia, 1538 - Manaus/AM
  Site: http://fastclube.com.br (desativado).


História

A década de 20 foi intensa para o futebol amazonense, apesar do amadorismo, o futebol consolidava-se como esporte mais popular da cidade de Manaus, times surgiam e extiguiam-se seguidamente seus departamentos e atividades futebolísticas.

Na década seguinte, em 08 de julho de 1930, surgia o Nacional FAST CLUBE, por um grupo de sócios e jogadores dissidentes do Nacional Futebol Clube, que comandados pelo dirigente Vivaldo Lima e pelo jogador então capitão do time nacionalino Rodolpho Gonçalves resolveram sair do clube.

O motivo da discórdia foi uma manobra política do então presidente do Nacional, o Coronel Leopoldo Mattos com mudança do Estatuto do Nacional às vésperas da eleição presidencial, tirando dos jogadores o direito a voto. Os atletas queriam Vivaldo Lima para a presidência, e estavam fechados em torno do nome do médico e dirigente. Com a manobra, os jogadores, cassados em seus direitos estatutários, não aceitaram a imposição e resolveram sair, com a ideia de um novo clube, fundaram o Fast e fizeram de Vivaldo Lima o primeiro presidente.

Vivaldo Palma de Lima, primeiro presidente do Fast Clube
Dr. Vivaldo Palma Lima, primeiro presidente do Fast Clube. Fonte: Fast em Revista, Jun e Jul 1956.

Segundo esses dissidentes, algumas características precisavam ser mantidas no novo clube:
» O nome Nacional, que seria oficialmente o nome do clube.
» A cor azul, que se juntou ao vermelho e ao branco, para homenagear as cores da bandeira do estado do Amazonas.
» A sigla NFC, que trocou o Futebol Clube por Fast Clube.
» A estrela como símbolo, que foi adotada na cor amarela, como vigora até hoje.

Assim, o novo clube já tinha como nome Nacional, as iniciais NFC; as cores vermelho, azul e branco em virtude da bandeira do Amazonas, além da estrela amarela ao centro do escudo. O grupo então resolveu consultar o professor Carlos Mesquita do tradicional Gimnasyo Amazonense Dom Pedro II, para que sugerisse um nome iniciado pela letra F para diferenciar-se do antigo clube. Assim, o professor, que lecionava Inglês batizou o clube com o termo "Fast", que em inglês significa "rápido", fazendo uma analogia com a rapidez e a destreza que os jogadores que fundavam a nova associação de futebol apresentavam em campo.

O Fast Clube depois de conquistar o título da segundona amazonense, em 1931, veio a iniciar suas atividades na primeira divisão em 1932, sendo logo vice-campeão da competição.

A Década de 30 foi de enorme valia para o Fast onde disputou várias finais e por força do destino não as conquistou. O time era respeitado e de forma unânime, era considerado o melhor time ao lado do Rio Negro. Nesta mesma década foi convidado a disputar competições interestaduais e amistosos em estados brasileiros, estes raros pela distância e amadorismo local, com destaque para a viajem ao Maranhão e Ceará.

Nos primeiros dez anos de fundação o Fast Clube amargou 05 (cinco) vices campeonatos. Os primeiros títulos apareceram em 1948 e 1949, um bi-campeonato com um grande time comandado por Raul, Nêgo, Marcílio, Aurélio, Mário Torres, Waldemir Osório, Paulo Onety, Dedé, Zequinha, entre outros craques. Esta década consolidou o Fast como principal time da cidade, tendo realizados amistosos e recebido convites para jogos fora do estado, confirmando a fama do time manauara como força local.

Em 1950 o Fast Clube estava prestigiado no futebol amazonense e despontava com destaque, com o prestígio e reconhecimento ao clube, o Fast Clube proporcionou um amistoso de grandes proporções, este o primeiro da história do clube e de um time amazonense contra o Flamengo do Rio de Janeiro, o time carioca vinha de uma extensa excursão pelo Brasil, já tinha passado pelos estados nortistas do Pará e Amapá. O jogo foi realizado no Campo do Parque Amazonense, com o término no placar de 6 x 1 para os cariocas no dia 31 de março.

Em 1959 o Fluminense veio para a realização de amistosos em Manaus, o Fast Clube era um dos seus adversários, em Parque Amazonense lotado, o jogo terminou 5 x 1 para os cariocas.

Em 1960 o Fast Clube conquistava seu quarto título, com um time arrasador, e foi nesta década que veio a primeira disputa da Copa Norte-Nordeste (1969), muito disputada na época e de grande importância. Um jogo que entrou para a histórica do Rolo Compressor, como é conhecido o Fast, foi contra a equipe pernambucana do Sport Recife, que veio para a inauguração dos refletores do estádio Ismael Benigno, Colina, o jogo foi realizado em fevereiro de 1961, o Sport vinha de duas vitórias frente a São Raimundo e Santos, o Fast Clube em uma tarde inspirada aplicou ma goleada de 7 x 5, deixando os amazonense ao delírio com a bela atuação do Clube Cintado (outro apelido do clube).

O maior Título do "Tricolor Eterno" veio em 1970, conquistando a Copa Norte (foto abaixo, fonte: facebook.com/fastclube/), em excelente participação.

Equipe do Fast Clube campeão da Copa Norte de 1970

Na Fase Final da Copa Norte-Nordeste, o Fast Clube deixou escapar o título em um confronto direto com a equipe do Fortaleza que brigava diretamente pelo título, jogo disputado na capital com o mesmo nome do clube cearense, com uma derrota amazonense por 4 x 1 e deixando o título para a equipe cearense que ficou 1 (um) ponto a frente. Em 1971 o Futebol Clube do Porto veio a Manaus fazer alguns amistosos, o Fast Clube iria enfrentar a equipe portuguesa no dia 17 de novembro, no estádio Vivaldo Lima com quase 40 mil pessoas, em uma boa partida o Porto vence por 3 x 1.

Na década de 70 o Fast Clube teve 03 (três) participações no Brasileiro da primeira divisão, sendo a de 1978 muito comemorada e lembrada pelos Fastianos mais antigos e saudosos. Neste ano o Fast Clube surpreendeu a máquina tricolor do RJ, o Fluminense, em pleno estádio do Maracanã, aplicando 2 x 1 nos cariocas, no mesmo ano o Fast fez dois grandes jogos, um no Mineirão e outro no Vivaldão, contra Cruzeiro e Atlético-MG respectivamente, os placares foram de 5 x 4 e 2 x 1 para os mineiros.

A década de 80 o Fast disputou a segunda divisão do campeonato Brasileiro (1980 e 1982) tendo uma participação ruim nos dois anos. No ano de 1980, em 09 de março, houve um jogo histórico, Fast Clube e Cosmos de Nova Iorque se enfrentaram em um amistoso de gala em um Vivaldão lotado com mais de 56 mil pessoas, recorde de publico até hoje e insuperável pela redução do estádio em 1995 para 38 mil pessoas, o jogo contava com várias estrelas de peso como Carlos Alberto (tri-campeão de 70), Beckenbauer, Romerito, Chinaglia, todos vestindo a camisa do Cosmos e o Tri-Campeão Clodoaldo pelo Fast, a partida terminou em 0 x 0.

A partir de 1986, o Fast entrou em uma grave crise financeira embalando uma série de fracassos no estadual e Brasileirão série B, a crise veio junto com o insucesso do futebol amazonense, ocasionado anos sem nenhuma conquista e sem nenhuma competição de destaque.

A partir de 2004 o Fast surgiu com destaque no regional, aplicando algumas goleadas: 8 x 2 no Clíper, 8 x 1 América, 4 x 2 em seu eterno rival Nacional. Em 2006 o Fast Clube ressurgia com força total, sendo vice-campeão estadual, fato este ocorrido em 2007 e 2008, mesmos anos em que disputou a Série C do Campeonato Brasileiro.

Em 2007 foi um ano especial ao Fast Clube, disputando a Copa do Brasil pela primeira vez em sua história, enfrentado a equipe do Vasco da Gama/RJ, até então as equipes tinham se enfrentado somente duas vezes na história. Nos anos seguintes o Fast Clube sempre marcou presença na Copa do Brasil.

Títulos


Categoria principal

01 Torneio do Norte (Copa Norte): 1970.

07 Campeonato Amazonense: 1948, 1949, 1955, 1960, 1970, 1971 e 2016.

Campeonato Amazonense da Segunda Divisão: 1931

06 Torneio Início do Amazonense: 1957, 1972, 1985, 1994, 2006 e 2017.

11 Taça Estado do Amazonas: 1964, 1965, 1971, 1972, 1977, 1979, 1980, 1991, 2007, 2008 e 2010

02 Taça Amazonas:1971, 1972

01 Torneio Danilo Areosa: 1971

01 Taça Silvio Franco: 1930

01 Torneio Duque de Caxias: 1970

Categorias menores

01 Copa Norte Juniores/Sub-20: 2015

05 Campeonato Amazonense Juniores/Sub-20: 2009, 2015, 2016, 2017, 2018

01 Campeonato Amazonense Juvenil (Sub-15): 2015

Hino


Composição – Mafra Júnior

Tua glória é lutar
Seduz a gente popular
E hoje é dia
De alegria
Acabou a nostalgia
FAST CLUBE tu és a esperança
O povo deposita confiança
Quando entras pra lutar
(ha ha ha ha ha ho ho ho ho ho)
FAST CLUBE a tua estrela é explendor
Para o inimigo é um "Rolo Compressor"
Para a torcida sempre grande vencedor
( ho ho ho ho ho ha ha ha ha ha)



Veja também


+ Clubes do Brasil Clubes Mundo Clubes Amadores

Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva. Fontes consultadas: Fast em Revista, Junho e Julho de 1956; ArchiveOrg fastclube.com.br; fafamazonas.com.br; Foto da equipe de 1970 - facebook.com/fastclube/. Página adicionada em 26 Fevereiro 2018 - atualizada em 30 Junho 2025.