A Copa do Mundo será realizada pela primeira vez no Catar, e pela segunda vez no continente asiático. Coréia do Sul e Japão, pertencentes ao continente, sediaram em conjunto a edição de 2002. Não consideramos a edição de 2018 que foi disputada na Rússia, por se tratar de um país transcontinental, que tem parte pertencente à Europa e outra parte à Ásia.
Ao todo, 14 equipes já garantiram vaga na competição, que ocorre entre 21 de novembro a 18 de dezembro. Lembrando que são 32 seleções que disputam a Copa do Mundo.

A Europa já definiu todas as suas dez vagas diretas para a Copa, restando apenas três que serão decididas na repescagem da UEFA, marcada para março. De acordo com
sites de apostas na Copa do Mundo, essas vagas serão dividas em três chaves com quatro equipes cada e com jogos eliminatórios - semifinal e final.
Na Ásia, além do Catar, país sede, o Irã foi a primeira seleção a conquistar vaga no campo, no último dia 27, depois de vencer o Iraque por 1 a 0. Já na África todas as cinco vagas estão em aberto.
Nas Américas, a Zona da Concacaf ainda não tem nenhuma seleção classificada. Pela Conmebol, Brasil e Argentina já estão lá.
Haverá também uma repescagem intercontinental, onde dois países vão garantir vaga. Por enquanto, apenas a Oceania tem uma vaga para a repescagem, já que nenhuma seleção tem vaga direta garantida na Copa do Mundo.
Confira as estatísticas (1930-2018) das seleções já classificadas para a Copa do Mundo 2022
Catar
Nunca disputou a Copa do Mundo. Esta será sua primeira participação. A vaga está garantida pois é o país sede.
Alemanha
Disputou 221 partidas nas suas 19 participações. É seleção que mais chegou em final, foram oito, com quatro títulos, sendo três como Alemanha Ocidental (1954, 1974, 1990) e uma após a reunificação com a Alemanha Oriental (2014).
Argentina
Los hermanos fizeram 81 jogos nas 17 participações. Conquistou o título em 1978 e 1986.
Brasil
Soberano na competição, participou de todas as edições (21), e é o maior campeão, com cinco conquistas.
Bélgica
O selecionado belga ainda está por se firmar. Nas ultimas disputas chegou com status de uma das favoritas, mas nunca passou disso. Nas 13 edições disputadas, a melhor colocação foi em 2018, quando ficou na 3ª colocação.
Croácia
Cinco participações e um vice-campeonato em 2018.
Dinamarca
Os vikings vão a sua 6ª Copa. Nas cinco participações anteriores disputou 20 partidas, com nove vitórias, cinco empates e seis derrotas.
Espanha
A Furia foi anfitriã em 1982, mas o título veio em 2010, na África do Sul.
França
Já participou de 15 disputas, e tem dois títulos, sendo o atual campeão.
Holanda
Eterna vice-campeã (1974, 1978, 2010), tem em seu curriculo 10 participações.
Inglaterra
Os inventores do futebol da era moderna tem apenas uma conquista em 15 participações. Foi campeão em 1966, quando sediou a competição.
Irã
Tem cinco participações, com 15 partidas disputadas, duas vitórias, quatro empates e nove derrotas.
Sérvia
Tem 12 participações, esta será a sua 13ª.
Suíça
Onze participações. Melhor colocação: 6ª em 1950. Vale lembrar que na Copa de 2006 foi eliminada nas oitavas de forma invicta e sem sofrer nenhum gol.