Casos de doping mais marcantes do futebol
Arena Corinthians, estádio mais seguido do Brasil - https://pixabay.com/pt/photos/arena-corinthians-s%C3%A3o-paulo-sp-2687789/

Os estádios de futebol de todo o mundo estão utilizando as redes sociais para interagir com os torcedores e com o público em geral. Geralmente, o conteúdo se baseia em fotos e vídeos de bastidores, locais do estádio que vão além do campo de futebol, promoções de ingressos e divulgação de eventos e partidas.

De acordo com Luiza Ferreira, especialista em redes sociais do portal ReviewBox, os estádios de futebol entraram nessa tendência porque viram a oportunidade de aproximação com o público, tendo condições de oferecer novos produtos que vão além dos eventos que acontecem no local, aumentando a margem de lucro.

Além disso, Luiza também ressalta que um alto número de seguidores também proporciona melhores oportunidades de negócios, como parcerias comerciais, pois eleva muito a visibilidade dos estádios perante o público.

A rede mais utilizada pelos estádios é o Instagram, que permite que o público presente nos estádios faça marcações e menções ao local de maneira fácil, servindo como mais uma maneira de medir o alcance das estratégias utilizadas pelos administradores dos locais.

Veja a lista dos estádios brasileiros mais seguidos no Instagram:

• 1 – Arena Corinthians – 1,2 milhões de seguidores
• 2 – Allianz Parque – 628 mil seguidores
• 3 – Mineirão – 253 mil seguidores
• 4 – Morumbi – 182 mil seguidores
• 5 – Maracanã – 127 mil seguidores
• 6 – Arena Itaipava Fonte Nova – 125 mil seguidores
• 7 – Arena do Grêmio – 95,2 mil seguidores
• 8 – Beira-Rio – 89,2 mil seguidores
• 9 - Nilton Santos – 66,5 mil seguidores
• 10 - São Januário – 28 mil seguidores

A Arena Corinthians, primeira colocada, também utiliza a rede para divulgar o que o torcedor poderá encontrar no estádio quando for aos jogos, como a possibilidade de tirar fotos em realidade aumentada com os jogadores e produtos cuja venda exclusiva acontece na Arena.

Nem todas as arenas e estádios possuem perfil oficial na plataforma. Porém, muitas dessas que ainda não estão presentes nas redes sociais têm um ótimo alcance devido às marcações dos usuários que estiveram presentes no local e postaram fotos. Neste quesito, os destaques ficam por conta da Arena da Baixada, com mais de 157 mil postagens, da Arena Castelão, com mais de 88 mil e da Ilha do Retiro, com mais de 53 mil.

Saindo do Brasil, um estudo recente apontou quais foram os estádios do mundo mais mencionados no Instagram, através de fotos, vídeos e comentários. O primeiro lugar fica com o Camp Nou, do Barcelona, que possui mais de 1,8 milhões de menções. Em segundo está o San Siro, ou Giuseppe Meazza, utilizado pela Internazionale e pelo Milan, que tem quase 1,1 milhão de menções. Fechando o pódio, está o Anfield, do Liverpool, com pouco mais de 1 milhão de postagens.


Por Sidney Barbosa da Silva.
Página adicionada em 12/Fevereiro/2020.

 

Campeões de todos os esportes do mundo