Em 6 agosto de 1910, no Porto de Southampton, Inglaterra, embarca para o Brasil uma delegação de futebolistas britânicos, formada por estudantes de Oxford e Cambridge que faziam sua segunda excursão pelas Américas.
Chegaram ao Rio de Janeiro, nesta época Capital Federal, em 21 do mesmo mês, para disputar vários jogos. Era o Corinthian Football Club, equipe inglesa, de Londres. Na primeira excursão, em 1906 (na América do Norte), o clube londrino foi aos Estados Unidos e Canadá sem passar pelo Brasil temendo o surto de febre amarela que assolava o país.
Dois anos depois, em nova excursão, voltavam com jogos acertados com o Fluminense Footbal Club. No Rio de Janeiro, os ingleses venceram de forma arrasadora, goleando o Fluminense (10x1), o combinado carioca (8x1) e o combinado de Brasileiros (5x2).
O Corinthians inglês que aplicou a maior goleada sofrida pelo Fluminense FC (10 x 1). Foto do arquivo de Pedro Varanda.
Com o impacto dessas grandes vitórias, a Liga Paulista acerta com o Fluminense uma viagem do time estrangeiro a ainda provinciana São Paulo, para a realização de jogos que teriam grande repercussão em toda a cidade.
A chegada do Corinthian Team a São Paulo recebeu grande cobertura da imprensa, sendo a delegação de ingleses acompanhada de multidões, que cercavam o Magestic Hotel, para conhecer os grandes esportistas do país do futebol.
Grande impacto também causaram as partidas disputadas, pois os ingleses venceram todos os times: AA das Palmeiras (2x0), em 31 de agosto; Paulistano (5x0), em 2 de setembro (o primeiro jogo internacional no Velódromo Paulistano); e São Paulo Athletic (8x2), em 4 de setembro.
Os jogos no Velódromo reuniram grande público, que, com vibração e entusiasmo, acompanhou os lances, aplaudindo os atletas. Igualmente grande foi a cobertura dos jornais sobre as partidas, descrevendo as jogadas, bem como o comportamento da luxuosa torcida no campo e fora dele.
As partidas em São Paulo é descrita da seguinte foma no livro Os primeiros 60 anos do futebol paulista (De Vaney):
As vitórias que os ingleses do Corinthians Team obtiveram em São Paulo, no ano de 1910, já não causam espanto, nem determinam desesperos. Toda a gente já sabe, por aqui, que o Corinthians Team é um grande quadro, que pratica um futebol todo ciência, e que nós, com o nosso futebol ainda de chupeta ao canto da boca, não poderíamos esperar mais do que perder dos britânicos.De Vaney cita ainda: E souberam portar-se bem os paulistanos, porque assim o disseram os próprios caladíssimos ingleses do Corinthians Team, através das palavras de mr. T. Onslew, chefe da comitiva: "Os brasileiros que vimos nessas duas tardes têm bom futuro à sua frente".
Não errou mr. Onslew. Não errou, porque naquelas duas tardes ele vira atuar Rubens Salles, Irineu Malta, Gullo, Godinho, Oscar Egídio, lídimos produtos da época obscura, mas abnegada, sementes para outras gerações e que já não caíam em terreno sáfaro.
E naquela temporada Rubens Salles foi comparado ao famoso centro-médio inglês, Morgan Owen, na opinião unânime da estupenda equipe inglesa do Corinthians Team. Era a primeira medalha que se colocava no peito do futebol de São Paulo e do Brasil.
Entre os espectadores, que observavam encantados a maestria dos ingleses, estavam alguns moradores do Bom Retiro, que desejavam, já há algum tempo, montar um time para jogar futebol. Sob a influência da visita do Corinthians Team, funda-se (1, setembro) o S. C. Coríntians Paulista.
Nota: O Corinthian FC (fundado em 1882) fundiu-se ao Casuals FC (fundado em 1883) em 1939 para formar o Corinthian-Casuals Football Club.
Os Jogos24/08/1910- Fluminense FC 1 x 10 Corinthian FC, no Campo das Laranjeiras
26/08/1910- Combinado Carioca 1 x 8 Corinthian FC, no Campo das Laranjeiras
28/08/1910- Combinado de Brasileiros do RJ 2 x 5 Corinthian FC, no Campo das Laranjeiras
31/08/1910- AA das Palmeiras 0 x 2 Corinthian FC
02/09/1910- CA Paulistano 0 x 5 Corinthian FC, no Velódromo Paulistano
04/09/1910- São Paulo Athletic Club 2 x 8 Corinthian FC, no Velódromo Paulistano