A Copa Audi é um torneio amistoso bi-anual realizado pela montadora de automóveis alemã Audi. A primeira edição foi em comemoração aos 100 anos da marca e realizada em Munique, no Munich Allianz Arena, que é palco de todas as edições posteriores.

O evento da marca dos quatro anéis reuniu, em 2009, os europeus Bayern Munchen, Manchester United e Milan; e o clube sulamericano Boca Juniors, da Argentina, e distribuiu quatro troféus. As esculturas são diferentes, mas todos são feitas de alumínio, metal antioxidante e de baixo peso muito utilizado nos automóveis da marca.

O troféu da Copa Audi Em cada troféu está escrito a laser o símbolo da própria Audi e das marcas que a compõem - DKW, Horch e Wanderer. O time que ficar em primeiro receberá o maior deles, que tem 60 cm de altura e os anéis da Audi no topo na cor dourada.

Já as esculturas do segundo ao quarto colocado terão tamanho menor, com as cores dos anéis em prata, bronze e vermelho, respectivamente, conforme a colocação.

Na segunda edição, em 2011, os participantes foram: Bayern Munique, Barcelona e Milan, clubes europeus; mais o sulamericano Internacional, de Porto Alegre, Brasil. Na terceira, em 2013, os participantes foram Bayern Munique, Manchester City, Milan e São Paulo FC.

A terceira edição (2015) teve como participantes os europeus Bayern Munique (ALE), Real Madrid (ESP), Tottenham Hotspur (ING) e Milan (ITA).

Ano Campeão Vice
2019 Tottenham (ING) Bayern Munique (ALE)
2017 Atlético de Madrid (ESP) Liverpool (ING)
2015 Bayern Munique (ALE) Real Madrid (ESP)
2013 Bayern Munique (ALE) Manchester City (ING)
2011 FC Barcelona (ESP) Bayern Munique (ALE)
2009 Bayern Munique (ALE) Manchester United (ING)

Sidney Barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva; colaboração de André Rocha.
Fontes: www.audi.com/com/brand/en; www.audicup.com; e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br.
Página adicionada em 28/Julho/2011 - atualizada em 02/Fevereiro/2020.

 

Shopping Campeões do Futebol