
É clássico ouvir, ao redor de diversos grupos sociais ao redor de toda a sociedade, que o futebol é o ópio do povo e que, geralmente, está associado, principalmente, a alienação da população perante momentos de extrema crise política e econômica.
Contudo, em contrapartida, diversos pesquisadores, sociólogos, autores e outros estudiosos desenvolvem pesquisas e geram conhecimento no campo do esporte, sobretudo no futebol.
Então, além de a pesquisa científica ser classicamente associada a assuntos burocráticos, como por exemplo ter ideia de conceitos da ABNT,
utilizar et al no texto e outras nomenclaturas técnicas, muito é desenvolvido no campo do futebol, passando por linhas sociais e até de saúde.
E você já se perguntou o que pode ser desenvolvido, exatamente, em termos de pesquisa que podem auxiliar e gerar conhecimento relacionado ao futebol?
Vamos ver na reportagem de hoje um pouco mais sobre alguns projetos que dizem respeito ao esporte mais popular do mundo e, assim, entender a importância de projetos científicos no futebol, em diferentes áreas do conhecimento.
Análise das finalizações e posse de bola em relação aos resultados do jogo de futebol

Como podemos perceber já através do título do primeiro trabalho acadêmico que analisaremos, os trabalhos acadêmicos podem ser muito mais interessantes do que saber o que significa a
abreviação do et al, ou como citar corretamente, apesar de ambos serem importantes.
O primeiro trabalho que abordaremos fala da importância da posse de bola e da qualidade na hora de finalizar para a importância dos resultados no jogo.
Apesar de parecer óbvio, o estuda conta com dados extremamente elaborados, de modo que a porcentagem de posse de bola e de chutes ao gol, em diferentes partidas, foi traçada e relacionada com o resultado final do jogo.
A partir deste estudo, a equipe da Universidade do Rio Grande do Sul, da Escola de Educação Física conseguiu concluir que:
1. As equipes que finalizam mais a gol tendem a ter mais vitórias
2. A precisão na finalização é um fator importante neste cálculo
3. A posse de bola também é um fator determinante para o resultado da partida
Panorama das categorias de base no futebol brasileiro

O segundo e último artigo científico realizado em nome do maior esporte do planeta foi desenvolvido por pesquisadores da FAM.
No estudo, os autores afirmam que existe um processo de formação dos futuros atletas futebolísticos desde a categoria de base, que envolve, muitas vezes, mais sentimento e garra que campeonatos das divisões principais.
Logo, o objetivo da pesquisa realizada por Alan Carlos Araújo e Henrique de Araújo Pinheiro foi definir alguns parâmetros nas categorias de base, para entender os lados positivos e negativos deste sistema, evidenciando seus problemas e virtudes.
O estudo foi realizado através de um questionário entregue a dirigentes de clubes, membros e representantes da comissão técnica.
O questionário continha 8 questões que buscavam entender e colocar uma luz sobre a atuação situação da categoria de base no nosso país.
De acordo com os autores do estudo, o clube precisa demonstrar comprometimento para obter êxito em suas categorias de base, e alguns pontos como:
• Investimento
• Qualificação do elenco
• Boa formação de atletas
Considerações finais
Além de aspectos técnicos do nosso querido e amado futebol, existem diversos estudos que tratam um pouco sobre o papel social do futebol e a sua importância na ascensão social de membros das camadas mais desfavorecidas da sociedade.
Logo, além de ser importante para a saúde, para a economia e o entretenimento da sociedade brasileira e mundial, o futebol também possui uma importância imensa em comunidades carentes, em diversos países do mundo, principalmente da américa do sul e da áfrica.
Por fim, o movimento das torcidas é uma marca cultural importantíssima do futebol, de modo que são mais fanáticas e participantes ativas da vida do clube do que em qualquer outro esporte.
Apesar da violência e da frequente fiscalização, extremamente necessária, presente nos estádios e principalmente nas organizadas, as torcidas também possuem um papel social importantíssimo de inclusão social e aceitação de minorias, sobretudo a Gaviões da Fiel e a Força Jovem do Vasco.