Com o Brasil já garantindo seu lugar na Copa do Mundo de 2022, muitos vão se perguntar até onde a equipe do Tite pode realmente ir quando enfrentar o Qatar no próximo ano. Passarão 20 anos desde a última vez que os brasileiros provaram uma final de Copa do Mundo, e as últimas participações têm sido, no mínimo, decepcionantes. Em 2018, eles foram eliminados para a Bélgica nas quartas de final, apesar de serem os favoritos com os que
apostas online.
O Brasil estava clamando por um meio-campista que impedisse que a bola chegasse à linha de fundo tão facilmente e Tite parece ter encontrado uma em Fabinho. Continue lendo, enquanto discutimos porque o homem do Liverpool pode desempenhar um papel tão importante no potencial de sucesso da Copa do Mundo para o Brasil.
Posicionamento
Não é segredo que o Liverpool começou a ter melhor desempenho na última temporada, quando Fabinho voltou à sua posição familiar de meio-campo. Depois de se posicionar no zagueiro central, onde reconhecidamente fez um bom trabalho, o jogador de 28 anos restaurou seu papel na frente da defesa, não apenas permitindo que Thiago jogasse mais para frente e criasse oportunidades, mas para parar os contra-ataques e evitar turnovers, algo do qual o Brasil se beneficiará maciçamente.
A principal competição de Fabinho por vagas vem do Casemiro do Real Madrid, mas Tite pode encontrar espaço para os dois se ele quiser vencer nas últimas fases do torneio de futebol. Afinal, o gerente do Liverpool, Jürgen Klopp, considera o conjunto de habilidades de Fabinho inigualável: "O melhor do mundo na posição de número seis".
Ele disse.
"Ele é tão importante para nós". Era minha esperança [mantê-lo lá] para a temporada".
Alcance de passagem
Um dos traços mais subestimados do jogo brasileiro é a forma como ele pode escolher seus passes, quase sempre entregando o peso e o comprimento certos na bola, o que acrescenta uma dimensão completamente diferente tanto para o Liverpool quanto para o Brasil. A equipe de Tite está invicta na hora de escrever e já garantiu a classificação, mas uma grande razão para seu status de favorita na
Betfair para a Copa do Mundo no próximo ano é a quantidade de posse de bola que eles conquistam.
Fabinho é tão composto sobre a bola e é muito raramente despossuído, o que significa que ele é confiável ao coletar a bola dos defensores e faz a transição da defesa para o ataque quase sem problemas, algo do qual os jogadores mais ofensivos do Brasil como Neymar e Gabriel Jesus realmente se beneficiaram, com o astro Paris Saint-Germain desempenhando um papel mais central durante toda a classificação. Se isso continuar no torneio, Fabinho terá seu trabalho cortado para ele defensivamente, já que é Neymar que vai rastrear, então manter a posse de bola quando ele a tiver e escolher o passe certo é essencial.
Experiência
Desde que se juntou a Liverpool, Fabinho ganhou muitos grandes troféus e foi o criador da diferença na maior das ocasiões. Antes de chegar à Inglaterra, ele venceu a dobradinha da liga e da copa com o AS Monaco, enquanto também chegou à semifinal da Liga dos Campeões, permanecendo leal ao seu time por mais um ano, já que o núcleo da equipe foi vendido, incluindo Bernardo Silva, Tiémoué Bakayoko e Kylian Mbappé. Uma vez que ele entrou no time do Liverpool, tornou-se parte integrante de uma equipe que venceu a Liga dos Campeões em 2019 e, um ano depois, a Premier League - enquanto apanhava uma Super Copa e uma Copa do Mundo de Clubes ao longo do caminho.
Se Tite quer um time de campeões em série, ele não deve procurar além de Fabinho. Ao lado de Casemiro em um pivô duplo, o Brasil conta com dois meio-campistas decorados, que lhe dariam muitas credenciais de grandes jogos, além de uma difícil marcação e uma corrida árdua. Se o próximo ano for para provar o fim da seca da Copa do Mundo, esta pode ser sua melhor oportunidade até agora.