Conheça alguns dos documentários sobre futebol mais relevantes para o esporte. Saiba com mais detalhes os fatos curiosos e as histórias de equipes e seleções que marcaram uma geração que viraram um documentário espetacular que todo fã de futebol precisa conhecer.

Cinco grandes documentários de futebol

O futebol é uma paixão de todos os brasileiros, o Brasil não é conhecido como país do futebol atoa, aqui você aprende primeiro como chutar uma bola depois aprende a ler e escrever. O esporte faz parte da cultura brasileira e também da história nacional.

A paixão pelo esporte é enorme e ela é alimentada todos os dias com grandes histórias sobre o esporte, partidas espetaculares nos campeonatos nacionais e principais nos documentários que retratam grandes figuras do futebol. A paixão pelo futebol no Brasil é tão grande que as aposta online em futebol sempre estão em alta no país.

Existem alguns documentários históricos que ajudam a aumentar ainda mais a paixão pelo esporte em fãs de futebol de todas as idades. Os documentários retratam períodos históricos diferentes e trazem de volta a luz grandes jogadores craques considerados maiores do que Messi e Cristiano Ronaldo para o público.

Existem muitos documentários sobre equipes de futebol, mas eles possuem como público alvo os torcedores do time, portanto esses documentários podem não ser relevantes para você. Mas, existem documentário de futebol que contam a trajetória de jogadores que marcaram época, e time que revolucionaram a forma de jogar futebol no país.

Além disso, também existem documentários que não estão diretamente ligados ao futebol, mas que tiveram influência sobre o esporte. Você que é fã de futebol precisa conhecer os seis documentários abaixo que contam narrativas de times, pessoas e títulos que mudaram o mundo do futebol.

Documentários que todo fã de futebol precisa conhecer

Cinco grandes documentários de futebol

Todo mundo sabe que no futebol só existe um rei, Pelé foi o maior jogador de futebol de todos os tempos. Sendo um dos maiores goleadores da histórica camisa amarelinha da seleção. Ele trouxe para o Brasil vários títulos de Copa do Mundo e foi o responsável pela seleção brasileira ser considerada uma das maiores potências do mundo.

Claro que todo esse sucesso no mundo do futebol iria gerar um documentário especial. Veja mais sobre ele e outros documentários muito relevantes para a história do futebol brasileiro.

Pelé (2021)

Este documentário feito em 2021 conta a história de ninguém menos do que Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido como Pelé. Através de entrevistas e material de arquivo, a história do jogador que se tornou uma lenda do futebol é narrada.

O documentário acompanha toda a vida do jogador desde o seu nascimento em 1940 até sua aposentadoria. Edson Arantes do Nascimento, mais conhecido com Pelé nasceu em Três Corações em Minas Gerais. Mesmo sendo mineiro Pelé acabou fazendo toda sua carreira vestindo a camisa do Peixe, lá em São Paulo.

Pelé era muito conhecido por sua habilidade acima da média, pensamento rápido e controle de jogo excepcional. Ele é tido por muitos como o maior jogador de futebol de todos os tempos.

Certamente a carreira de Pelé foi muito vitoriosa vestindo a camisa amarelinha ele trouxe para o Brasil 3 Copas do Mundo.

Durante a carreira Pelé marcou mais 1000 gols e ficou eternizado como Rei do Futebol. Pelé infelizmente morreu em 2022, mas sua história está muito detalhada no documentário Pelé.

Senna (2010)

Senna é um documentário de uma grande pessoa que não era jogador de futebol, mas que certamente impactou a sociedade brasileira como um todo. Senna é um documentário que conta a história de Ayrton Senna, um dos maiores pilotos de formula 1 que o mundo já viu.

A produção documentário é internacional e foca na vida do piloto brasileiro de que viveu e trouxe ao Brasil a popularização da Formula 1. Ele explora sua paixão pelo esporte e seu impacto na cultura brasileira. Senna conta como foi toda a trajetória profissional de Ayrton desde sua primeira até a fatídica corrida de 1994.

Tropicália (2012)

Tropicália é outro documentário que não está diretamente relacionado ao futebol, mas que influenciou o esporte. Tropicália conta a história do movimento cultural e artístico que aconteceu no Brasil por volta de 1960. Esse movimento foi muito marcado como uma resposta criativa e contrária a ditadura militar que acontecia no Brasil durante o Período.

O movimento tropicália trouxe muito movimentos artísticos que combinavam gêneros musicais que envolviam até mesmo pegada do futebol nas suas obras de arte.

Esse movimento social é muito importante para história do Brasil, ele apresenta de forma nua e crua o período obscuro da história nacional. O documentário traz a luz como o movimento surgiu, os principais nomes por de trás de tropicália.

Garrincha (1963)

Se Pelé é considerado o rei do Futebol Mané Garrincha pode ser considerado o Duque. O astro da seleção brasileira de 1963 tem um documentário exclusivo que conta sobre o impacto de Mané no futebol brasileiro.

Garrincha foi um dos grandes responsáveis pelo nome da seleção brasileira ser considerado um dos mais imponentes do mundo. O documentário foca em explicar o estilo de jogo do jogador e demonstra a relevância dele para o futebol arte que a seleção brasileira apresenta.

Football Rebels: Sócrates and the Corinthians' Democracy (2017)

Football Rebels: Sócrates and the Corinthians' Democracy" é um documentário que conta a história do lendário jogador de futebol brasileiro Sócrates e seu papel na criação de um movimento de democracia no clube de futebol Corinthians. O documentário explora como Sócrates e seus companheiros de equipe usaram o futebol como plataforma para promover o engajamento político e social.

Sócrates foi um jogador talentoso e carismático que se destacou não apenas por suas habilidades dentro de campo, mas também por seu pensamento crítico e engajamento político. Ele liderou uma revolução silenciosa no Corinthians durante a década de 1980, defendendo a democracia e incentivando a participação dos jogadores nas decisões do clube.

O documentário mostra como Sócrates e seus colegas implementaram um sistema democrático no Corinthians, com os jogadores tendo voz e voto nas decisões importantes do clube. Eles usaram sua influência e popularidade para levantar questões sociais e políticas, tornando-se símbolos de resistência em um período turbulento da história brasileira.


Por Sidney Barbosa da Silva - Página adicionada em 25 Agosto 2023.