O Campeonato Catarinense de Futebol teve a sua primeira edição realizada em 1924 e desde então reúne os principais times profissionais de Santa Catarina. O sistema de disputas é de pontos corridos e mata-mata. Além disso, existem três séries nessa competição: Série A, Série B e Série C.
Foto: https://unsplash.com/s/photos/soccer
Organizado pela Federação Catarinense de Futebol, o Campeonato Catarinense conta com cobertura dos principais meios de comunicação Dentre a cobertura oferecida pelos canais de mídia estão a televisiva e a de rádio. Em 2022, a competição era disputada por 12 equipes e era realizada entre os meses de janeiro e maio.
Sistema de disputa
O sistema de disputa do Campeonato Catarinense muda frequentemente. Em 2022, o sistema adotado foi o de pontos e depois eliminatórias. Nesse caso, os 8 times mais bem classificados na etapa de grupos seguiram para a fase eliminatória. As equipes jogaram entre si em busca do título.
Do lado dos times com o pior resultado, os dois últimos seguem para a Série B. No caso da edição de 2023,
Juventus e Próspera foram os rebaixados. Nesse caso, as duas equipes jogarão a Série B em 2022 e tentarão mais uma vez subir para a primeira divisão do futebol catarinense.
Os maiores campeões do Catarinense
As duas equipes de maior rivalidade no Campeonato Catarinense são Avaí e Figueirense. Ambos os times representam a capital do estado, Florianópolis. Bem como são os principais campeões da competição de Santa Catarina, cada um com 18 títulos até a edição do ano de 2023.
Em termos de campeonato consecutivos, o Joinville é o time que mais vezes venceu as edições do Campeonato Catarinense de maneira consecutiva. Foram 8 campeonatos seguidos entre os anos de 1979 e 1985. Além disso, o Avaí conseguiu um tetracampeonato em sua história, vencendo os torneios entre 1942 e 1945.
Média de público do catarinense
O Campeonato Catarinense é assistido principalmente por fãs que moram em Santa Catarina. A audiência é de maioria homens. Em termos de público, o Figueirense foi o
time com a maior média no primeiro turno de 2022. Foram 4078 pessoas, em média, assistindo aos jogos do Furacão ao longo do ano de 2022.
Outras equipes como Avaí, Chapecoense, Marcílio Dias e Brusque também se destacaram no ranking. Do lado negativo, Juventus, Barra e Próspera não conseguiram atrair muitos torcedores para os seus estádios. O jogo com maior renda no primeiro turno do Campeonato Catarinense 2022 foi Figueirense e Avaí, no Orlando Scarpelli, onde 9285 torcedores compareceram.
Torcedores dos times catarinenses
A audiência do catarinense gosta de entretenimento dentro e fora dos campos. A possibilidade de
jogar Lightning Roulette é um dos tipos de entretenimentos procurados por quem gosta de jogos online. Além disso, os fãs costumam acompanhar aplicativos de estatísticas para saber qual time tem mais chances em determinada partida.
Outro entretenimento bem procurado por fãs desse campeonato é o de participar de comunidades para comentar sobre o desempenho dos times. Bem como conversar fora da internet sobre as partidas, ou organizar eventos entre amigos para ver os jogos ao vivo, principalmente os decisivos.
O futuro do Campeonato Catarinense
O Campeonato Catarinense é um torneio extremamente sólido e presente na vida dos catarinenses. A sua história reforça a tese de que ele continuará crescendo ao longo dos anos. Entretanto, o sistema de disputa sofre mudanças constantes. Com isso, espera-se que a Federação Catarinense de Futebol siga alterando o seu regulamento em busca de novos formatos para testar qual deles é o ideal.