Provavelmente, nenhuma posição no futebol é tão charmosa quanto a do “camisa 10” – aquele meia cerebral que faz o jogo acontecer e, com uma ampla visão e refinamento técnico, imortaliza lances mágicos.
A lista de craques com essas características é quilométrica. Alguns deles fizeram história e ganharam os principais títulos do mundo. Outros, porém, apesar de sua incrível qualidade, não tiveram sequer a oportunidade de disputar uma Copa do Mundo.
Vamos, portanto, relembrar alguns ‘camisas 10‘ que marcaram época no futebol e em seus clubes, mas não tiveram a mesma sorte em suas seleções.
Alex
Quem viu Alex atuar sabe que ele foi um dos melhores jogadores de sua geração. Extremamente técnico, o craque também marcava muitos gols e foi ídolo de Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe.
No entanto, embora tenha recebido convocações para a Seleção Brasileira e disputado torneios menores, o meia jamais participou de uma Copa do Mundo. Em 2002, seu nome era praticamente certo, mas, inexplicavelmente, Felipão acabou deixando-o fora da lista.
D’Alessandro
Outro jogador que deixou muitas saudades é Andrés D’Alessandro. O argentino conquistou títulos importantes como a Copa Libertadores e a Olimpíada com a Seleção Argentina, mas nunca teve a chance de ir para um Mundial.
Jogador técnico e incisivo, D’Alessandro também atuou no futebol europeu, defendendo clubes como o Wolfsburg e o Zaragoza. No Brasil, tornou-se um dos grandes ídolos da história do Internacional.
Djalminha
É impossível falar de qualidade técnica e não mencionar o nome de Djalminha. O craque foi um showman do futebol, com toques e dribles preciosos. Revelado pelo Flamengo, foi ídolo no Palmeiras e no La Coruña.
Assim como Alex, era um grande candidato a disputar o Mundial de 2002. Seu nome, aliás, já estava praticamente garantido, mas o meia acabou sendo deixado de lado por Felipão após dar uma cabeçada no treinador espanhol Javier Irureta.
Petkovic
O sérvio Dejan Petkovic era um autêntico camisa 10. Com lançamentos precisos, passes milimétricos e visão de jogo privilegiada, ele comandava as ações de seu time. Além disso, cobrava faltas com rara qualidade.
Com passagem pelo Real Madrid, o craque acabou fazendo a maior parte de sua carreira no futebol brasileiro, onde encantou diversas torcidas. Talvez por estar jogando fora do radar europeu, nunca teve a oportunidade de disputar uma Copa.
Esses, portanto, são quatro camisas 10 de enorme qualidade técnica que nunca tiveram a chance de participar de uma Copa do Mundo. Sem dúvida nenhuma, todos eles tinham condições de disputar o torneio e, na verdade, a não convocação de alguns deles chega a ser absurda.
De todo modo, o fato de eles não terem jogado um Mundial não os impediu de fazer história no futebol e conquistar a idolatria de diversas torcidas.
Será que veremos outros craques incontestáveis perdendo a chance de participar do torneio mais importante do futebol mundial? Quem gosta de fazer previsões pode aproveitar os
Melhores Sites para Apostar em Futebol e dar os seus palpites.
O próximo Mundial é daqui a dois anos e, como costuma acontecer, é possível que grandes nomes acabem ficando fora do torneio.