A Asociacion Cruceña de Fútbol surgiu como Santa Cruz Football Asociation em 1917. Neste mesmo ano se iniciou as disputas do campeonato amador local, que só se encerrou após a disputa de 1964, quando se iniciou o profissionalismo da Associação que teve sua fase de disputa mais acirrada até 1976. Após este ano, o campeonato local é disputado como classificatório para a segunda divisão nacional boliviana.
Em Santa Cruz de la Sierra o futebol já era praticado informalmente desde 1910 na zona onde hoje estão erguidos os prédios da Universidad Gabriel René Moreno. Foi a terceira entidade organizada do futebol boliviano, tendo quatro clubes fundadores, os três mais importantes foram Franco, The Strongest e Atles. A primera direção teve como Presidente Honorario Romulo Justiniano; Vice Presidente: Romulo Herrera; Secretário Geral.: Eduardo Ordoñez; Secretário de Actas.: Antonio Traverías e Tesoureiro: Carmelo Ortiz.
Nota: Segundo informações do
historiadelfutbolboliviano.com o primeiro presidente da ACF foi o sacerdote Medardo Tórrez.
Nota: (*) ACF - Associacion Cruceña de Fútbol (Santa Cruz de la Sierra).
(**) Após a criação da Liga Profissional do Futebol Boliviano, o campeonato local perdeu em valor pois passou a valer como uma fase classificatória para a segunda divisão nacional.