Evolução na Série A
Primeiro representante do futebol mineiro no Brasileiro Série A, em 1959, quando ainda se chamava Taça Brasil, e primeiro campeão nacional, antes da unificação dos títulos brasileiros, o Atlético vive anos seguidos de glórias no cenário internacional e nacional nos últimos 10 anos. Uma grande oportunidade para que o torcedor
confira aqui como acompanhar ainda mais de perto a experiência do jogo. Campeão da Libertadores em 2013, e da Recopa Sul-americana no ano seguinte, o Galo ainda foi vencedor da Copa do Brasil em 2014, campeão mineiro em 2012, 2013, 2015, 2017, 2020 e 2021.
Apesar de todas estas conquistas e o momento atual ser um dos melhores de sua história, o jejum de títulos do clube no campeonato brasileiro já dura 50 anos, saindo vencedor apenas uma vez, em 1971.
Naquela edição, para conquistar seu primeiro caneco nacional, o Atlético teve que disputar um triangular final com São Paulo e Botafogo, garantindo o título após vitória sobre o time carioca, em 19 de dezembro, com gol de Dario, o Dadá Maravilha, após grande jogada do meia Humberto Ramos. Dario, aliás, foi o artilheiro daquela edição, com 15 gols marcados.
Ainda na década de 70, mais precisamente 1977, ficou na segunda colocação, em uma final com o São Paulo, após empate por zero gol, foi derrotado nas penalidades (3 x 2).
Três anos depois lá estava o Galo novamente em mais uma decisão, desta vez contra o Flamengo de Zico, Júnior, Leandro e tantos outros craques. Foram duas partidas finais, vencendo a primeira (1 x 0), mas perdendo o jogo de volta (3 x 2).
A última final disputada pelo clube mineiro, na era dos jogos com final, aconteceu em 1999, e mais uma vez ficou com o vice-campeonato. Foram três jogos decisivos contra o Corinthians, vencendo a primeira partida por 3 a 2, perdendo a segunda por 2 a 0 e, na terceira, um empate por zero gols, lhe tirou o título.
Pior momento
Em 2005, o clube foi rebaixado pela primeira e única vez em sua história. Com 22 participantes, o Atlético acabou por ser rebaixado na penúltima rodada, com o empate diante do Vasco da Gama. A recuperação foi rápida e o time voltou à Série A na primeira tentativa, conquistando o título de campeão da Série B no ano seguinte.
Últimos anos
Durante os últimos 10 brasileiros disputados (2011 - 2020) e finalizados, a melhor campanha do clube foi em 2012 e 2015, em ambos o Galo ficou com o vice campeonato. Ainda neste período aplicou sua maior goleada, em 6 de outubro de 2012, venceu a equipe do Figueirense, como mandante, por 6 a 0. Já a maior goleada sofrida foi justamento para seu maior rival, o Cruzeiro, em 4 de dezembro de 2011, jogou e perdeu por 6 a 1. Foi neste ano que teve sua pior campanha nesta década, ficando na 15ª colocação.
O atual momento
O clube vive um momento de expectativa pelo segundo título nacional. Já são 16 rodadas seguidas na liderança do campeonato, um recorde para o Galo. Faltando apenas nove jogos para finalizar a competição, e com chances matemáticas de mais de 90% para se tornar campeão, a torcida espera ansiosamente pela conquista. E quem sabe a tríplice coroa. O Atlético também é finalista da Copa do Brasil e já conquistou o estadual.
Neste ano o Galo tem tudo para conquistar e quebrar o tabu, e a torcida do galo poderá, enfim, gritar é campeão.
Confira a campanha nos últimos 10 brasileiros: