
Um fato curioso neste futebol, é que no ano de 1975, tivemos três Campeões Estaduais, já que algumas federações tinham proclamado, aqui no nordeste, dois campeões no sentido de colocar mais clubes no campeonato nacional daquele ano e, Treze Futebol Clube e Botafogo Futebol Clube, tinham cada um conseguido ganhar 1 (um) turno. Porém o Campinense Clube alegou ser campeão do 2° turno do extra de profissionais em cima do Treze de Campina Grande devido a irregularidades do mesmo em jogos do certame.
As coisas terminaram no tapetão da antiga C.B.D (Confederação Brasileira de Desportos), a atual CBF (Confederação Brasileira de Futebol), com sucesso para o time Raposa (Campinense Clube) diante do Galo da Borborema (Treze Futebol Clube), entretanto, até hoje permanece o mistério.
Na verdade a Federaçãoo Paraibana de Futebol já tinha homologado dois campeões do estadual da primeira divisão, como também ocorreu (naquela época) no Piauí, mas o Campinense obteve Vitória no tapetão da C.B.D.
É possível encontrar em alguns almanaques Treze e Botafogo como Campeões de 1975, como também, Campinense e Botafogo Futebol Clube de João Pessoa.
Pesquisas de (*) Anselmo Ronsard Cavalcanti é professor de História na Universidade Estadual da Paraiba. Casado, pai de dois filhos, escreve com exclusividade para o Campeões do Futebol, sobre atualidades e informações históricas do futebol Paraibano.
Página adicionada em 07 de setembro de 2005.