Adair Júnior, o primeiro brasileiro a ser convidado a se naturalizar HúngaroAdair Júnior foi revelado nas categorias de base do America F.C. do Rio de Janeiro, se transferiu cedo para europa e foi jogar na Hungria. O interessante disso é que Adair Júnior se tornou um dos principais jogadores do país. Com suas belas atuações, se transferiu do modesto Lombard-Pápa F.C. (antigo Lombard Haeladaz), para o famoso Budapest Honvéd FC. Time esse que se tornou famoso e mais popular da Hungria por ter sido o time que o Puskas jogou e se declarou torcedor.
Mais as coisas não param por aí. Adair Júnior foi o primeiro brasileiro a ser convidado a se naturalizar Húngaro em cerimonial e carta timbrada e carimbada pela Federação de futebol do país, quando tinha 21 anos (em 2005). A carta tinha a assinatura do então treinador da seleção do país, o alemão e campeão mundial, Lothar Mathaus.
Com isso Adair Júnior ganhou fama e destaque no futebol mundial. Porém as coisas acabaram por não darem certo; segundo o jogador, seu ex-empresário na época acertou algumas coisas com a Federação local para a naturalização. Mas aconteceram alguns problemas entre eles, e acabou ficando sem poder jogar na seleção húngara e também sem clube para atuar.
Após deixar a Hungria e atuar por Ceará e Oddy Grandelang, da Noruega, Júnior teve um 2007 difícil. Chegou a treinar no Nova Iguaçu, mas acabou não acertando. Sofreu com lesões e depressão por o término de um noivado. Ainda recebeu uma sondagem de um clube de Israel no fim do ano (2007), mas preferiu atuar no Brasil, onde jogou pelo Sete de Setembro-PE, e pelo time B do Atlético paranaense.
Em 2009 foi contratado pelo Clube de Esportes União, de Campo Grande, que estava com sede provisória em Camapuã, para a disputa do campeonato sul-matogrossense.
Confira abaixo a carta (recomendação) de naturalização húngara
Nome completo: Adair Ferreira da Silva Junior
Posição: Atacante
Data nascimento: 19 de março de 1984
Local nascimento: São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
Clubes em que atuou: nos juniores do América (RJ) e Matsubara, de Cambará (PR); Lombard Pápa FC, da Hungria, onde se profissionalizou. Jogou ainda no Budapest Honvéd, Al-Ahly (Arábia saudita), Odd Grenland (Noruega), Atlético Paranaense, entre outros. Em 2009 foi contratado pelo União Camapuanense, do Mato Grosso do Sul.