UEFA Nations League
A Liga das Nações é uma competição bastante recente da UEFA e este ano teremos a terceira edição. As duas primeiras foram um sucesso com os êxitos sucessivos de Portugal e da França, tendo havido dezenas de jogos espetaculares. Esta UEFA Nations League é calcada sobre os campeonatos nacionais clássicos, havendo várias ligas de níveis diferentes, com subidas e rebaixamentos, existindo 4 ligas de níveis distintos (Liga A, B, C, D). Depois de duas edições, esta Liga A pode ser a mais nivelada de todos, por vários motivos.

Primeiro porque as seleções mais fortes de fato provaram isso e, ou se mantiveram na Liga A, ou subiram simplesmente. Segundo, porque desde o começo do terceiro milênio que não se viam tantas seleções de grande nível, havendo quase uma dezena no auge, como França, Inglaterra, Portugal, Bélgica ou simplesmente em grande forma, como Alemanha, Espanha, Holanda ou ainda Croácia, sem nunca desconsiderar a Itália, que apesar de falhar pela segunda vez consecutiva uma Copa do Mundo, é a atual campeã da Europa.

Os Grupos da Liga A

A1: Áustria, Croácia, Dinamarca, França

A2: República Checa, Suíça, Portugal, Espanha

A3: Hungria, Inglaterra, Alemanha, Itália

A4: País de Gales, Polônia, Países-Baixos, Bélgica

Em cada grupo, existem pelo menos duas seleções que brigam objetivamente pela primeira colocação, sinônimo de classificação para a imperdível Final Four da competição, com pelo menos um sério outsider. A fase de grupos desta edição será disputada nos meses de junho (4 rodadas) e setembro (2 últimas rodadas), servindo de preparação e de aliciante para a Copa do Mundo 2022, que acontece apenas no final do ano civil. A fase final acontece apenas um ano depois, visto que a Final Four somente acontece entre os dias 14 e 18 de junho de 2023.

Descrição dos grupos

No Grupo A1, temos a presença dos dois últimos finalistas da Copa do Mundo (2018), mas a França de Benzema e Mbappe é a favorita segundo as principais casas de apostas, como é possível confirmar no ranking em algumas do ranking Wincomparator. Por exemplo, a Betano paga 1.35 para os franceses vencerem o grupo, contra 6 pela Dinamarca e apenas 7.50 pela Croácia, que neste caso é somente a terceira favorita! A Áustria de Alaba não tem grandes ambições (15), mas poderá surpreender a seleção de Modric.

Existe muito mais equilíbrio no Grupo A2, prevendo-se um duelo ibérico pela primeira colocação, e outras duas seleções capazes de baralhar todas as contas. A Espanha de Pedri é ligeiramente favorita, ficando na frente de Portugal por muito pouco (1.80 contra 2.75), enquanto a Suiça (7.50) e a República Tcheca (20) lutarão para não serem rebaixados. Existe ainda a curiosidade de saber se Cristiano Ronaldo participará na fase final, se Portugal vencer esse grupo. De qualquer forma, a Seleção das Quinas tem um viveiro de talentos capazes de substituir o astro luso.

Depois, temos aquele que certamente é visto como o grupo da morte. O Grupo A3 conta com 3 nações que já foram campeãs do mundo. A Betano aposta mais no sucesso da Inglaterra de Harry Kane, finalista vencida da última Eurocopa (2.50), seguindo-se justamente a campeã europeia em título, Itália com 2.65. Se bem que a Alemanha aparenta estar em uma melhor fase, mas é somente a terceira (3.25), porém a sua odd não difere muito daquela que tem a Inglaterra. Apenas 0.75 separam as duas. A Hungria será o saco de boxe!

Finalmente, no Grupo A4 da Liga das Nações, várias seleções que seriam vistas como outsiders da competição estão presentes. A Bélgica de Kevin de Bruyne e Lukaku é a favorita (1.65), mas a Holanda de Depay não está muito longe (2.75). Já a Polônia de Lewandowski (12) poderá surpreender esses rivais, sendo que o País de Gales de Gareth Bale lutará para não ser rebaixado à Liga B.

Os favoritos da edição 2022-2023

Quem quiser prever o próximo campeão da Nations League da UEFA, pode dar uma olhada na página Betano código promocional do site Wincomparator, para achar a melhor forma de precaver uma aposta de longo prazo, pois candidatos sérios não faltarão nesta competição. Ainda assim, a Betano escolheu a França como sua favorita (4.50), seguida pela Espanha (7) e pela Bélgica (8). A promessa é de grande espetáculo e interesse, com o formato de um torneio que vem fazendo sucesso e que só pode fazer evoluir as seleções europeias.

Certamente que a América do Sul ganharia substituindo também os jogos amistosos por uma competição semelhante. Aliás, a coexistência de tantas seleções de grande qualidade na Europa da atualidade também pode dever-se a uma terceira questão: a própria existência da Liga das Nações. Nos últimos anos, as equipes das nações europeias disputaram poucas partidas amistosas, só mesmo quando foi necessário preencher o calendário internacional. Os frutos estão à vista.


Por Sidney Barbosa da Silva - Página adicionada em 22/Abril/2022.