Neymar pode estar de saída do PSG e muitos clubes surgem como possíveis interessados na contratação. Foto: Divulgação/PSG
A notícia de que o PSG estaria abrindo mão de contar com Neymar para a próxima temporada pegou o mundo do futebol de surpresa nos últimos dias. Segundo os rumores, o clube francês também está disposto a emprestar o atacante brasileiro e arcar, inclusive, com os vencimentos do atleta.
Com isso, abre-se um leque de possibilidades para Neymar no futebol europeu. A probabilidade de o craque da seleção brasileira movimentar o mercado de transferência nos próximos meses é enorme. Listamos abaixo sete clubes do velho continente que poderiam ser o novo destino do jogador.
Barcelona
Entra ano, sai ano, e a volta de Neymar ao Barcelona sempre surge em alguma especulação. Afinal, o jogador sempre deixou claro o carinho que tem pelo clube catalão, onde atuou por 4 temporadas e conquistou, entre outros títulos, a Liga dos Campeões de 2014/2015. Um retorno ao Barcelona aos 30 anos significaria muito para o clube, que procura uma referência técnica para auxiliar no crescimento de jovens talentos como Ansu Fati, Gavi e Pedri.
No entanto, é pouco provável que o Barcelona seja o destino de Neymar. O clube atravessa um período conturbado do ponto de vista financeiro e dificilmente conseguiria arcar com o custo do atleta – algo em torno dos 35 milhões de euros por ano. Só seria possível caso, de fato, o PSG arcasse com parte dos vencimentos.
Real Madrid
Se o Barcelona seria um destino improvável, não é absurdo linkar o nome de Neymar ao Real Madrid, algo que também já aconteceu muitas vezes no passado. Afinal, o time merengue está muito mais estruturado financeiramente. Seria uma resposta do atual campeão europeu à negativa de Mbappé, que esteve próximo de reforçar o clube, mas optou por permanecer no PSG.
Um trio com Neymar, Vinicius Junior e Karin Benzema seria, certamente, um dos mais qualificados do futebol mundial e traria impacto, inclusive, nas
cotações esportivas do futebol europeu, já que o Real Madrid passaria a ser o grande favorito a vencer novamente a Champions League, além de sobrar na La Liga.
Chelsea
Se a saída de Neymar realmente acontecer, a Premier League parece o destino mais provável, e alguns clubes surgem como favoritos. Um deles é o Chelsea, que
recentemente foi adquirido por um empresário norte-americano e passou a cogitar a contratação do camisa 10 do PSG mesmo antes dos rumores atuais.
Os Blues vêm movimentando a janela de transferências e devem acertar a chegada de Raheem Sterling e Raphinha. No entanto, a chegada de Neymar colocaria o clube em um outro patamar, sobretudo após a saída do principal artilheiro, Romelu Lukaku. Pesa a favor do Chelsea a presença do técnico Tomas Tuchel, que trabalhou com Neymar no clube francês, e Thiago Silva, amigo e companheiro de seleção brasileira.
Liverpool
Outro clube inglês que certamente entraria como favorito na briga por Neymar é o Liverpool de Jurgen Klopp. O time da terra dos Beatles procura um substituto para Sadio Mané,
vendido ao Bayern de Munique por 32 milhões de euros. É verdade que os Reds contrataram o atacante uruguaio Darwin Nuñez recentemente, mas a camisa 10 está vaga e ainda há dinheiro em caixa.
Imaginar Neymar ao lado de nomes como Mohamed Salah, Diogo Jota, Luis Diaz, Darwin Nuñez e Roberto Firmino é algo que colocaria o Liverpool como grande favorito a todos os títulos que disputa, batendo de frente com o Manchester City na Premier.
Manchester United
Já imaginou ter Cristiano Ronaldo e Neymar atuando juntos? Por algum tempo, chegou-se a ventilar a chance de o astro português jogar no PSG. Agora, no entanto, abre-se a possibilidade do caminho contrário, ou seja, o brasileiro se juntar aos Red Devils.
O time que será contratado pelo holandês Erik Ten Hag tem movimentado a janela de transferências com nomes como Frenkie de Jong e Tyrell Malacia. Uma investida por Neymar seria a cereja do bolo para um clube que busca dias melhores após uma temporada muito abaixo do esperado. Porém, o fato de não disputar a próxima Champions League pesa contra o United.
Newcastle
Outra possibilidade para Neymar no futebol inglês seria no “novo rico” Newcastle, recém-adquirido por um fundo de investimento árabe que promete agitar o mercado de transferências e colocar o clube no mais alto patamar do futebol nacional e europeu – algo parecido com o que foi feito com o PSG há alguns anos.
No entanto, vale ressaltar que Neymar chegou ao clube francês quando este já estava em um estágio avançado de investimento. O Newcastle sequer se classificou para competições europeias e isso deve pesar na escolha do craque brasileiro. Porém, dinheiro parece não ser problema por lá.
Juventus
Por fim, um outro mercado que sempre aparece com destaque no que diz respeito a contratações é o italiano, e a Juventus já aparece como um possível destino para Neymar. Após anos de hegemonia no futebol local, o clube de Turim perdeu os dois últimos títulos da Serie A para Inter e Milan, e precisa dar uma resposta.
Além disso, o clube ainda não buscou um substituto á altura para Cristiano Ronaldo, que deixou a Itália na última temporada. Neymar parece o nome ideal para preencher essa lacuna e levar a Juve novamente ao status de protagonismo não apenas no futebol italiano, mas no europeu.