Historia do futebol no Amapá


Antigo Campo do Largo da Matriz em Macapá
Campo de futebol do Largo da Matriz, em Macapá. Ano: 1959.


Clubes do futebol pernambucano 1901-1914


Ficha da Federação

Federação Amapaense de Futebol   Federação Amapaense de Futebol
  Fundada em 26 de junho de 1945
  Endereço: Avenida FAB, 2371, Santa Rita - Macapá/AP
  Site: www.fafamapa.com.br


Escudos anteriores

Logo de 1985 da Federação Amapaense Logo da Federação Amapaense de Desportos
Escudo da FAF de 1985, desenhado pelo jornalista Sérgio Mello; da Federação Amapaense de Desportos, encontrado em cartão de identidade de atletas registrados na FAD, em 1982.


OBSERVAÇÕES

O Território Federal do Amapá foi criado em 01.10.1943, pelo Decreto-lei 5.812, de 13.09.1943, por desmembramento do Estado do Pará. Logo em seguida, em 1944, foram fundados o Amapá Clube e o Macapá EC, bem como foi disputado o primeiro campeonato amapaense.

A partir de 01.01.1991, no lugar do Território foi instalado o Estado do Amapá, pelo art. 14 do ADCT da Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. No mesmo ano, coincidentemente, foi implantado o profissionalismo. Com isso, temos que Macapá, Ypiranga, São José e Independente foram campeões do Território e também do Estado do Amapá.

Sede da FAF Amapá em 2024
Sede da Federação Amapaense de Futebol em 2024

Anos 40
No início da década de 1940, jogava-se futebol na antiga Macapá no campo do largo da Matriz. Hoje Praça Veiga Cabral. Dessa época vem o Panair Esporte Clube (depois se tornaria EC Macapá), em 07 de setembro de 1940, clube dos funcionários da antiga empresa de aviação Panair do Brasil, tempo do Tio Bira (Ubiraci Picanço). Os funcionários da antiga Fundação SESP (serviço de saúde) fundaram o seu. Deles surgiram o Amapá Clube (Fevereiro de 1944) e Esporte Clube Macapá (Julho de 1944). O Azulino da Avenida FAB, até hoje, usa como distintivo o Cruzeiro do Sul, da antiga Panair, no lado esquerdo do peito.

Daí em diante, começou os jogos do campeonato local. O primeiro campeão foi o Esporte Clube Macapá. O campo da Matriz recebeu as medidas oficiais da FIFA e a bola passou a rolar oficialmente.

Fundação da Federação
A Federação foi fundada no dia 16 de junho de 1945, porém o inicio do campeonato do território do Amapá data do ano anterior a fundação. Em 1950, no mês de Janeiro foi inaugurado o Estádio Municipal de Macapá, modificado depois para homenagear o primeiro presidente da Federação de Desportos do Amapá, Glicério Marques. Foi obra do governador do então Território Federal do Amapá, capitão Janari Gentil Nunes. Assim, os jogos do campeonato passaram a ser disputados no novo palco. O campo da Matriz cumprira a sua missão. No primeiro ano de "Glicerão" (1950), o Amapá Clube foi o campeão.

A inauguração do estádio Municipal, depois chamado de estádio Glicério Marques, ocorreu no dia 15 de janeiro de 1950, na partida Seleção do Amapá 0 x 1 Seleção do Pará, com gol de Norman. Pelo Pará jogaram: Dodó (goleiro), Bereco, Sidoca, Sabá, Nonato, Biroba, Juvenil, China, Hélio, Teixeirinha e Norman (Cacetão). Treinador: Nagib Coelho Matni. Pelo Amapá: Lavareda, 75, Suzete, Cabral, Roxinho, Raimundinho, Luiz Melo, Dedeco, Alves, Adãozinho e Boró. Treinador: Delbanor Dias.

Sede antiga da Federação Amapaense de Futebol
Antiga sede da FAF - data desconhecida. Foto: porta-retrato-ap.blogspot.com.br.

De 1944 a 1990, o futebol era disputado de forma amadora e o campeão detinha o título de campeão do Território Federal do Amapá. Somente em 1991 o futebol passou para o profissionalismo. Em apenas duas oportunidades não houve disputa do campeonato: 1949 e 1996.

O futebol profissional
Quando veio a transformação do ex- Território Federal do Amapá, outorgada pela Constituição de 1988 em Estado do Amapá criou-se, uma expectativa muito grande por parte de torcedores amapaenses, simpatizantes do esporte, imprensa esportiva, empresários, e dirigentes de clubes em realizar o futebol da "era profissional", e que logo teve seu início em 1990.

Com tudo, o governo federal construiu parte do estádio estadual Milton de Souza Corrêa, o Zerão. Foi à primeira obra considerada por especialistas, eleitoreira do governo Collor de Mello, que tinha o objetivo de conquistar o voto do eleitorado amapaense naquela oportunidade. O estádio foi construído em seis meses, considerado tempo recorde pelos críticos. Logo, os três primeiros campeonatos da "era profissional", teve sucesso de público, a massa marcou presença ao estádio porque o próprio palco futebolístico era uma atração a parte para o torcedor que nunca tinha visto uma obra tão grandiosa.

Conhecido por ser o único estádio dividido pela linha imaginária do Equador, o Zerão é atualmente o principal palco de atletismo e do futebol no Amapá.

Inauguração do estádio Milton de Souza Corrêa, o Zerão

Inauguração do estádio Zerãol
Hasteamento das Bandeiras: Governador do Amapá, Gilton Garcia (esq), Pesidente da República, Fernando Collor de Melo (centro), e o ex-jogador, e Ministro dos Esportes, Arthur Antunes Coimbra, o Zico (camisa 10, de costas). Foto: porta-retrato-ap.blogspot.com.br.

O Zerão foi inaugurado em 17 de outubro de 1990, na partida Independente EC 1 x 0 Trem DC, com mais de oito mil pessoas.


Tudo sobre o futebol Amapaense


Campeões do campeonato amapaense

Campeões do campeonato amapaense da 2ª divisão

História do Futebol Amapaense

Outros arquivos do futebol amapaense

+ Competições Estaduais


Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
Fontes: portal.ap.gov.br/.../templo-do-futebol, Biblioteca CF, Laércio Becker - Clubes campeões por mais de um estado, www.fafamapa.com.br, omundoemdebate.blogspot.com.br, porta-retrato-ap.blogspot.com.br.
Página adicionada em 01 Maio 2007 - atualizada em 08 Dez 2024.