jogos de casino no Slotozilla
 

Vera Cruz Futebol Clube

Vera Cruz campeão Serie A2 - 2020 de Pernambuco

Ficha do Clube
Vera Cruz FCVera Cruz Futebol Clube
Fundado em 03 de fevereiro de 1960
Endereço: Rua Eurico Valoi, 167 – Vitória de Santo Antão – PE
Site oficial: indisponível

História

Na iniciativa de um grupo de amigos formado por Antônio Luiz de Carvalho, Artur Cirino de Carvalho, Simeão Francisco de Lima, José Rodrigues da Silva, José Paulino de Medeiros, Manoel Maximiliano da Silva e Milton Correia Teixeira, surgia em 3 de fevereiro de 1960 o Vera Cruz Futebol Clube, no bairro de Maués, em Vitória de Santo Antão, sob as cores vermelho, preto e branco, tendo como destaque em seu escudo uma Cruz de Malta e a figura de um galo como o seu mascote.

Originalmente, Vera Cruz significa uma invocação da fé cristã, porém, neste caso, a escolha pelo nome foi feita para homenagear o Brasil (que já se chamou “Ilha de Vera Cruz”) e sua história.

Em 1982, com a criação da Fundação Vitoriense de Futebol (FVF), o Vera Cruz, convidado pela recém-criada instituição, participa do campeonato municipal de Futebol. Um ano depois, em 1983,torna-se campeão vitoriense pela primeira vez. Tal façanha repetiu-se em 1999 e em 2001, quando o Vera Cruz volta a participar de uma edição do campeonato local, dessa vez pela atual Liga Vitoriense de Desportos (LVD).

A conquista do campeonato vitoriense de 2001 garantiu ao Galo das Tabocas a participação no Intermunicipal de Campeões, equivalente ao Pernambucano da Terceira Divisão de 2002, onde se sagrou campeão. Este título significou uma nova fase para o Clube, pois, com ele vieram o acesso a Série A2 e a profissionalização do clube, ocorrida em 30 de setembro do mesmo ano. No processo de profissionalização do Vera Cruz, merece destaque nomes como Fernando José Nogueira (Presidente em 2008), José Epaminondas Nogueira, Antônio Luiz de Carvalho, Alexandre Ferrer, Edmilson Zacarias, José Domingos, José Fábio, Juvenal Manoel da Silva, Genário Calisto, Sandro Manoel, José Aglaílson, Marcelo Manuel e Henrique Queiroz.

O ano de 2003 marca a estreia do Vera Cruz no Campeonato Pernambucano da Série A2 e, por pouco, o Clube não ascende à Primeira Divisão, já em sua primeira disputa. Porém, em 2006, após três longos anos de muita ansiedade e expectativa, o torcedor tricolor pôde soltar o grito de “É campeão!”.

Debutante na elite do futebol estadual, em 2007 o Vera Cruz dá sequência a sua vitoriosa trajetória, sendo a grande sensação do certame, alcançando a quinta colocação, e tendo ainda um jogador (Rizo) como autor do gol 25 mil na história do Campeonato Pernambucano.

No Campeonato Pernambucano da 1ª Divisão, permaneceu até a edição de 2008, ano do seu primeiro rebaixamento na elite do estadual. Já no ano seguinte, na edição de 2009 da segunda divisão, volta a sagrar-se campeão e volta mais uma vez a elite do futebol de Pernambuco, onde permaneceu no ano seguinte e teve seu segundo rebaixamento, até a temporada de 2014, onde sagra-se campeão e volta outra vez a primeira divisão. Mas, infelizmente no ano seguinte, volta a ser rebaixado para a segunda divisão do campeonato pernambucano, totalizando três rebaixamentos em sua história. Porém, na temporada 2020 o Galo do Maués volta a levantar a taça da Série A2 e retorna a elite do futebol pernambucano.

No seu retorno à Série A1, o Vera Cruz passou boa parte da fase inicial brigando contra o rebaixamento novamente, mas conseguiu escapar do quadrangular final do descenso e disputou as quartas de final, onde foi eliminado pelo Salgueiro.

Dificilmente os sete amigos fundadores imaginaram que, um dia, o Clube iria figurar como umas das principais forças do futebol de Pernambuco. Da corajosa iniciativa do passado aos dias atuais, o Vera Cruz é uma equipe que vem crescendo graças a confiança depositada pelos vitorienses, e segue firme em sua caminhada de sucesso rumo a conquistas inéditas. O Vera Cruz é uma das equipes mais tradicionais da Zona da Mata de Pernambucano, com mais de 60 anos de história.

Títulos

Campeonato Pernambucano Segunda Divisão (Serie A2): 2006, 2009, 2014, 2020

Copa Intermunicipal de Clubes Campeões de Ligas (equivalente a terceira divisão): 2002

Campeão de Vitória de Santo Antão pela Fundação Vitoriense de Futebol (FVF) em 1983 e 1999; em 2001 pela atual Liga Vitoriense de Desportos (LVD)

Hinos

O clube possui dois hinos, ambos com letra e música de Benedito Cachoeira “Bené”.

Hino 1

Vermelho é fogo, é luz ,
o preto no jogo, seduz,
o branco é paz e amor é o tricolor é o Vera Cruz (bis)
Vera cruz é paixão,
emoção do povo,
salve o novo campeão
Tricolor, amor e glória da Vitória de Santo Antão,
vermelho, preto e branco invadem o Carneirão,
levanta nos quatro cantos esse refrão

Vera Cruz é paixão, é amor é o tricolor da Vitória de Santo Antão
Vera Cruz é o um show, show de bola, ginga, toca, rola, toca na rede é gol
É gol, é gol, é show de bola ginga, rola toca na rede é gol (bis)

Hino 2

O Vera Cruz é campeão, é o time do meu coração (bis)
É o tricolor do povo,
é o grande campeão,
é meu time preferido,
a minha religião,
é o time de Maués,
meu amor, minha paixão,
o Vera Cruz futebol clube é o xodó da multidão,
O Vera Cruz é bola na rede,
é a chuteira no coração,
Vera Cruz é gol é gol,
Vitória, Vitória de Santo Antão.

O Vera Cruz é campeão, é o time do meu coração (bis)

Fontes: www.veracruzfc.com.br acesso em 05-01-2008. Página adicionada em 05 de abril de 2021.

Veja mais: Clubes do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *