História do TroféuCriado em 2004 pelo Jornal Lance! que ofertou os troféus aos vencedores de turno do Campeonato Brasileiro da Série A.
O campeão do primeiro turno, ou seja, o líder ao final da 19ª rodada, conquista o troféu Osmar Santos, homenagem a um dos maiores narradores do rádio esportivo de São Paulo e do Brasil.
Zerada a pontuação a partir da rodada número 20, começa a contagem para o troféu João Saldanha, destinado ao melhor do segundo turno. É uma homenagem ao técnico e jornalista que marcou época no Rio de Janeiro e no país (treinou a Seleção Brasileira antes da Copa de 1970). Os troféus são bustos feitos de bronze.
Ambos foram desenvolvidos pelo artista plástico Leo Santana, o mesmo que assina a obra Drummond no Calçadão, uma escultura que virou ponto turístico no Posto 6, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele também assina o Monumental Ary, obra também de bronze instalada no Leme em 2003, ano do centenário do compositor, radialista e rubro-negro Ary Barroso.
Na Europa, onde os torneios por pontos corridos começaram a ser disputados há mais de um século, os times que terminam o primeiro turno na liderança são celebrados como “campeões de inverno”. Os troféus oferecidos pelo LANCE! aos que alcançam a liderança nas duas metades da competição estimulam o desenvolvimento dessa tradição no campeonato brasileiro.
Pela ordem:
Troféu Osmar Santos e
Troféu João Saldanha NOTAs: O vencedor do Troféu João Saldanha de 2009 foi revisado em 14 de dezembro de 2016 após consulta nos arquivos do Jornal Lance!, de 12 de dezembro de 2016 e de 10 de novembro de 2016.
Em 2009 o Troféu Osmar Santos terminou com dois clubes com a mesma pontuação Internacional (1°) e Palmeiras (2°) com 37 pontos. O Inter acabou ficando com o Troféu por critérios técnicos.
Nas duas primeiras edições dos dois troféus (2004 e 2005), 22 clubes disputaram o Brasileirão. A partir de 2006 o campeonato brasileiro foi disputado por 20 equipes.
Nota: 1. Em 2017, apesar de o Corinthians ter ganho o título nacional com folga, o Troféu João Saldanha ficou com a Chapecoense, que conseguiu o feito histórico um ano depois do trágico acidente de avião que matou quase todo o seu elenco.
2. Noticia do Lance, de 16.07.2023, sobre os vencedores
neste link.