
Fonte: Diário de Natal, 11 de abril de 1948.
Em abril de 1948 o Santa Cruz oficiou à Federação Pernambucana de Desportos, reservando as datas de 2 a 9 de maio para a realização do "Torneio dos Campeões do Nordeste", tendo a presidencia da entidade despachado o pedido favoravelmente.
O Esporte Clube Alexandria, de Alagoas, estava confirmado (Fontes: Diario de Pernambuco, Diario de Natal, A União). Mas as exigências da equipe fez com que o Santa Cruz, idealizador do torneio, excluisse o clube da participação.
Como dois clubes da Paraiba foram convidados e confirmaram presença, chegou a ser proposto um jogo decisivo entre os dois Botafogo x Treze, mas que não se realizou. (informação do jornal A União, de João Pessoa).
Inicialmente as equipes que participariam seriam:
ABC - campeão potiguar
EC Alexandria - campeão alagoano
Fortaleza - campeão cearense
Treze FC - campeão de Campina Grande/PB
Botafogo - campeão paraibano
EC Bahia - campeão baiano
Santa Cruz FC - idealizador do torneio e bi-campeão pernambucano.
A primeira rodada estava assim confirmada:
02/05- ABC x Alexandria; Fortaleza x Treze
Com a exclusão do Alexandria, teve inicio o torneio com um total de 06 participantes. Santa Cruz e Bahia entraram direto na semifinal. Todos os jogos foram realizado em Recife/PE
1ª RODADA02/05- Botafogo/PB 3 x 2 ABC/RNO Botafogo chegou a estar vencedo por 3 a 0 até os 30 minutos do segundo tempo, mas permitiu uma "quase" reação do ABC que anotou dois gols, por intermédio de Arlindo e Jorginho.
ABC: Brasil, Gageiro e Toré; Arnaud (Harry), Dequinha e Gonzaga; Valeriano, Arlindo, Pedro Humberto, Jorginho e Abacaxi. (Fonte Diario de Natal 04/05/1948).
02/05- Treze/PB 6 x 4 Fortaleza/CE
SEMIFINAL
06/05- Botafogo/PB 3 x 9 Santa Cruz/PE
06/05- Bahia/BA 3 x 0 Treze/PB
FINALSanta Cruz/PE 0 x 1 Bahia/BA