Na tarde na sexta feira, dia 27 de março, o Flamengo divulgou oficialmente que todos os seus jogadores estarão em férias coletivas do dia 01 até o dia 20 de abril. O motivo não surpreende, trata-se do isolamento necessário causado pelo coronavírus. A medida foi tomada como uma tentativa de contornar também os prejuízos causados pela pandemia, além é claro, de ser uma medida de segurança à saúde de todos os envolvidos.

A Ferj já havia anunciado a ampliação da suspensão do campeonato carioca até o dia 30 de abril. Ainda não há uma previsão definitiva de quando o clube Carioca voltará para o calendário de competições e, se ainda voltará em 2020.

Apesar disso, os torcedores podem mudar o foco e nas Apostas Euro 2021 verificar todas as melhores partidas e competições que estão para vir, além de conhecer novos esportes e novas formas de continuar se divertindo online.

Treino no Ninho do Flamengo
Elenco só tem chance de voltar a treinar no Ninho depois do dia 20 de abril

Desde a última quarta-feira, todos os jogadores com carteira assinada no clube já estavam cientes da possibilidade de férias coletivas. A orientação foi que os jogadores permaneçam fazendo atividade física em suas casas para que assim possam amenizar a perda de condicionamento durante esse período. Todos receberam além de equipamentos um planejamento de atividades a serem cumpridas diariamente. Grande parte dos jogadores voltaram para suas cidades enquanto o técnico Jorge Jesus e grande parte de sua equipe técnica foram para Portugal.

Seguindo as orientações dadas, Gabigol e outros jogadores do Flamengo tem postado sua rotina de exercícios direto de suas casas enquanto aguardam o retorno das competições.

Boa parte dos jogadores conta com ajuda profissional para a realização dessas atividades físicas diárias além de darem auxilio no combate ao coronavírus. Apesar das férias estarem previstas até o dia 20 de abril, essa data poderá ser estendida, no entanto a ideia é que os jogadores sigam fazendo trabalho físico, além de que, ninguém quer ficar para trás, por isso, o foco de todos será manter a boa forma enquanto aguardam que seja anunciada a data de retorno ao ninho do urubu.

O personal trainer Rafael Winicki foi um dos profissionais contratados para realizar o acompanhamento de parte do elenco rubro negro. Atualmente Rafael auxilia as atividades de boa parte do elenco, que conta com: Everton Ribeiro, Rodrigo Caio, Diego, Gustavo Henrique, Thiago Maia, Felipe Luís, Piris da Mota, Vitinho, Berrio e Pedro Rocha.

Em entrevista o personal declarou que inicialmente não fará treinos de grande intensidade e sim um trabalho de manutenção. A intensidade será aumentada gradativamente para que sejam evitadas sobrecargas e fadigas desnecessárias para o período. Dessa forma o objetivo que fazer com que os jogadores retornem, assim que for possível, nas melhores condições que também forem possíveis. Lembrando também que o próprio clube do flamengo já preparou uma cartilha que deverá ser seguida, o intuito é manter os atletas em um nível parecido, o que padroniza e equilibra à todos.

Além de todo esse esforço e preocupação com o físico, existe também os cuidados com o coronavírus. Todos os treinos são realizados em locais isolados e em sua grande maioria, em ambientes abertos. Além disso, todos os cuidados com a limpeza e manutenção dos equipamentos estão sendo realizados de maneira cuidadosa. As distancias mínimas são mantidas com todos e é utilizado álcool em gel, lenço e borrifador para que todos tenham o máximo de segurança.


Por Sidney Barbosa da Silva.
Página adicionada em 07/Abril/2020.

 

Campeões de todos os esportes do mundo