No futebol, as rivalidades são por vezes fortes, em especial entre os times vizinhos da mesma cidade que competem pelos mesmos títulos. Recentemente, Corinthians e Palmeiras deixaram essa rivalidade de parte para unirem seus esforços.
Datas próximas
O jogo de volta da final do Estadual de São Paulo está marcado para 27 de março – apenas dois dias depois do fim das datas FIFA para as seleções, onde jogadores de ambos os times podem estar convocados. Assim, Corinthians e Palmeiras querem garantir o melhor espetáculo na final do Paulistão, que é uma boa ocasião para experimentar o Código de indicação bet365 2025. Mas as circunstâncias não facilitam as deslocações.
Situação “inédita”
Em causa está o frete conjunto de um avião por parte dos times finalistas – facilitando as deslocações dos jogadores para que os melhores atletas estejam disponíveis em ambos os lados no jogo decisivo do Estadual.
Augusto Melo, presidente do Corinthians, falou ao Globo Esporte de “uma coisa inédita entre o Corinthians e o Palmeiras”, numa “logística boa para os dois clubes, uma parceria muito boa”, em que deixam a rivalidade dentro de campo.
A situação ainda está sendo trabalhada, mas tudo indica que o desfecho será positivo, para uma parceria invulgar entre clubes tão rivais como Corinthians e Palmeiras.
O vice-presidente do Palmeiras, Paulo Buosi, também está otimista e entusiasmado com esta parceria improvável: “Acho que isso é algo muito legal […]. Isso mostra um futebol junto, clubes pensando junto em prol do futebol”, disse, citado no Globo Esporte.
Quem está convocado?
Do lado do Corinthians, devem ir às seleções André Carrillo (Peru), José Martínez (Venezuela), Ángel Romero (Paraguai), Félix Torres (Equador) e Memphys Depay (Países Baixos).
Já o Palmeiras tem também múltiplos jogadores que devem estar ausentes nas equipes nacionais: Estêvão (Brasil), Emiliano Martínez (Uruguai), Facundo Torres (Uruguai), Gustavo Gómez (Paraguai), Joaquín Piquerez (Uruguai) e Richard Ríos (Colômbia).
A final do Paulistão
A final do Campeonato Estadual Paulista se disputa em dois jogos: o primeiro a 16 de março na Arena Palestra Itália (Palmeiras), e o segundo na Arena Corinthians a 27 de março.
Para chegar até aqui, o Palmeiras foi segundo colocado no grupo D, e no mata-mata ganhou a São Bernardo e ao São Paulo. Já o Corinthians foi o vencedor do grupo A e eliminou depois o Mirassol e o Santos.
Agora, os times se encontram para dois derbies paulistas decisivos. Esta é uma das maiores rivalidades do futebol mundial: já disputaram entre si vários títulos e jogos Estaduais, nacionais e até intercontinentais.
Uma disputa muito acesa entre torcedores, mas que os dirigentes dos clubes mantêm controlada e saudável. A parceria para garantir o melhor espetáculo possível na final do Paulistão é, pois, um exemplo de boas práticas entre rivais.
Quem foram os últimos campeões?
Não há muito a dizer sobre os campeões recentes do Paulistão. O Palmeiras ganhou os últimos três títulos, em 2021 foi o São Paulo e em 2020 foi também o Palmeiras. O Corinthians ganhou três vezes consecutivas entre 2017 e 2019. Regressa agora às finais onde não estava desde 2020.