A História do Futebol - Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada

ADPump

Coleção Mundial de Clubes da FIFA

RESTROSPECTIVA DO FUTEBOL EM 2012

 O Inicio   |   Origens   |   Resumo   |   Evolução da Bola   |   Cronologia   |   Futebol no Brasil
Corinthians ganha o mundo, Fluminense conquista o tetra, Chelsea conquista primeiro título da Champions, Palmeiras tem seu segundo rebaixamento e Messi não pára de bater recordes. Estes e outros fatos que marcaram o futebol no ano.
FEVEREIRO

» 900 partidas com o Manchester United foi o marco atingido por Ryan Giggs em fevereiro, 7.666 dias depois da estreia pelo clube em março de 1991. O galês celebrou a ocasião em grande estilo, marcando o gol da vitória nos descontos — algo que nunca tinha feito pelo Manchester United — para definir o placar de 2 a 1 na visita ao Norwich.

dia 12, a emoção em Libreville- O primeiro título continental da Zâmbia já teria sido histórico o suficiente na Copa Africana de Nações em fevereiro. Para superar ainda mais as expectativas, os zambianos bateram na final a favorita Costa do Marfim. Mais emocionante ainda foi o fato de que a decisão foi a primeira partida em Libreville desde o acidente aéreo que matou toda a seleção gabonesa em 1993 após uma parada de reabastecimento.

MARÇO

dia 12- Ricardo Teixeira renuncia à presidência da CBF por meio de uma carta, após 23 anos no cargo.

dia 17, o milagre de Muamba- Lágrimas foram derramadas por uma razão muito diferente, quando um estádio lotado e telespectadores em todo o mundo viram Fabrice Muamba lutar pela própria vida no gramado do White Hart Lane. Logo ficou claro que o meio-campista do Bolton Wanderers, nascido no antigo Zaire, tinha sofrido uma parada cardíaca. Apesar de o seu coração ter parado por incríveis duas horas, ele sobreviveu e ainda escreveu um livro sobre o encontro com a morte.

dia 21 O argentino Messi, aos 24 anos, tornou-se o maior goleador da história do Barcelona, ultrapassando o recorde de 232 gols de César Rodríguez. Lionel Messi não se contentou em “apenas” fazer história pelo Barcelona, nesta terça-feira. Ele também quis ser decisivo e dar espetáculo na vitória contra o Granada, por 5 a 3, marcando três gols.

ABRIL

MAIO

dia 5- 8 gols em oito partidas no Estádio de Wembley foi o impressionante recorde com que Didier Drogba deixou o Chelsea depois de se tornar o primeiro jogador a balançar as redes em quatro finais da Copa da Inglaterra. Além disso, com o tento na vitória por 2 a 1 sobre o Liverpool, o marfinense também se consagrou com gols marcados pelo Chelsea em todas as seis decisões de copas nacionais que disputou. Os londrinos tiveram ainda outro amuleto da sorte em Ashley Cole, que ampliou o seu recorde e chegou a sete títulos da FA Cup.

dia 13- A batalha pelo título do Campeonato Inglês foi até o minuto final do último jogo da temporada, e ainda mais além. Afinal, já haviam transcorrido cinco minutos de acréscimos do duelo do Manchester City contra o Queens Park Rangers, e a partida do Manchester United diante do Sunderland já tinha acabado, quando Sergio Agüero fez o gol que garantiu o primeiro título nacional do City em 44 anos.

dia 13- Finalizado o campeonato italiano, 23 vitórias e 15 empates foram os resultados que asseguraram à Juventus o primeiro título invicto desde que a Série A passou a ter 20 times. A Juventus também estabeleceu um novo recorde de defesa menos vazada, com apenas 20 gols, quatro a menos do que o Modena em 1946/47, a própria Juve em 2005/06 e o Milan em 2010/11.

dia 19, a consagração de Drogba- O lugar de Didier Drogba entre os maiores jogadores da história do Chelsea já estava assegurado após ele empatar a final da UEFA Champions League. No entanto, aquele gol de empate foi apenas o prelúdio do grande momento do marfinense: com tranquilidade, ele foi o responsável pela cobrança decisiva na decisão por pênaltis, garantindo o primeiro título europeu do clube.

JUNHO

dia 10, Taiti conquista a Oceania- Até 2012, a Copa das Nações da Oceania nunca havia sido conquistada pelas pequenas nações insulares. Porém, desta vez, os neozelandeses nem conseguiram chegar à final. O troféu continental foi disputado por Taiti e Nova Caledônia, e foi um gol de Steevy Chong Hue que garantiu aos taitianos o título e um lugar na Copa das Confederações da FIFA.

dia 14, Rangers na quarta divisão- A complicada situação financeira do Rangers era bastante conhecida, mas ainda assim foi um grande choque a notícia de que, depois de 140 anos de história e uma incomparável marca de 54 títulos nacionais, o clube havia ido à falência. O gigante de Glasgow foi posteriormente restabelecido como uma nova empresa e autorizado a disputar a quarta divisão escocesa, a qual atualmente lidera com nove pontos de vantagem e um jogo a menos.

dia 24- A Itália perdia por 2 a 1 a decisão por pênaltis contra a Inglaterra pelas quartas de final da Euro 2012. Riccardo Montolivo tinha perdido o chute anterior quando Andrea Pirlo foi para a bola. Foi nessa tensão que o meio-campista deu uma cavadinha para acertar a cobrança, desestabilizar os ingleses e iniciar uma memorável virada de 4 a 2.

» 39 anos de história da Copa das Nações da Oceania haviam resultado, até junho, em apenas dois vencedores: Austrália e Nova Zelândia. Essa dobradinha, que dividira oito títulos igualmente, foi finalmente quebrada quando o Taiti, contra todas as probabilidades, ganhou o prêmio mais cobiçado da Oceania. O selecionado de Eddy Etaeta mereceu o título, terminando o torneio com 20 gols marcados — 14 a mais do que a campeã anterior, a Nova Zelândia. Quinze desses gols foram anotados por integrantes da família Tehau: os irmãos Jonathan, Lorenzo e Alvin, e o primo Teaonui.

JULHO

dia 1°- Depois de ter escutado críticas durante toda a campanha rumo à final, a Espanha deu aos detratores um impressionante lembrete de por que é a maior seleção da atualidade. A equipe comandada por Vicente Del Bosque bateu a Itália por uma diferença recorde de quatro gols (4 a 0) para conquistar o bicampeonato europeu. Além disso, foi a primeira seleção do Velho Continente a conquistar três grandes títulos consecutivamente: Euro 2008, Copa do Mundo da FIFA 2010 e Euro 2012.

dia 4- 14 jogos, nenhuma derrota e um troféu foi o saldo total dos extraordinários esforços do Corinthians na edição deste ano da Copa Libertadores. O time paulista foi o primeiro em 34 anos a sobreviver com invencibilidade a todo o torneio. Ironicamente, o último campeão invicto havia sido o Boca Juniors, justamente o clube derrotado pelo Timão na final.

dia 12- Até que parecia um ano de alegrias para a torcida Alviverde depois que o Palmeiras quebrou o jejum de anos sem títulos nacionais ao vencer a Copa do Brasil. Mero sonho, meses depois acabaria sendo rebaixado a Série B.

AGOSTO

dia 6- O Estádio Old Trafford já foi palco de muitos jogos memoráveis, mas poucos foram tão emocionantes quanto o espetáculo proporcionado por EUA e Canadá na semifinal do Torneio Olímpico de Futebol Feminino. Ele também teve um clímax apropriadamente dramático, com Alex Morgan selando uma vitória de 4 a 3 para as americanas no último minuto da prorrogação.

dia 9, Finalizada as Olimpiadas- 16 gols foram marcados pelos EUA a caminho do ouro no Torneio Olímpico de Futebol Feminino, estabelecendo um novo recorde para o evento. A canadense Christine Sinclair também estabeleceu um novo marco: com seis gols em Londres 2012, ela foi a maior artilheira de uma edição do torneio. Christie Rampone, capitã dos EUA, conquistou o ouro pela terceira vez e se tornou a primeira pessoa a ganhar quatro medalhas olímpicas no futebol.

dia 11- 29 segundos de jogo tinham se passado quando Oribe Peralta abriu o placar na final do Torneio Olímpico de Futebol Masculino, contra o Brasil, com o gol mais rápido já marcado na decisão de um torneio da FIFA. O atacante do Santos Laguna ainda marcou o segundo gol quando faltavam 15 minutos para acabar o jogo. Ele também se consagrou como o oitavo jogador a fazer dois gols em uma decisão de medalha de ouro.

» 16 anos e 98 dias foi a idade com a qual Fabrice Olinga, do Málaga, foi o jogador mais novo na história do Campeonato Espanhol a balançar as redes. O jovem camaronês, revelado pela Fundação Samuel Eto'o, superou o recorde de 16 anos e 289 dias estabelecido por Iker Muniain em 2009.

SETEMBRO

Maior goleada do ano- 31 a 0 em um jogo pela Copa da Romênia, neste mês, foi o resultado que rendeu ao Buftea, da segunda divisão, o indesejável título de vítima da pior derrota da história do futebol do país. Para tornar as coisas ainda piores, o responsável pela goleada foi o Berceni, uma equipe da terceira divisão.

OUTUBRO

» 310 jogos consecutivos pela Premier League inglesa foi a sequência recorde que chegou ao fim para Brad Friedel em outubro. A série ininterrupta do jogador de 41 anos, a mais longa na história da liga, transcorrera ao longo de oito anos, começando na temporada 2003/04, com passagens por três clubes.

dia 16- 4 gols foi a desvantagem aparentemente insuperável do qual a Suécia se recuperou em outubro, pelo Grupo C da Eliminatóris, para arrancar um empate em Berlim. Em 108 anos de história, a Alemanha nunca tinha deixado de vencer uma partida após abrir quatro gols de vantagem. A Alemanha perdeu os 100 por cento de aproveitamento com o empate em 4 x 4.

dia 21- O Sampaio Corrêa bate o recorde de público na Série D do Brasileiro pela segunda vez no ano. Mais de 40 espectadores assistem o clube conquistar o campeonato e o acesso à Série C 2013.

NOVEMBRO

dia 11, Flu é Tetra!!!- Com a vitória por 3 a 2 sobre o Palmeiras, neste domingo, 11, no Estádio Eduardo José Farah, em Presidente Prudente, pela 35ª rodada do campeonato, a equipe carioca garantiu o título antecipado, faltando ainda três rodadas para o fim.

dia 14- Logo no seu primeiro jogo, a novíssima Arena dos Amigos de Estocolmo assistiu a uma exibição histórica. Zlatan Ibrahimovic tornou-se o primeiro jogador em 915 partidas a marcar quatro gols contra a Inglaterra, e foi o último tento (uma incrível bicicleta de fora da área) que fez do atacante o assunto do dia seguinte.

dia 17, sete vezes Al Ahly- Depois de empatar em 1 a 1 no jogo de ida, em casa, o Al Ahly foi à Tunísia e surpreendeu o Espérance na decisão da Liga dos Campeões da África. Com uma vitória por 2 a 1, a equipe egípcia conquistou o troféu continental pela sétima vez em sua história, consolidando-se como a maior força da história do continente.

dia 18, Palmeiras é rebaixado- Dez anos e um dia depois do episódio mais triste da quase centenária história, o Palmeiras é mais uma vez rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. O empate amargo por 1 a 1 cedido ao Flamengo aos 44min do segundo tempo em Volta Redonda, aliado à vitória do Bahia contra a Ponte Preta e ao empate da Portuguesa diante do Grêmio, faz com que seja impossível o time se safar nas duas rodadas finais.

DEZEMBRO

dia 9, Messi ultrapassa Muller- "Mantive o recorde por 40 anos. Agora que o melhor jogador do mundo o bateu, estou feliz por ele." Essas foram as graciosas palavras de Gerd Müller depois de Lionel Messi marcar os seus gols de número 85 e 86 no ano de 2012, superando a marca que o alemão havia estabelecido em 1972. E o argentino não parou por aí, encerrando a conta com um incrível total de 91, em 22 de dezembro.

dia 12, Tumulto e título- Uma confusão generalizada no intervalo da final da Copa Sulamericana do jogo São Paulo x Tigre, levou o time argentino a se recusar a retornar ao gramado do Morumbi, sob a alegação de que não tinha segurança para continuar, e o time brasileiro foi declarado campeão sem precisar disputar os últimos 45 minutos do confronto.

dia 16, o mundo se rende ao Corinthians- O Corinthians havia vencido a primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da FIFA em 2000, mas o torneio vinha sendo dominado por europeus nos últimos cinco anos. Esse foi um motivo a mais para a festa do time brasileiro, que, acompanhado por mais de 25 mil torcedores brasileiros em Yokohama, superou o Chelsea graças a um gol de cabeça de Paolo Guerrero no segundo tempo. O título também garantiu que o troféu da Copa do Mundo de Clubes da FIFA viesse pela quarta vez para o Brasil, que é o país de maior êxito na história da competição — São Paulo e Internacional foram os outros vencedores.

» 82 partidas de seleção sem levar nenhum gol é a contagem com que Iker Casillas terminou o ano, tendo quebrado em maio o recorde anterior de 72 jogos estabelecido por Edwin van der Sar. No mesmo mês, ele conquistou a sua 95° vitória pela Espanha, superando Lilian Thuram, que detinha o recorde anterior pela França.
 O Inicio   |   Origens   |   Resumo   |   Evolução da Bola   |   Cronologia   |   Futebol no Brasil
Sidney barbosa da SilvaPesquisas de Sidney Barbosa da Silva
Fontes: Fifa.com e www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 1° de janeiro de 2013.

ADPump

  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Livros digitais Campeões do Futebol
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador