
Íbis Sport Club ficou com o título
Nota: (1) mantemos a grafia da época. (2) O Esporte é como chamavam o atual Sport C. do Recife.
Contra a espectativa geral o Ibis levantou a Taça Rancheira, sagrando-se campeão do Torneio Inicio. A sua equipe demonstrou força de vontade e disposição para a luta, sendo justa a vitória alcançada. A sua principal figura foi Valter, que levou vantagem nas decisões por "penalties".
Somente o Esporte e os pequenos clubes se apresentaram completos, os demais jogaram com um ou outro titular, o que muito tirou o brilhantismo da festa esportiva dedicada aos cronistas.
É de ressaltar-se o gesto elegante da diretoria do bi campeão de terra e mar demonstrando reconhecer os serviços que lhe tem prestado a cronica especializada. Vale ressaltar o Náutico, em virtude do seu esquadrão encontrar-se no extremo-norte.
OS JOGOS
1°) - Náutico 0 x 0 Auto Esporte
Tempo regulamentar empatado, sem abertura de contagem.
Penalties: Náutico 3 x 2 Auto Esporte - 2 goals de Jorginho (3) e Lulú (2).
OS QUADROS:
Náutico: Azulão, Baixinha e Becão; Edvaldo, George e Lulinha; Nelson, Paulistinha, Genival, Fernandinho e Jorginho.
Auto Esporte: Dada, Enio e Dida; Silva, Lucas e Beto; Gilial, Lulu, Antônio, Salader e Pedro.
2°) - Santa Cruz 2 x 0 Flamengo
Tempo regulamentar: Santa Cruz 2 x 0, goals de Milton e Paraíba.
AS EQUIPES:
Santa Cruz: Flávio, Biu e Lamparina; Perácio, Nonato e Ananias; Milton, Mascarenhas, Paraíba, Renato e Adonias.
Flamengo: Arlindo, Marinho e Urias; Baiano, Pinto e Fernando; Expedicionário, Déo, Toinho, Lustosa e Dudú.
3°) - América 0 x 0 Great Western
Tempo regulamentar: 0 x 0.
Nos penalties: América 4 x 2
(... não dá para ler no jornal) ...no (4) e Pelado (2).
Great Western 2, goals de Valeria.
Os times:
America: Amauri, Cido e Hélio; Joãozinho, Juarez e Decadela; Paraguio, Carioca, Artur, Valeriano e Dija.
Great Western: Silvio, Pelado e Joãozinho; Caxixi, Chocolate e Euprepio; Djalma, Zizinho, Chico, Ivo e Cocada.
4°) - Esporte 0 x 0 Ibis
Tempo regulamentar empatado por 0 x 0.
Nos penalties: Ibis 4 x Esporte 3, goals de Valter (4) e Jonjoca (3).
AS EQUIPES:
Esporte: Manuelzinho, Chicão e Luiz; Geraldo Melo, Alheiros e Amaro China; Jonjoca, Zildo, Varejão, Detinho e Fumaça.
Ibis: Durval, Pessoa e Caiçara; Galindo, rubinho e Duca; China, Raimundo, Valter, Veneno e Tovar.
5°) - Vencedor do 1° x Vencedor do 2°
Náutico 0 x 0 Santa Cruz
Penalties: Santa Cruz 3 x Náutico 2, goals de Adonias (3) e Jorginho (2).
Os quadros não sofreram modificações.
6°) - Vencedor do 3° x Vencedor do 4°:
America 0 x 0 Ibis
TTempo regulamentar: 0x0.
Penalties: Ibis 4 x America 3, goals de Valter (4) e Valeriano (3).
As mesmas equipes.
7° Final
Santa Cruz 0 x 0 Ibis
Tempo regulamentar: 0 x 0.
Penalties: Ibis 4 x Santa Cruz 3. Goals de Valter (4) e Adonias (3).
Manteve Valter a regularidade de 4 tentos, batendo 5 penalties.
Sagrou-se o Ibis, merecidamente, campeão do Torneio Início de 1950.
OS JUIZES
Arbitraram as diversas pelejas os srs. Armênio de Brito, Leon Markman e Ivanildo Bezerra, com regulares atuações.