Com o fim da edição 2019 do Campeonato Brasileiro da Série A em 8 de dezembro, muitos destaques positivos e negativos foram apresentados aos torcedores. Reviravoltas após a Copa América, queda do Cruzeiro e desempenho histórico do Flamengo de Jorge Jesus, a edição deste ano teve recordes que entraram para a história da competição.
O campeão FlamengoCom uma campanha quase perfeita sob o comando de Jorge Jesus, o Rubro-Negro bateu recorde atrás de recorde, empilhou vitórias e golaços e terminou o Brasileirão com a maior vantagem da história sobre o segundo colocado: 16 pontos de diferença sobre o Santos. De quebra conquistou o campeonato carioca no primeiro semestre, a Libertadores e agora, briga pelo título do Mundial de Clubes da FIFA, sendo esta a aposta do clube e dos torcedores, que pode ser feita em
Pitchinvasion, nos jogos da mais importante competição de clubes, em que o Flamengo faz sua estréia hoje, as 14h30, contra o Al Hilal.
Confira os melhores e piores da Série A do Brasileiro 2019
Melhor ataque
Campeão com folga do Brasileirão, o Flamengo dominou a lista de goleadores e teve o melhor ataque do campeonato. Foram 86 gols marcados em 38 rodadas, sendo 22 a mais que o segundo colocado no quesito, Grêmio. Lista dos cinco melhores ataques é completada por Palmeiras, Santos e Athletico Paranaense.
Pior ataque
Do outro lado, as quatro equipes rebaixados formam o quarteto de times com menos gols nesta edição do Brasileirão. Avaí marcou apenas 18 vezes em 38 jogos. CSA, Chapecoense, Cruzeiro e Botafogo completam a lista dos cinco piores ataques da competição, em sequência.
Melhor defesa
Classificado para a fase de grupos da Copa Libertadores de 2020, o São Paulo teve grande desempenho da dupla Bruno Alves e Arboleda, e terminou o Brasileirão com a melhor defesa do torneio. Com apenas 30 gols marcados, o Tricolor Paulista tomou menos de um gol por jogo e aparece na frente de Palmeiras, Athletico, Santos e Corinthians, em ordem, no Top-5 do quesito.
Pior defesa
Goleado por Flamengo, Santos e Palmeiras, o Goiás foi a equipe com a defesa mais vazada do Campeonato Brasileiro. A equipe de Ney Franco tomou 64 gols, dois mais que o Avaí e quatro a mais que o CSA.
Melhor mandante
Dos 90 pontos conquistados pelo Flamengo nesta temporada do Brasileirão, 53 foram conquistados com a força do estádio do Maracanã. A equipe de Jorge Jesus soube aproveitar o poder como mandante e teve o aproveitamento de 93% jogando em casa.
Pior Mandante
Do outro lado, as equipes rebaixadas não souberam aproveitar o mando de campo e perderam muitos pontos jogando em casa. O Avaí, último colocado na classificação geral, marcou apenas 12 pontos em 18 jogos na Ressacada.
Melhor visitante
A campanha do título do Flamengo no Brasileirão também chamou a atenção pelo domínio rubro-negro até jogando fora de casa. A equipe de Jorge Jesus conquistou quase 65% dos pontos disputados como visitante. Palmeiras, Santos, São Paulo e Grêmio completam o Top-5.
Pior visitante
Rebaixadas, Avaí, CSA e Cruzeiro tiveram o pior aproveitamento como visitante no Brasileirão. No top-5, os infiltrados foram o Ceará e o Botafogo, que não caíram para a segunda divisão, mas foram piores que a Chapecoense jogando longe de casa.