A Eurocopa foi disputada pela primeira vez em 1960, onde 102 gols foram marcados, tendo como principais artilheiros os franceses Jean Vincent e Just Fontaine, com cinco gols cada. Desde então, até a 15ª edição jogada em 2016, foram marcados 910 gols. Destes, apenas 27 jogadores fizeram um total de 155 gols, ficando para a história do torneio.
Cristiano Ronaldo, a máquina de gols de Portugal, que está empatado em número com o lendário Michel Platini, pode se isolar na artilharia, já que é um dos nomes certos para disputar a 16ª edição a ser realizada em junho deste ano, ambos lideram a artilharia histórica com nove gols cada, e Ronaldo é um dos nomes em que o torcedor deve
apostar no goleador da Euro, que vai contar com a participação de vinte e quatro seleções, divididas igualmente em seis grupos com quatro equipes.
Maior média
Principal responsável pelo título da França como anfitriã na edição de 1984, Platini brilhou com a média de 1.80 gols por jogo. De quebra, estabeleceu um recorde na artilharia da competição, em cinco partidas. Ninguém fez tantos gols em uma mesma edição como ele. Michel Platini só disputou aquela Euro de 1984, nenhuma outra.
O inglês Alan Shearer é outro artilheiro que tem marca surpreendente na Eurocopa. Presente em três edições (1992, 1996 e 2000), deixou a sua marca sete vezes em nove jogos.
Artilheiros em atividade
Cristiano Ronaldo
O jogador da Juventus de Turim fez de 36 anos no último dia 5. É o primeiro atleta a marcar gols em quatro edições diferentes da Euro, deixou sua marca duas vezes na Euro-2004, contra Grécia e Holanda, uma vez na edição de 2008, contra a República Tcheca, três na Euro-2012, dois tentos contra a Holanda, um contra a República Tcheca, e três na Euro-2016: dois contra a Hungria, um na partida com o País de Gales. O camisa 7 participou de 21 partidas na competição e é a principal atração da euro-20.
Antoine Griezman
Além de Cristiano Ronaldo, é outro atacante que está em atividade e com condições de superar a marca de nove gols. Está inscrito para disputar a Euro. Próximo de fazer 30 anos em março, Griezman é jogador do Barcelona e artilheiro da última edição com 06 gols pela França.
Zlatan Ibrahimovic
É atacante do Milan, e autor de um histórico gol em 2012 pela fase de grupos, na vitória da Suécia sobre a França por 2 a 0, não está inscrito, portanto, até o momento, não participará desta edição.
Confira a lista dos maiores goleadores
1º Michel Platini (França) e Cristiano Ronaldo (Portugal) 09 gols cada
2º Alan Shearer (Inglaterra) e Ole Madsen (Dinamarca) 07
3º Thierry Henry (França), Viktor Ponedelnik (União Soviética), Nuno Gomes (Portugal), Patrick Kluivert (Holanda), Wayne Rooney (Inglaterra), Zlatan Ibrahimovic (Suécia), Ruud van Nistelrooy (Holanda) e Antoine Griezmann (França) 06
4º Milan Baros (República Checa), Amancio Amaro (Espanha), Mario Gomez (Alemanha), Fernando Torres (Espanha), Ferenc Bene (Hungria), Gerd Müller (Alemanha Ocidental), Savo Milosevic (Iugoslávia), Zinédine Zidane (França), Jürgen Klinsmann (Alemanha), Marco van Basten (Holanda), Valentin Ivanov (União Soviética), Jean Vincent e Just Fontaine (França), Dragan Dzajic (Iugoslávia) e Milan Galic (Iugoslávia) com 05 gols.