Arquivo
  Especiais
  + Futebol
Distintivo do Coritiba CORITIBA FOOT BALL CLUB
Fundado em 12 de outubro de 1909
Rua Ubaldino do Amaral, 37 - Alto da Glória
Curitiba/PR  -  CEP: 80060-195
Estádio Major Antônio Couto Pereira - 37.182 lugares
Site Oficial: www.coritiba.com.br
  História   |   Títulos   |   Hino   |   Símbolos   |   Diversos                 + CLUBES
Curiosidades do Coritiba
» O primeiro jogador a receber o premio Belfort Duarte de disciplina no Brasil foi o atleta do Coritiba Antonio Mota Espezim, em 1948.

» 08 de junho de 1924 - inicio do classico Atle-Tiba, entre o Atlético/PR e Coritiba. O resultado foi um 6 a 3 para o Coritiba com gols de Ninho (4), Staco e Bento. Raul, Marques e Ary descontaram para o Atletico.

» A primeira final de um Atle-Tiba foi realizada no ano de 1941, cada clube havia ganhado um turno. O Coritiba venceu os dois jogos, o primeiro na casa do adversario por 3 x 1, com gols de Saul, Rubinho e Pio. Oscar descontou para o Atletico. No segundo jogo, a torcida cantava vitória e as faixas já estavam encomendadas. Final, Coritiba 1 a 0, com gol de Neno.

» A origem do apelido "Coxa Branca": Em 1939, durante um Atletiba, Jofre Cabral e Silva, torcedor do Atletico, foi tomado pelas emoções do grande clássico e não parava de gritar com o zagueiro Hans Egon Breyer. Primeiro o chamou de "quinta coluna", em referência a ameaça nazista. Depois, com os nervos ainda mais à flor da pele, o chamou de "Coxa Branca!". Inicialmente pejorativo, usado principalmente por Atleticanos. Com o tempo, o apelido acabou sendo adotado pela torcida e hoje é uma forma carinhosa de identificar o clube.
» Fedato, zagueiro, foi o que mais ganhou títulos pelo coxa: sete (1946, 47, 51, 52, 54, 56 e 57); Jairo, goleiro, foi quem mais disputou jogos: 440; e Kruger, meio-campista, foi o que mais comandou o time como técnico: 152 vezes; Evangelino Nenves foi o Presidente que mais comandou e ganhou titulos para o Coritiba

» O Coritiba já foi duas vezes campeão paranaense invicto. Em 1935, obteve seis vitórias e um empate, marcou 19 gols e sofreu 11. Em 2003, disputou 13 jogos, venceu 9, empatou 4, marcou 31 e sofreu 11.

» É o primeiro clube do Estado do Paraná a disputar a Libertadores. Feito este conseguido em 1985 como campeão Brasileiro.

» Em 1988 o Coritiba iniciou negociações com o Pinheiros para uma fusão. O clube se chamaria Paraná e seria verde e azul. Coxas-brancas históricos impediram a loucura.
Fontes: Arquivo Campeões do Futebol
Página atualizada em 30 de novembro de 2008.
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva
  História   |   Títulos   |   Hino   |   Símbolos   |   Diversos                 + CLUBES
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador