Como o São Paulo chega para o Brasileirão de 2023?

Um dos maiores campeões brasileiros é o São Paulo Futebol Clube, dono de seis títulos, inclusive um tricampeonato seguido entre 2006 e 2008. Essa foi a última sequência de três troféus de qualquer equipe nacional. O Cruzeiro em 2013 e 2014 e o Flamengo em 2019 e 2020 foram “apenas” bi depois disso.

Porém, o torcedor tricolor será o primeiro a falar que os últimos anos foram decepcionantes. Tirando o vice-campeonato em 2014, são poucas as campanhas que realmente deram orgulho no torcedor e em alguns anos o time batalhou contra posições desconfortáveis ao redor do rebaixamento por períodos do campeonato. Será que em 2023 o torcedor poderá sorrir no Morumbi ou vai passar raiva?

Quem quiser apostar no Campeonato Brasileiro pode contar com a Sportsbet para ter os melhores mercados e sempre confiar que o jogo de amanhã já está aqui, com odds atualizadas e condições para dar um bom palpite e conferir as partidas do sempre emocionante Brasileirão.

Início de ano ruim

O São Paulo teve algumas boas partidas no Paulistão e terminou em primeiro a fase de classificação, empatado em pontos com o Água Santa. Mas no confronto com o time de Diadema, em casa, perdeu nos pênaltis após empate por 0 a 0.

O resultado não é catastrófico, já que as principais competições do Tricolor no ano serão decididas no segundo semestre. Entretanto a decepção já vinha da temporada anterior, quando o São Paulo já tinha deixado seu torcedor nada feliz, especialmente na péssima decisão que fez na Copa Sul-Americana, perdendo para o Independiente del Valle.

Mas o mais preocupante não é nem o placar, mas a sequência de lesões sérias. Calleri optou por não fazer uma cirurgia e está de volta. Já Galoppo não teve jeito: uma contusão séria no joelho vai exigir uma longa recuperação.

Os problemas financeiros do clube também continuam. Os direitos de imagem atrasaram durante a disputa do Paulistão e a eliminação precoce no Paulistão fez o time ficar quase um mês sem jogos.

Há motivos para empolgar?

Apesar de não ser um elenco espetacular, o São Paulo tem bons jogadores e Rogerio Ceni é um bom treinador, apesar de ainda existirem críticas a seus métodos e algumas palavras públicas atravessadas.

No Campeonato Brasileiro há dois grandes elencos, com muitas estrelas e títulos conquistados e por isso têm o status de favorito constante nos últimos anos: Palmeiras e Flamengo. O Atlético-MG, mesmo em grave crise econômica, também tem um elenco de qualidade e conta com um dos melhores se não o melhor jogador em atividade do Brasil, o atacante Hulk.

A partir disso há uma disputa em aberto, com clubes que podem fazer grandes campanhas, como o Fluminense, dono do futebol mais bonito do Brasil nos primeiros meses do ano e o Grêmio, que busca se reerguer depois de um rebaixamento inexplicável. Luisito Suárez está com apetite por gols.

Com tantos clubes grandes, inclusive os que subiram para a Série A e hoje são SAF, há grandes orçamentos em campo, mas isso não é garantia de vitórias. O Flamengo teve um começo de ano tenebroso e demitiu seu treinador com três meses de jogos, após quatro derrotas em quatro competições diferentes (Supercopa do Brasil, Mundial de Clubes, Supercopa Sul-Americana e Campeonato Carioca).

Nesse espaço o São Paulo pode fazer uma boa campanha, especialmente se conseguir remediar os problemas financeiros e se unir em torno do treinador. A campanha de 2020 é uma prova que o Tricolor pode não estar longe de seus tempos áureos e com a força de sua enorme torcida e o colossal Morumbi, pode ganhar impulso e buscar o heptacampeonato.


Por Sidney Barbosa da Silva - Página adicionada em 19 Abril 2023.