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O Futebol Gaúcho e a Seleção Brasileira

Em 1920, o Brasil de Pelotas disputou o 1º Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro, contra Fluminense e Paulistano-SP. O destaque foi Alvariza, convocado para disputar o Sul-Americano de 1920, no Chile. Alvariza foi o primeiro jogador de clube gaúcho convocado pela Seleção Brasileira.

No Sul-Americano, a Seleção também teve o atacante Cipriano Nunes da Silveira, o Castelhano, de Livramento, e dois ex-jogadores do Grêmio: Kuntz e Sisson, que atuavam no Flamengo. Castelhano jogou de 1907 a 1929 no 14 de Julho da sua cidade, mas em 1920, quando convocado, estava no Santos.

No Sul-Americano do ano seguinte, estava o atacante Aníbal Torres Candiota, gaúcho de Bagé, que havia sido campeão de Porto Alegre pelo Cruzeiro em 1918, mas atuava no Flamengo-RJ.

A Seleção Brasileira, desde 1916, com Kuntz e Sisson, conta com a garra e o talento dos jogadores gaúchos.

O primeiro vôo do futebol

O Esporte Clube São José, da cidade de Porto Alegre, fundado em 24 de maio de 1913, nunca foi campeão da cidade ou do Estado, mas carrega o título de o primeiro time de futebol do Estado, do País, das Américas e do Mundo a viajar de avião para uma partida de futebol.

O histórico vôo ocorreu em 5 de junho de 1927, para uma partida contra o Pelotas. A viagem para Pelotas durou exatamente 2h30min e está registrada nos arquivos da FIFA, como sendo a primeira de um clube de futebol para a disputa de um jogo.


A viagem do São JoséConforme relato de João Leal da Silva, tesoureiro do São José na época, a idéia de viajar de avião partiu do diretor de futebol do clube, Edgar Vielitz, e do secretário Moisés Antunes da Silva, que conversavam no bonde Menino Deus no retorno de um jogo do São José contra o Fuss Ball Club Porto Alegre, na Chácara das Camélias, pelo campeonato da cidade, onde o Zequinha havia perdido por 3 a 1, no dia 3 de maio.

O Pelotas aceitou pagar as despesas do avião e a hospedagem da delegação na cidade do Sul do Estado.

Dois dias antes da viagem, o secretário Moisés Antunes seguiu de vapor, para acertar os detalhes da estada e da partida, que terminou empatada em 2 a 2. Junto com ele foram três jogadores: Odorico Monteiro, Benedito e Berlina.

Na manhã do Domingo, 5 de junho, fazia frio em Porto Alegre e a temperatura estava em 10 graus. Antes do hidroavião decolar, o presidente do São José, Waldemar Zapp, mandou fazer a histórica fotografia (foto abaixo) de todo o grupo junto ao avião Atlântico, o único da, então, recém criada Varig.

O comandante Rodolfo Cramer ficou preocupado com o peso, pois todos os 11 passageiros estavam com casacos pesados. Como haviam apenas 9 poltronas no Atlântico, o goleiro Alberto Moreira Hausen, o Bagre, e Antônio Neto, pai do técnico Francisco Neto, viajaram no porão, junto com as bagagens. Pontualmente às 10h15min, o Atlântico decolou, após duas tentativas, do aeroporto fluvial da Ilha Grande dos Marinheiros.

O Atlântico, primeiro avião da Varig, fazia a linha regular Porto Alegre/Pelotas/Rio Grande, que havia entrado em operação em fevereiro daquele ano. Além de Bagre e Neto e do comandante Cramer, também estavam os seguintes passageiros: Carlos Albino (chefe da delegação), João Leal (tesoureiro) e os jogadores Álvaro Kessler, Dirceu, Alfredo Cezaro, Cézar Cesaro (Pinho), Nicanor Leite (Nona), Clóvis Carneiro Cunha e Wálter Raabe.

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Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br e SORTICA, Júlio - Esporte Clube São José, 90 Anos de Paixão e Glórias de um Grande Clube - Gráfica Brasil, 2003
Página adicionada em Março/2009.