Mais importante treinador do futebol brasileiro. Telê Santana da Silva, em Minas, você nasceu. No dia vinte e seis de julho, do ano de trinta e um. Mestre do futebol do Brasil, a torcida reconheceu. Pôr ter o corpo franzino, recebeu dos torcedores. O apelido carinhoso de Telê “O Fio de Esperança”.
Marcou no Fluminense, cento e sessenta e seis gols Seus títulos, no São Paulo, eu guardo na lembrança.
Treinou a Seleção de oitenta e dois a oitenta e seis. Como jogador, jamais foi convocado para a Seleção. Perdeu p’ra Garrincha, nos anos cinqüenta a sessenta O Brasil tem você, “O Fio de Esperança”, no coração. Sua história no futebol, foi formada no Fluminense. Defendeu disciplina e profissionalismo, como treinador. Sua ousada maneira de treinar, mostrou ser eficiente. Em Mestre do Futebol, o seu método, o transformou.
Conquistou quase todos os títulos que você disputou. Pôr todos os clubes do Brasil que você foi o Treinador. O mais importante de todos, não conseguiu conquistar. Com a seleção do Brasil, nas duas copas que participou. Em oitenta e dois, na Espanha, o mundo inteiro conheceu O nosso futebol envolvente que ao mundo veio encantar. Com Zico, Socrates e Falcão, formou seu Time dos Sonhos Sem perder um único jogo, a Copa não conseguiu ganhar.
Em janeiro de noventa e seis, deu adeus ao futebol, Uma esquemia cerebral, que a sua saúde, abalou. A fala e a locomoção, para você, viraram problema. Pôr Telê, “ O Fio de Esperança”, o Brasil inteiro, rezou. Em dois mil e seis, Deus levou você, para treinar o Céu. Quem sabe, Garrincha, Barbosa, treinam hoje com Você. Treinando a Seleção do Céu, será novamente campeão. O eterno Fio de Esperança, que sempre, soube vencer. |