AceOdds últimos códigos promocionais de apostas


Homenagem à Internacional - um clube mais que centenário.

Fundada em 1913, a Associação Atlética Internacional, é um dos mais tradicionais clubes do interior do Brasil. Teve sua primeira reunião realizada no "Theatro da Paz", que determinou várias regras desportivas assim como os deveres dos associados. Uma delas, por exemplo, quem quisesse atuar pelo time tinha que ser sócio e, junto com os associados, pagar uma mensalidade de 1$000 (mil réis). Já na parte de futebol, o "captain" da equipe era para manter a disciplina assim como manter a ordem de todos, que, aliás, deveriam estar uniformizado com um calção branco de faixa preta, camisa listrada com as cores preta e branca, além de usar meias pretas com duas listras brancas e obrigatoriamente compridas.

No primeiro uniforme da A.A. Internacional, o distintivo era apenas as letras AAI (Associação Atlético Internacional) e assim foi até a década de 30. Depois houve uma mudança. As letras AAI continuaram, mas já havia um fundo branco contornando as letras. Na década de 40 houve outra mudança. Ao longo do tempo foram acrescentadas três estrelas referente aos títulos conquistados.

ORIGEM DO CLUBE

O ano era 1912. Os times da cidade eram Almofadinhas e o Barroquinha. O primeiro era considerado de elite e treinava, assim como jogava, em um campo de terra nas proximidades do Asilo de Mendicidade. Já a outra equipe, era da “massa popular”, do “povão” e tinha como campo de terra em que ficava localizado nos altos da antiga Rua do Comércio, hoje, é a rua Dr. Trajano. O nome “Barroquinha” era devido se iniciava uma barroca ao lado do campo. Pois é... “Barroquinha” é o que originou a gloriosa Associação Atlética Internacional de Limeira, no dia 05 de outubro de 1913. Por ocasião de vários imigrantes radicados na cidade, na época, como japoneses, italianos, alemães, portugueses, entre outros, o nome Internacional foi mais do que justo em homenagear todas as “etnias”.

A PRIMEIRA DIRETORIA

Os primeiros diretores foram: presidente José Alves Penteado; vice-presidente: Fausto Esteves dos Santos; secretário: Ajax Garroux; "captain": Antônio Esteves dos Santos Junior (Tonico Esteves) e João Busch como fiscal de campo.

DÉCADA DE 20

Em 13 de dezembro de 1924, a Internacional recebeu da mídia paulistana o título de “Leão da Paulista”, após ser derrotada pelo Palestra Itália em partida de muita dificuldade disputada em Limeira. Outro fato marcante ocorreu em 1926, e foi a vitória sobre o Paulistano, clube em que atuava Friedenreich, por 2 a 1, após o time da capital retornar de uma vitoriosa excursão pela Europa.

LINHA DO TEMPO

» A primeira partida foi realizada em 12 de outubro de 1913 contra o Sport Clube Carioba, na Vila Americana, na cidade de Americana.
» Em 1932 a Inter colabora com a revolução constitucionalista doando parte de seus troféus para a campanha do ouro.
» No ano de 1940 funda, juntamente com outros 12 clubes, o profissionalismo no futebol do interior paulista.
» 1947 - Criação do hino, letra de Renato P. Guimarães e música de Mário Tintori.
» Em 29 de outubro de 1950 vence o CA Piracicabano por 9 a 0, a maior goleada aplicada pelo clube.
» Em 1961 conquistou o título da Série Algodeira, ao vencer a Internacional de Bebedouro por 5 a 0.
» Em 1966 conquistou o direito de disputar a Primeira Divisão de Profissionais, competição que antecedia a Divisão Especial.
» 1978: vence o campeonato da 2ª divisão, garantindo participação na principal divisão do futebol paulista do ano seguinte.
» 1986 - primeiro clube do interior paulista a conquistar o tão almejado Título Estadual da principal divisão.

Surgimento da Mascote
A rivalidade entre clubes do interior paulista fez surgir a mascote do Internacional. Em um jogo disputado contra o Comercial, da cidade de Ribeirão Preto, o clube de Limeira acabou com uma invencibilidade dos rivais, que tinham como mascote a figura de um Leão. A vitória foi tão expressiva que os torcedores da Inter de Limeira passaram a tratar seu time como o "Leão da Paulista".

O Titulo Paulista de 1986
A campanha de 1986 rendeu não só o titulo paulista, mas também o artilheiro do campeonato, o Centroavante KITA com 24 gols marcados, bem como a Taça dos Invictos, promovido pelo então Jornal "Gazeta Esportiva" ao ficar 17 partidas invictas, que antes estava em poder do Santos F.C, com 15 partidas. A campanha de 1986 foi indiscutível, em 42 jogos, foram 21 vitórias, 14 empates e apenas 7 derrotas, foram anotados 59 gols, sofridos 33; Por essa razão, a Internacional foi considerada a "Dinamarca Caipira" em alusão a Seleção Européia destaque da Copa de Mundo de 1986. Veja » A campanha da conquista de 1986

Anos que se seguem...

Dois anos após o título paulista, o time deu continuidade às suas conquistas e foi Campeão Brasileiro da Série Amarela, além de chegar na 5ª posição do Campeonato Paulista. Em 1989, porém, acabou rebaixada nas competições estadual e nacional, mas conseguiu, em 1991, voltar à elite do futebol paulista. No ano seguinte foi novamente rebaixada. O time ficou até 1996 buscando novamente o acesso, quando venceu a Portuguesa Santista por 4 a 0 e voltou à Divisão Principal sob o comando de Pepe.

De 1996 até 2002, o time de Limeira permaneceu realizando campanhas sem ser ameaçada pelo descenso, mas em 2003 caiu para a atual Série A2 do Campeonato Paulista. Depois de cinco anos, em 2008, o clube foi rebaixado para a Série A3 e, em 2009, caiu para a Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2010, ano que conseguiu o acesso para a Série A3 de 2011.

A equipe permaneceu no terceiro escalão até o ano de 2017, quando uma bela campanha rendeu o vice-campeonato e o acesso para a Série A2. Em 2021 disputou a elite do futebol paulista, sendo eliminado pelo Corinthians nas quartas de final.

Mascote da Inter de Limeira Camisa 1 da Inter de Limeira 2011 Camisa 2 da Inter de Limeira 2011
Leão - o mascote; e as camisas 1 e 2 utilizadas em 2011


Pesquisas de Jefferson Aparecido e Sidney Barbosa da Silva
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; FutebolPaulista.com.br; e www.interdelimeira.com.br
Página adicionada em 11 de abril de 2008; atualizada em 27/Agosto/2021.