 Fundada em 1913, a Associação Atlética Internacional, é um dos mais tradicionais clubes do interior do Brasil. Teve sua primeira reunião realizada no "Theatro da Paz", que determinou várias regras desportivas assim como os deveres dos associados. Uma delas, por exemplo, quem quisesse atuar pelo time tinha que ser sócio e, junto com os associados, pagar uma mensalidade de 1$000 (mil réis). Já na parte de futebol, o "captain" da equipe era para manter a disciplina assim como manter a ordem de todos, que, aliás, deveriam estar uniformizado com um calção branco de faixa preta, camisa listrada com as cores preta e branca, além de usar meias pretas com duas listras brancas e obrigatoriamente compridas.
ORIGEM A Internacional originou-se de um outro clube, o Barroquinha, que já disputava jogos desde o ano de 1912, e o seu nome "Internacional" foi escolhido por ocasião de vários imigrantes radicados na cidade: japoneses, italianos, alemães, portugueses, entre outros.
A PRIMEIRA DIRETORIA Os primeiros diretores foram: presidente José Alves Penteado; vice-presidente: Fausto Esteves dos Santos; secretário: Ajax Garroux; "captain": Antônio Esteves dos Santos Junior (Tonico Esteves) e João Busch como fiscal de campo.
LINHA DO TEMPO » A primeira partida foi realizada em 12 de outubro de 1913 contra o Sport Clube Carioba, na Vila Americana, na cidade de Americana. » Em 1946, a Inter se profissionalizou. » 1947 - Criação do hino, letra de Renato P. Guimarães e música de Mário Tintori. » Em 1961 conquistou o título da Série Algodeira, ao vencer a Internacional de Bebedouro por 5 a 0. » 1978: vence o campeonato da 2ª divisão, garantindo participação na principal divisão do futebol paulista do ano seguinte. » 1986 - primeiro clube do interior paulista a conquistar o tão almejado Título Estadual da principal divisão.
Surgimento da Mascote A rivalidade entre clubes do interior paulista fez surgir a mascote do Internacional. Em um jogo disputado contra o Comercial, da cidade de Ribeirão Preto, o clube de Limeira acabou com uma invencibilidade dos rivais, que tinham como mascote a figura de um Leão. A vitória foi tão expressiva que os torcedores da Inter de Limeira passaram a tratar seu time como o "Leão da Paulista".
O Titulo Paulista de 1986 A campanha de 1986 rendeu não só o titulo paulista, mas também o artilheiro do campeonato, o Centroavante KITA com 24 gols marcados, bem como a Taça dos Invictos, promovido pelo então Jornal "Gazeta Esportiva" ao ficar 17 partidas invictas, que antes estava em poder do Santos F.C, com 15 partidas. A campanha de 1986 foi indiscutível, em 42 jogos, foram 21 vitórias, 14 empates e apenas 7 derrotas, foram anotados 59 gols, sofridos 33; Por essa razão, a Internacional foi conciderada a "Dinamarca Caipira" em alusão a Seleção Européia destaque da Copa de Mundo de 1986. Fonte: Colaboração de Jefferson Aparecido (Limeira/SP) e Arquivo 11/Abril/2008
|