Campeões do Futebol
Pesquisa personalizada
História do América de Natal (RN)

HISTÓRIA DO ABC

ABCABC FUTEBOL CLUBE
Fundado em 29 de Junho de 1915
End.: Complexo Sócio-Esportivo Vicente Farache
Av. Dep. Antônio Florêncio de Queiroz, S/N
Rota do Sol, Ponta Negra, Natal-RN / CEP: 59018-500
Estádio: Maria Lamas Farache, o Frasqueirão
Site oficial: www.abcfc.com.br
  História     |     Títulos     |     Hino     |     Estádio     |     Maiores Goleadas
  Foto Galeria     |     Homenagem 100 Anos     |     Diversos                               + CLUBES
Fundação

Em 29 de junho de 1915, às 13h, na avenida Rio Branco, na residência do Cel. Avelino Alves Freire - presidente da Associação Comercial do Rio Grande do Norte - , estiveram reunidos, jovens da alta sociedade de Natal. Eles fundariam o (hoje) clube de futebol mais antigo em atividade no Rio Grande do Norte. O local serviu de sede da entidade por muito tempo.

Naquela reunião, à unanimidade, foi eleito João Emilio Freire (filho do Cel. Avelino Freire), o primeiro presidente e toda a diretoria do clube. Na mesma ocasião, por proposta do sócio José Potiguar Pinheiro, a nova agremiação adotou, sem discussão, o nome de ABC Futebol Clube.

O conjunto destas tres letras eram as iniciais dos nomes dos paises sul-americanos Argentina, Brasil e Chile. Estes paises assinaram, naquela época, um tratado de amizade fraternal e cujo nome mereceu a sigla ABC. Mais duas decisões foram tomadas naquela histórica reunião: foram adotadas como oficiais as cores preto e branco e também foi homologado o uniforme, com camisa preta e branca, em listras verticais, e calção preto. Além disso, foi aprovada a bandeira oficial do ABC com a seguinte distribuição de cores no sentido horizontal, tres faixas - sendo a superior e a inferior brancas e a do centro preta. O nome clube abreviado ficou assim: ABC F.C - escrito em branco.

Embora tenha sido fundado em 1915, o ABC Futebol Clube só adquiriu personalidade juridica a partir de 13 de dezembro de 1927, quando a Liga de Futebol registrou seus Estatutos.

Primeira partida interestadual

"No que diz respeito a jogos contra clubes de outros estados, os arquivos do jornal natalense "A Imprensa" dão conta que a primeira partida interestadual realizada com a presença de um clube potiguar teve lugar às 15 horas, de 15 de novembro de 1916, no campo da Praça Pedro Velho e reuniu o ABC, de Natal-RN, contra o Santa Cruz, de Recife-PE, então vice-campeão pernambucano. A delegação visitante composta de 15 atletas ficou hospedada no Hotel Internacional, no bairro da Ribeira. Antes da partida, o Sr. Henrique Castriciano de Souza, vice-governador do estado, recebeu os atletas das duas equipes para uma "sessão cívica", no edifício-sede da Associação Comercial. O jogo em si, teve à época, grande repercussão na sociedade natalense, que afluiu em peso para o local do prélio.

Após um disputado primeiro tempo que finalizaria empatado em um gol, o jogo seria vencido pelo Santa Cruz pelo expressivo placar de 4 a 1.O árbitro da partida foi Alberto Roselli, auxiliado por Luiz Potiguar de Oliveira e por Antônio Freire. O ABC Futebol Clube formou com Avelino Alves Freire Filho (Lili), Côr de Rosa e Zé Pinheiro; Arary Brito, Manoel Gomes e Deão (Tarugo); Zé Barreto, Júlio Meira, Zé dos Santos, Alemão e Rochinha. Os reservas eram Bigois, Moura e Aurino. O Santa Cruz Futebol Clube jogou com Ilo, Otávio e Valença, Manoel Pedro, Teófilo Lacraia e Arsênio; Castro, Alcindo, Martiniano Fernandes (Tiano), Fausto e América. Seus reservas: Antonio Almeida, Mário Rosas, Gastão Sá e Manoel Gonçalves. Júlio Meira foi o autor do único gol do ABC. À noite, um grande baile para festejar o encontro foi realizado no Natal Clube."
.

É o detentor do maior numero de titulos estaduais - 52, tendo a última conquista ocorrida em 2011- e entrou para a história como a equipe brasileira com maior tempo de permanencia fora do Pais (100 dias), jogando em gramados da Ásia, África e Europa.

O time alvinegro é ainda detentor do titulo de decacampeão, conquistado no periodo de 1932 a 1941. No Brasil, somente o América Mineiro tem essa sequência.

As Estrelas

Na temporada de 1954, o ABC venceu todas as categorias dos campeonatos organizados pela Liga de Futebol do Estado - infantil, juvenil, aspirante e titular - que são representados no estudo do clube pelas quatro estrelas pequenas. A estrela maior, localizada abaixo da linha transversal, representa os primeiros titulos ganhos por uma equipe de futebol nos estádios Juvenal Lamartine e Machadão.

Excursão

Em 1972, quando disputava o Campeonato Nacional, promovido pela CBD - Confederação Brasileira Desportiva, o ABC foi punido com dois anos de suspensão por ter incluido em sua equipe o lateral-esquerdo Rildo sem a devida condição de jogo. Suspenso, a unica saida foi realizar uma excursão no exterior, empresariada por Elias Zarcur. Foram mais de 100 dias jogando em gramados da Europa, Ásia e África. Resultado: 24 jogos, 14 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. Veja » Jogos da excursão.

ABC no Guinnes Book - o Livro dos Recordes

O ABC está no Guinness Book por ter vencido dez campeonatos estaduais consecutivos de 1932 a 1941. Feito conquistado anteriormente pelo América Mineiro. Mesmo sendo contestado por torcedores adversários, o clube faz parte do seleto grupo dos maiores vencedores de campeonatos estaduais, sendo inclusive o recordista com 52 títulos.

CENTENÁRIO

Poucos clubes chegam a marca de 100 anos e o ABC é um destes poucos. Em sua trajetória fez parte da construção do futebol no Estado, revelou Marinho Chagas, teve em suas fileiras grandes craques como Aberi, Ivan o Terrivel, Danilo Menezes, Sérgio Alves, dentre outros. Construiu seu próprio estádio com a ajuda da fanática torcida e, mais recentemente, se tornou campeão brasileiro da Série C de 2010, um título inédito para o estado do Rio Grande do Norte.
  História     |     Títulos     |     Hino     |     Estádio     |     Maiores Goleadas
  Foto Galeria     |     Homenagem 100 Anos     |     Diversos                               + CLUBES
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br, Futeboldorn.com.br e www.abcnatal.com.br
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva; Colaboração de Enrique Pazo
(*) Nossos agradecimentos ao Sr. José Bonifacio Freire que cedeu a maioria das informações.
Página adicionada em Novembro/2005 e atualizada em 29/Junho/2015.
  CAMPEÕES   ESPECIAIS
  + ESPECIAIS   + FUTEBOL
Casa onde o ABC foi fundado
A casa onde o ABC foi fundado, em 1915



História do Estádio Frasqueirão
Frasqueirão
Veja a história




Mascote Capa Preta
Elefante é o Mascote
Em homenagem ao Rio Grande do Norte que tem o mapa no formato de um elefante



Camisa do ABC FC de 2009
Utilizada em 2009



Camisa do ABC de 1972
Utilizada em 1972
SBSites Internet História do Alecrim FC (RN)
   Home      Historiadores      Blog Campeões      Loja Campeões
  Arquivo Campeões do Futebol - Desde 2005 | Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva | Hospedagem SBSites Brasil
 
  * Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador