História e Títulos da União Cacoalense


Sociedade Esportiva União CacoalenseSOCIEDADE ESPORTIVA UNIÃO CACOALENSE
Fundado em 01 de janeiro de 1982
Endereço: Avenida São Paulo, 2861 - Centro
CEP 78975-000, Cacoal/RO
Estádio Municipal Aglair Tonelli
Site oficial: indisponível


CLUBES AMADORES Clubes do Brasil CLUBES DO MUNDO

       

Fundada em 1° de janeiro de 1982, a Sociedade Esportiva União Cacoalense participou em diversas edições do Campeonato Rondoniense de futebol profissional, tendo conquistado o auge no estadual a partir do ano de 2000 quando chegou entre os quatro primeiros, sendo derrotado na semi-final pela equipe do Guajará.

Em 2001 o União Cacoalense chegou pelo primeira vez numa final de campeonato. Seu adversário era a equipe do Ji-Paraná, até então 7 vezes campeão Rondoniense e uma vasta experiências em campeonatos de nível nacional. O primeiro jogo foi no Estádio do Vera Cruz, em Ji-Paraná, quando as duas equipes empataram. No jogo de volta a torcida lotou o Aglair Tonelli, porém o jogo terminou com um novo empate. Nos penaltis o Ji-Paraná acabou levando o título.

Em 2002 mais uma final. Desta vez o adversário era a equipe do CFA, de Porto Velho, uma equipe estreante no estadual mas com uma estrutura de dar inveja a grandes times do Brasil. O primeiro jogo aconteceu no Estádio Aglair Tonelli de Cacoal. O resultado foi um empate. Na decisão em Porto Velho, no Estádio Aluísio Ferreira, o CFA venceu de virada por 2 a 1 e deixou o União Cacoalense com um novo Vice-campeonato.

Em 2003 lá estava o União Cacoalense em mais uma final. Novamente contra o CFA. Primeiro jogo em Porto Velho, 1 a 1. O CFA dependia de um empate na segunda partida para sagrar-se campeão. Novamente a torcida do União Cacoalense não decepcionou e bateu o recorde de Público de todos os tempos no Estado. Motivado com isso o União foi logo abrindo 2 gols de vantagem. Tudo parecia decidido quando o CFA marca seu primeiro gol e logo em seguida empata a partida. O estádio calou-se. Parecia que um novo vice estava por vir. Mas Anderson, meia que na ocasião de zagueiro, fez o terceiro gol do União e deu o título à Equipe.

2004 foi um ano especial para o União Cacoalense. Principalmente pela sua primeira participação na Copa do Brasil. Foi contra o Guarani de Campinas, que escapou da derrota para o União Cacoalense, com um gol de empate aos 47 min. do segundo tempo, na primeira partida, no Estádio Aglair Tonelli. No jogo de volta, 0x0 em Campinas. O União foi eliminado de acordo com o regulamento, mas saiu invicto contra o campeão brasileiro de 1978.

No campeonato Estadual o União conquistou o Bi, desta vez vencendo o Ji-Paraná, garantindo, mais uma vez, a participação na Copa do Brasil de 2005.

Rebaixamento

Depois de anos de grandes campanhas, o clube é rebaixado em 2008. Na segunda divisão de 2009, fica na lanterna da competição, com dois pontos. Se despediu da disputa da Segunda Divisão do Campeonato Rondoniense 2009 com empate em 2 a 2 com o Cruzeiro, no estádio Aglair Tonelli Nogueira, pela última rodada da primeira fase da Segundinha, permanecendo na segunda divisão em 2010.

Estádio Aglair Tonelli
Estádio Aglair TonelliNome Oficial: Estádio Municipal Aglair Tonelli Nogueira
Capacidade: 5.000 (em 2010)

Endereço: Rua dos Esportes, s/n - Bairro do Incra - Cacoal (RO)

Recorde de Público: 11.000 (União Cacoalense 3 x 2 CFA - 15/06/2003, final do Rondoniense)

Dimensões do Gramado: 110m x 75m

Proprietário: Prefeitura Municipal de Cacoal

 

ESCUDOS

Escudo de 1982   Escudo de 1999   Escudo de 1999   Escudo atual   
Na sequência: O primeiro escudo, criado em 1982; O segundo escudo, utilizado até 1999; Distintivo utilizado a partir de 2000. A estrela já fazia parte do escudo do clube, mas a partir de 2003 ela passou a ter sentido, com a conquista do primeiro título estadual; e o terceiro, com o Bi-Campeonato Estadual conquistado em 2004 uma segunda estrela foi adicionada no escudo.

TÍTULOS

União Cacoalense
Equipe da União Cacoalense - Campeão Rondoniense 2004

Campeonato Rondoniense 2003
Final disputada contra CFA
Primeiro Jogo: 1 a 1
Segundo Jogo: 3 a 2

Campeonato Rondoniense 2004
Final disputada contra o Ji-Paraná
Primeiro Jogo: 2 a 2
Segundo Jogo: 2 a 1


Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fontes: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; www.ffer.com.br, www.skyscrapercity.com (foto do Estádio), www.uniaocacoalense.com.br (desativado).
Página adicionada em 19 de maio de 2010; e atualizada em 22/Outubro/2015.

 

Livros Digitais Campeões do Futebol