A Introdução
O futebol foi introduzido em Trinidad pelo escocês Thomas Boyd, que veio para Trinidad como gerente. Naquela época, o críquete era o esporte mais popular entre os expatriados britânicos, e Boyd descobriu que não havia bolas de futebol em Trinidad. Boyd não tinha certeza se conseguiria ou não pessoas suficientes para formar um time de futebol, no entanto, escreveu para seus parentes na Escócia e pediu-lhes que lhe enviassem uma bola de futebol, duas bexigas e um inflador. Quando o equipamento chegou, Boyd conseguiu atrair bastante gente interessada para formar duas equipes. Eventualmente, um clube de futebol foi formado. Mais tarde, mais clubes representando os diferentes estratos da sociedade foram formados.
Desde então, o futebol cresceu em popularidade e é praticado em todo o país. Ao contrário de seus primórdios, o esporte agora atravessa diferenças sociais e étnicas e é tão popular quanto o críquete. Todos os estratos da sociedade estão envolvidos no futebol. Existem muitos clubes de futebol e ligas para diferentes faixas etárias.
Para uma história do futebol em Trinidad e Tobago desde seu início até o início do século XXI, leia A história do futebol de Trinidad e Tobago 1893 – 2000, de Valentino Singh, do qual esta sinopse foi extraída.
A Associação de futebol e as competições
A Trinidad and Tobago Football Association (traduzida Associação de Futebol de Trinidad e Tobago) foi fundada em 23 de julho de 1908, como Trinidad Amateur Football Association (TAFA). O campeonato da Primeira Divisão, em Port-of-Spain, incluiu equipes como Casuals, Clydesdale, Local Forces e Shamrock. Os jogos foram realizados em frente ao Grand Stand no Queen's Park Savannah.
Nos anos que se seguiram à criação da TTFA, as limitações da infraestrutura local impediram o crescimento e o desenvolvimento do esporte em todas as ilhas. A rede viária precária fez com que o futebol ficasse restrito às principais áreas urbanas do norte e do sul de Trinidad. Trabalhadores expatriados que ensinaram o jogo aos locais praticaram o futebol nos campos de petróleo. Não havia seleção nacional (já que Trinidad e Tobago era uma colônia britânica), mas havia uma equipe sênior que representava a colônia e jogava contra outras equipes.
Após a Independência em 1962, a TTFA foi filiada à FIFA e seu membro confederado, a Concacaf. O crescimento do esporte em Trinidad e Tobago acompanhou o desenvolvimento das ligas nacionais e locais que se estabeleceram nos níveis juvenil e sénior, com a introdução de uma liga de escolas secundárias na década de 1980. No final dos anos 80, o futebol era o esporte nacional número um, com seguidores incentivados pela quase qualificação do país para a Copa do Mundo de 1974 e incentivados pelas performances da seleção nacional no caminho para a Itália 1990.
Existe agora a liga de futebol profissional, o Troféu FA, a Superliga nacional e as ligas amadoras regionais, as ligas juvenis e a liga das escolas secundárias. A década de 1990 também viu a ascensão de Trinidad e Tobago a uma posição de domínio (compartilhada com a Jamaica) no futebol caribenho e um número cada vez maior de jogadores locais encontrando posições em clubes da Europa e da América do Norte.
Uma nova constituição foi adotada em 2015. Fonte: http://ttfootball.org/2015/08/06/ttfa-constitution/
Em 12 de julho de 2015, as associações membros da Associação de Futebol de Trinidad e Tobago (TTFA) adotaram e ratificaram uma nova constituição para o órgão regulador do futebol, com a eleição de David John Williams como novo presidente eleito em 29 de novembro de 2015, três novos vice-presidentes também foram eleitos e são Ewing Davis, Joanne Salazar e Allan Warner.
Os estatutos que compõem este documento são o culminar de esforços que não apenas começaram sob os auspícios da Comissão Independente de Reforma do Futebol, mas também se inspiram nos esforços de membros da família do futebol de Trinidad e Tobago que buscaram uma reforma estatutária décadas atrás para garantir todas as as partes interessadas do jogo têm voz na governança do futebol neste país.
A Constituição do TTFA é um documento vivo de 83 artigos destinados a fornecer orientação e estrutura para os formuladores de políticas de futebol. Mais importante ainda, dá voz a todos que fazem do futebol de Trinidad e Tobago um esporte vibrante e internacionalmente relevante em todos os níveis; dentro e fora do campo de jogo.
Obs.: North East Stars mudou seu nome para AC Port of Spain na temporada 2019/20.