A Série D do Campeonato Brasileiro, ou quarta divisão do futebol nacional, é um campo fértil para surpresas e conquistas que marcam a história dos clubes, que, em geral, precisam lidar com baixo orçamento e dificuldades em montar um elenco que desponte como favorito. Com uma competição acirrada e muitas equipes em busca do sonho de alcançar a elite, a cada ano um novo campeão se destaca e estamos vivendo a expectativa para saber: quem leva a taça em 2024?
Apenas 15 edições da competição foram disputadas até então, estamos fechando a 16ª, mas no âmbito das federações, o campeonato pode cravar que é o mais democrático dentre todas as divisões do Brasil, afinal equipes de 21 estados já tiveram representantes chegando, no mínimo, nas semifinais da competição. A variedade de clubes, atrai visibilidade os amantes de futebol, que projetam
palpites Serie D ao longo da temporada.
Entre os títulos da quarta divisão, alguns clubes marcaram suas histórias de forma memorável. Vamos explorar os principais campeões desta competição: Ferroviário, Sampaio Corrêa, Mirassol, América de Natal e Volta Redonda, destacando o motivo pelo qual essas conquistas são inesquecíveis mesmo que esteja à procura de
palpites do futebol brasileiro.
-
Ferroviário (2018 e 2023): O clube de Fortaleza é o único que conquistou duas vezes o título da Série D, em 2018 e no ano passado, feito que ficou gravado na memória da competição. A vitória, especialmente a primeira, foi um marco para o Ferroviário, que havia vivido um período de reconstrução e dificuldades financeiras. O time, sob o comando do técnico Marcelo Vilar - treinador que mais vezes conquistou a competição -, teve uma campanha sólida e consistente, vencendo a final contra o Treze-PB. Cinco anos depois, venceu de forma invicta, contra a Ferroviária.
-
Sampaio Corrêa (2012): O time de São Luís, Maranhão, conquistou a Série D em 2012, após uma campanha excepcional, sendo também campeão invicto. A equipe brilhou os olhos de quem acompanhava a competição por sua combinação de solidez defensiva e eficiência no ataque. Na final, o Sampaio Corrêa derrotou o CRAC, alçando o Bolívia Querida para a Série C e premiando um clube tão tradicional do nosso futebol.
-
Mirassol (2020): O título da equipe do interior Paulista foi marcado por desafios únicos devido à pandemia de COVID-19, o que fez com que o campeonato fosse realizado sem torcida. A conquista marca a nova fase do clube, que investiu em infraestrutura e apresentou um planejamento ousado, que vem se concretizando. O time conquistou, posteriormente, o acesso à Série B e, atualmente, briga pelo G4 da competição, sonhando com uma vaga na elite. O planejamento estava correto e é questão de tempo para vermos o time na Série A..
-
América de Natal (2022): O América do Rio Grande do Norte conquistou seu título em 2022, mas foi rebaixado em 2023 e disputou a atual temporada da Série D, caindo nas oitavas de final, após dois empates contra o Retrô. A conquista foi importante naquele ano, tanto pela premiação financeira, quanto pela coroação de uma boa equipe, mas a gestão não conseguiu conduzir o time de forma a seguir a ascensão e o rebaixamento, no ano seguinte, caiu como um balde de água fria.
-
Volta Redonda (2016): O Voltaço, clube do Rio de Janeiro, sagrou-se campeão há seis anos, quando goleou o CSA na final, por 4x0. A equipe teve uma trajetória impecável ao longo da competição, com uma imposição de seu jogo e a esperança de que divisões melhores viriam, mas a recuperação e o entusiasmo não duraram tanto, hoje a equipe luta para conseguir um acesso na Série B.
Outras equipes escreveram seus nomes na história da competição e, em 2024, teremos um campeão inédito. A final está próxima e poderemos acompanhar mais uma bela conclusão do campeonato.