Historia do Botafogo

Náutico é um dos postulantes à conquista inédita. Foto: Divulgação/CNC
Náutico é um dos postulantes à conquista inédita. Foto: Divulgação/CNC

O Campeonato Brasileiro da Série B se aproxima de sua metade, e já é possível traçar um cenário de possíveis campeões do torneio de segunda divisão do futebol nacional. Embora a disputa esteja bastante ‘embolada’, alguns times despontam como favoritos à conquista e, consequentemente, ao acesso. E alguns deles podem levantar a taça pela primeira vez na história.

É o caso do Náutico, clube que vem ocupando as primeiras posições da Série B desde o início. O Timbu já tem um título de Série C, conquistado em 2019, mas jamais foi campeão da segunda divisão. O mais perto que o clube pernambucano chegou da taça foi o vice-campeonato, obtido em 1988 e 2011.

Apesar da ótima campanha do Náutico, ainda não dá pra cravar quem será o campeão, já que o são muitas equipes separadas por 7 ou menos pontos na parte de cima da tabela, o que certamente torna complicada a vida de quem gosta de apostar no futebol brasileiro, inclusive nas divisões inferiores, pela imprevisibilidade. Até mesmo os tradicionais Vasco, Botafogo e Cruzeiro, que estão longe da liderança, podem fazer prevalecer o peso da camisa e entrar na disputa.

Um clube que pode surpreender nesta briga é o CRB. Embora o foco da equipe alagoana seja o acesso, já que não disputa a primeira divisão nacional desde 1984, a luta pelo título começa a ser uma realidade alcançável devido aos bons resultados recentes do time comandado por Allan Aal, que já surpreendeu o Palmeiras na Copa do Brasil, por exemplo. O CRB jamais foi campeão nacional, e sua melhor colocação na Série B foi um quinto lugar.

Outro time que briga pelo título inédito na Série B é o Avaí. Apesar de sempre figurar na briga pelo acesso, sendo recordista neste aspecto na era do Brasileirão de pontos corridos, o clube catarinense ainda não tem essa taça em sua sala de troféus. O único título nacional é a Série C, conquistada em 1998. Em 2011, o Leão da Ilha bateu na trave ao ficar com o vice-campeonato da Série B.

Um pouco mais distante na tabela de classificação, o Brusque é mais um postulante ao título inédito – embora com menos chances matemáticas. O clube de Santa Catarina subiu para a Série B na última temporada e briga pelo acesso à elite nacional. Ao menos, já tem a experiência de levantar um troféu nacional, pois conquistou a Série D em 2019.

Por fim, o Operário é outro candidato a título inédito na Série B. O Fantasma de Ponta Grossa já tem em sua história as taças da Série D (2017) e Série C (2018), e vem com força no projeto de integrar a elite do futebol nacional, algo que não acontece desde 1979.

Coritiba e Goiás lutam por recorde

Coxa luta pelo tri, assim como o Goiás. Foto: Divulgação/CFC
Coxa luta pelo tri, assim como o Goiás. Foto: Divulgação/CFC

Se Náutico, CRB, Avaí, Brusque e Operário brigam pelo título inédito na competição, há dois clubes com outras pretensões. Coritiba e Goiás já têm duas conquistas e estão empatados com América/MG, Palmeiras, Paraná, Paysandu e Bragantino no topo da lista de maiores campeões. Se um dos dois levantar a taça da Série B no final do ano, portanto, se isolará como maior vencedor da história da principal divisão de acesso do futebol nacional.

Considerado um dos grandes favoritos, o Coxa já foi campeão da Série B em 2007 e 2010 – além de ter também uma conquista na primeira divisão, em 1985. Neste momento, o clube paranaense parece ser o principal adversário do Náutico na briga pela taça.

Já o Esmeraldino tem em seu currículo o título da Série B nas temporadas 1999 e 2012, além de um vice-campeonato. Vencer novamente a competição seria um alento a torcida após o duro rebaixamento na temporada passada.

Vale lembrar que o América/MG perdeu a oportunidade de se isolar na liderança da lista de campeões da Série B no ano passado, quando deixou o título escapar na última rodada – para ser mais exato, nos últimos minutos, já que a Chapecoense ficou com a taça graças a um gol anotado nos instantes finais de sua partida decisiva.

Existem ainda clubes que brigam pelo segundo título de Série B na história, como Sampaio Correa, Guarani, Botafogo e Vasco da Gama. No total, são 11 times com chances razoáveis de integrar o posto mais alto do pódio, mas o vencedor só será conhecido nas rodadas finais. Portanto, há muita água para rolar nos campos de norte a sul do país.


Por Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 13/Agosto/2021.