Arquivo
  Especiais
  + Futebol
RADIUM FUTEBOL CLUBE
Fundado em 1° de maio de 1919
Endereço: Praça Pacífico Costa Lima s/n°
Bairro: Vila Quintino Cep: 13.736-000 Mococa-SP
Estádio: Olímpico São Sebastião
Site: www.radiumfc.com.br (desativado)
  História   |   Títulos   |   Hino   |   Estádios   |   Diversos                + CLUBES
História - Dos anos 80 ao momento atual
  História   |   Anos 50 a 80   |   Anos 80 a atualidade   |   Arquivo
INVESTINDO NOS JUNIORES

No final da década de 70, o Radium resolveu investir nas categorias de base. O diretor do departamento amador, João Batista Rotta, montou uma excelente equipe, que depois de dois anos de preparação começou a apresentar resultados.

Em 1980,os juniores foram campeões invictos do Grupo Sul, e vice-campeões Estaduais da 2ª divisão. O elenco radiunico era formado por: Carlos, João, Marcelo, Gilberto, José Luis, Paulinho, Tadeu, Dirceu, Darci, Adauto, Pimenta, Aluisio, Arnaldo, Mim, Neto, Belini, Noel, Silvio e Antônio Carlos. O Técnico era o Argemiro que depois foi substituído por Toninho Ferreira. Completava o grupo, o preparador físico Bolinha.

O goleiro Carlos, os jogadores Alemão, Adauto e Marcelo foram convocados para defender a Seleção Paulista, devido ao excelente desempenho no campeonato.
O PERIODO 1980 a 1993

Despois que retornou em 1977, voltando na atual Série A3, a equipe permaneceu neste nível até 1979, quando ao lado do Amparo e do Lemense conseguiu o acesso à Segunda Divisão (A2) de 1980. Ainda neste ano, o clube realizou o primeiro amistoso internacional da história contra a Seleção da Arábia Saudita. O resultado foi 4 a 1 para o time brasileiro.

Em 1988, o clube de Mococa foi rebaixado e disputou por dois anos o Campeonato Paulista da Segunda Divisão (equivalente a atual Série A3), quando em 1990 novamente obteve o direito de subir uma divisão e chegar à Divisão Intermediária (A2) em 1991. O Radium participou desta competição por quatro temporadas.

O ACESSO DE 1990

A competição de 1990 era chamada de Segunda Divisão (atual Série A3), e dela participaram 33 clubes, que dava direito ao acesso de seis equipes. O Radium que ficou na 3ª colocação, garantiu acesso juntamente com o Jaboticabal, União Barbarense, Barretos, Jalesense e Matonense. O elenco na conquista era formado por Carlos, Deco, Mutulovick, Flavinho, Adilson, Geraldo, Itamar, Antônio Carlos, Aloísio, Geada, Nilton I, Lela, Adaílton, Edson, Luiz Carlos, Gersinho ,Da Silva, Adriano, Dâmi, James, Bolinha, Sabará, Canarinho, Vanderson, Lô, Reinaldo, Gilson, Pocaia, Eusébio, Nelson Beleza e Netinho. Treinadores: Paulo Damico, Zé Roberto, José Eduardo e o interino Luiz Carlos Pessina.

O PERIODO 1994 a 2012

Em 1994, disputou o Campeonato Paulista B1A, equivalente à quarta divisão do futebol estadual, e continuou nesta competição até 1996. Nas temporadas de 1997 e 1998 esteve ausente do profissionalismo e, no ano seguinte, em 1999, disputou a Série B1B.

Do ano 2000 até 2003, o Radium participou do Campeonato Paulista da Série B2 (quinta divisão) e neste meio tempo, entre 2001 e 2003, esteve presente em três edições da Copa São Paulo de Futebol Júnior, sendo eliminado na primeira fase de todas. Em 2005, passou a competir na recém-criada Segunda Divisão (na verdade quarta divisão), onde permanece até hoje.
  História   |   Anos 50 a 80   |   Anos 80 a atualidade   |   Arquivo
Fontes: www.radiumfc.com.br e Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br
Página adicionada em 18 de março de 2013 - Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva.
  História   |   Títulos   |   Hino   |   Estádios   |   Diversos                + CLUBES
Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva - Desde 2005
* Permitido a reprodução de todo conteúdo desde que citada a fonte e o Autor/Pesquisador