Quer melhorar seu desempenho esportivo? Então não descuide desses 3 aspectos

Tweet
Se você é um atleta disciplinado que se dedica arduamente à prática esportiva, você já deve saber que nem sempre o treinamento físico é suficiente para alcançar resultados acima da média, não é mesmo?
A verdade é que, além de se dedicar à parte física, existem vários fatores dentro de uma rotina que podem afetar o seu desempenho esportivo, e é justamente quem cuida dos diversos aspectos da sua saúde de modo geral, e não apenas o tempo investido na academia ou no seu esporte favorito, que tem o potencial de se destacar nos esportes e alcançar grandes resultados. Acaba sendo necessário investimento não só em tempo, mas em equipamento, mesmo que seja um bom tênis, ou suplementos, como whey, uma boa creatina ou aminoácidos.
Afinal, é importante dedicar esforços para melhorar a capacidade física e psicológica do atleta, necessários para deixá-lo forte e preparado para os desafios da vida e dos esportes.
Para te ajudar, nesse artigo vamos abordar 3 aspectos fundamentais que você não deveria negligenciar se procura por um melhor desempenho esportivo.
Quem busca melhorar o desempenho esportivo já deve estar ciente da importância de uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes essenciais para o funcionamento adequado do organismo.
Por isso, nossa primeira recomendação é fazer consultas regulares com um médico ou nutricionista para identificar possíveis deficiências e preparar um programa alimentar personalizado de acordo com os seus objetivos.
No geral, quem pratica atividades físicas de forma intensa tende a se beneficiar com uma dieta rica em grãos integrais, frutas, vegetais e alimentos que sejam fontes de proteínas.
Mas se com o dia a dia agitado você não conseguir obter todos os nutrientes necessários apenas com a alimentação, os suplementos alimentares podem ser uma ótima alternativa para a rotina de um atleta.
Além do clássico whey protein, indicado para repor a quantidade necessária de proteínas ao organismo de forma prática e rápida, a creatina também é amplamente recomendada para atletas, já que ela contribui para a prevenção de lesões, a recuperação muscular e a termorregulação.
Aqui, vale uma atenção redobrada para escolher seus suplementos de forma criteriosa. O suplemento nutricional ou alimentar deve ter uma fórmula capaz de atender suas necessidades específicas de acordo com sua condição de saúde e a demanda do seu treino.
Lembre-se também de que muitos produtos estão repletos de açúcar, corantes e outras substâncias prejudiciais à saúde no longo prazo, sendo importante fazer uma escolha cuidadosa da melhor opção.
Por isso, faça seus exames de saúde regularmente e sempre siga as recomendações do seu médico ou nutricionista para selecionar os suplementos mais adequados para seu objetivo.
Na busca por um melhor rendimento nos esportes, que muitas vezes significa altas cargas de treinamento, muitos atletas sofrem com o estresse físico e psicológico acima dos padrões considerados normais.
Esse é um dos motivos pelos quais a meditação e a prática conhecida como mindfulness são cada vez mais recomendadas em todo o mundo para trazer mais motivação e concentração para os atletas.
Apesar de ter um nome aparentemente complicado, a ideia do mindfulness basicamente é manter sua atenção plena no momento presente, no aqui e no agora.
É claro que durante o dia ou na prática esportiva é comum surgirem pensamentos que te distraiam do momento presente.
No entanto, ao utilizar algumas técnicas de respiração durante o dia, você consegue voltar ao foco rapidamente e se dedicar 100% à atividade que esteja praticando - seja uma corrida de longa distância ou a leitura de um livro, por exemplo.
A atenção plena também vale para suas refeições. Experimente dedicar total atenção à mastigação e aos alimentos consumidos. Nesse momento, seu cérebro se comunica com seu estômago e você se sente mais saciado e satisfeito após se alimentar.
Você sabia que a qualidade do seu sono impacta diretamente no seu desempenho esportivo?
Isso porque um sono de qualidade é considerado restaurador, enquanto um sono ruim ou insuficiente pode ocasionar baixa capacidade física e uma série de sintomas psicossomáticos.
O problema é que muitas vezes o sono é negligenciado, mas não deveria ser assim. Afinal, cerca de 30% dos brasileiros sofrem com distúrbios do sono, ainda que muitos não apresentem sintomas específicos dessas condições.
Para ajudar a avaliar a qualidade do seu sono, hoje já existem diversos aplicativos ou pulseiras que rastreiam detalhes do seu sono, indicando os momentos que você está num sono leve ou profundo, e até mesmo fornecendo insights valiosos que podem te ajudar a melhorar o seu momento de descanso.
Além disso, vale também buscar um local com pouco barulho, com ambiente aconchegante e tranquilo para descansar, reduzindo a presença de fatores externos que possam prejudicar a tranquilidade necessária para um sono de qualidade.
A disciplina aqui também é importante: ter horário para dormir e acordar, de acordo com a quantidade necessária de sono para o seu descanso, é de grande valor tanto para atletas amadores quanto profissionais.
Você viu que não apenas de exercícios se faz um bom atleta. Em outras palavras, a melhora do desempenho esportivo exige uma condição física e psicológica favoráveis ao atleta, com o devido treinamento e disciplina na busca por seus objetivos.
Além disso, vale lembrar que cada atleta demanda cuidados específicos e necessidades personalizadas de alimentação e suplementos.
Por isso, não se esqueça de consultar um médico ou nutricionista, de preferência especialista na área esportiva, para uma avaliação completa de sua saúde e a definição de um programa alimentar personalizado de acordo com seus objetivos.