Historia da Copa do Mundo de 1930

Palmeiras x Grêmio fazem final inédita da Copa do Brasil

Copa do Brasil está chegando ao fim. O icônico torneio nacional de mata-mata, que é considerado por muitos como o caminho mais curto para conseguir uma vaga na Copa Libertadores da América, terá Palmeiras x Grêmio no palco da grande final.

As datas serão confirmadas pela CBF, dado que pode haver conflito de calendário. Com o Palmeiras na final da Libertadores, a entidade máxima do futebol brasileiro teve que alterar o calendário e agendou os dias 11 e 17 de fevereiro para a decisão. Caso o Palmeiras vença o torneio internacional, os jogos serão adiados para 28 de fevereiro e 7 de março, devido à disputa do Mundial de Clubes.

Considerado como um campeonato marcado por grandes zebras, a finalíssima da edição de 2020 da Copa do Brasil não é nenhuma surpresa, mas certamente ficará marcada na história da competição. Apesar de somarem 8 títulos juntos, 5 pelo lado do Grêmio e 3 pelo lado do Palmeiras, essa é a primeira vez que os dois clubes se enfrentam na disputa pelo título.

Além do caneco, uma premiação milionária também estará em jogo. Quem se sagrar campeão levará para casa nada mais, nada menos do que R$ 54 milhões, quantia que ainda será somada aos outros valores já recebidos durante o torneio, totalizando um incrível montante de R$ 72,8 milhões.

Mas a missão para vencer a Copa do Brasil não será nada fácil. Além da rivalidade entre as duas equipes, Palmeiras e Grêmio também terão que enfrentar um inimigo bem conhecido: o calendário apertado, com uma sequência cansativa de muitas partidas consecutivas.

A situação se torna ainda mais complicada já que ambos os times também estão na luta pelo título do Campeonato Brasileiro. Para entrarem 100% na grande final, inevitavelmente Palmeiras e Grêmio terão que poupar alguns jogadores importantes no Brasileirão, evitando assim a acumulação de fadiga e possíveis lesões.

Palmeiras x Grêmio fazem final inédita da Copa do Brasil

O caminho do Palmeiras até a final
O Palmeiras entrou nas oitavas de final da Copa do Brasil e não teve grandes complicações para chegar à final, decidindo quase todos os confrontos ainda no primeiro jogo. Logo na estreia, o Verdão bateu o Red Bull Bragantino fora de casa, por 3 a 1. No jogo de volta, 1 a 0 no Allianz Parque e classificação garantida.

Nas quartas de final, a vítima da vez foi o Ceará. Com outra apresentação de gala, a equipe comandada por Abel Ferreira venceu o primeiro duelo em casa por 3 a 0, praticamente garantindo a vaga na semifinal. No Castelão, um empate em 2 a 2 eliminou o Ceará.

Na semifinal, o Palmeiras enfrentou a grande zebra do campeonato. Superando todas as expectativas, o América-MG chegava forte após ter eliminado equipes como Corinthians e Internacional. Diferentemente dos outros duelos, o Palmeiras empatou o primeiro jogo em 1 a 1, no Allianz Parque, e foi obrigado a buscar uma vitória de 2 a 0 fora de casa para chegar à final.

O caminho do Grêmio até a final
Assim como o Palmeiras, o Grêmio também entrou nas oitavas de final do torneio. Entretanto, diferente de seu adversário direto, o time de Renato Gaúcho caiu em uma chave um pouco mais complicada.

Com uma boa estreia em casa, a vitória de 1 a 0 contra o Juventude abriu o caminho vitorioso do tricolor gaúcho na competição. No jogo de volta, outro resultado pelo placar mínimo e a classificação garantida.

Nas quartas-de-final, o Grêmio passou pelo Cuiabá, novamente com duas vitórias. No primeiro jogo, realizado na Arena Pantanal, vitória por 2 a 1. Já em partida disputada na Arena do Grêmio, Diego Souza brilhou e marcou os dois gols que garantiram uma vaga para a próxima fase.

Mas foi na semifinal que o Grêmio mais sofreu. Pelo caminho, um São Paulo embalado de Fernando Diniz. Em partida equilibrada, os gaúchos saíram na frente, vencendo por 1 a 0 em casa. Na volta, outro jogo disputado e um 0 a 0 que garantiu o Rei de Copas na finalíssima.

Todas as finais da Copa do Brasil
1989 - Grêmio x Sport
1990 - Flamengo x Goiás
1991 - Criciúma x Grêmio
1992 - Internacional x Fluminense
1993 - Cruzeiro x Grêmio
1994 - Grêmio x Ceará
1995 - Corinthians x Grêmio
1996 - Cruzeiro x Palmeiras
1997 - Grêmio x Flamengo
1998 - Palmeiras x Cruzeiro
1999 - Juventude x Botafogo
2000 - Cruzeiro x São Paulo
2001 - Grêmio x Corinthians
2002 - Corinthians x Brasiliense
2003 - Cruzeiro x Flamengo
2004 - Santo André x Flamengo
2005 - Paulista x Fluminense
2006 - Flamengo x Vasco
2007 - Fluminense x Figueirense
2008 - Sport x Corinthians
2009 - Corinthians x Internacional
2010 - Santos x Vitória
2011 - Vasco x Coritiba
2012 - Palmeiras x Coritiba
2013 - Flamengo x Athletico Paranaense
2014 - Atlético-MG x Cruzeiro
2015 - Palmeiras x Santos
2016 - Grêmio x Atlético-MG
2017 - Cruzeiro x Flamengo
2018 - Cruzeiro x Corinthians
2019 - Athletico Paranaense x Internacional

*Campeões em negrito


Por Sidney Barbosa da Silva
Página adicionada em 14/Janeiro/2021.