Arquivo
Especiais
+ Futebol

05/02/2009, Quinta-feira - 01h10

Superior, Palmeiras faz 2 a 0 no Real Potosí e confirma vaga

O Palmeiras cumpriu seu favoritismo e conquistou, sem qualquer tipo de dificuldade, a vaga no grupo 1 da primeira fase da Copa Libertadores da América. A classificação foi ratificada na noite desta quarta-feira com a vitória fora de casa diante do Real Potosí, da Bolívia, por 2 a 0.

O Verdão entrou em campo administrando uma confortável vantagem. No jogo de ida, semana passada, no Parque Antártica, a equipe do técnico Wanderley Luxemburgo tinha disparado uma impiedosa goleada no rival: 5 a 1.

Para o confronto desta quarta-feira, a preocupação alviverde estava principalmente com a altitude de quase 4 mil metros de Potosí. Até por isso, nove titulares passaram por um período de adaptação de cinco dias em solo boliviano.

Contudo, o Palmeiras demonstrou inteligência para superar a adversidade climática. Bem armado e amplamente superior na parte técnica, o Verdão saiu na frente ainda no primeiro tempo - com gol de Cleiton Xavier - e esfriou qualquer intenção de virada boliviana. No final, Keirrison ainda fez o segundo.

O jogo: Nada de surpresas no início da partida no morro boliviano. Em ampla desvantagem, o Potosí partiu para cima. Tentando aproveitar a altitude, os donos da casa iniciaram a partida insistindo nos chutes e cruzamentos. Aos dois minutos, o primeiro arremate de longe de Chiorazzo, por cima da meta de Bruno.

A partir dos 20 minutos, as duas equipes intensificaram o ritmo. O Real Potosí acertou a trave de Bruno com uma pancada de Gatty. O Palmeiras respondeu em uma jogada individual de Willians, que também acertou o poste na conclusão.

Aos 29 minutos, o time brasileiro ficou ainda mais confortável no confronto ao sair na frente na Bolívia. Armero puxou o contra-ataque pela esquerda e cruzou para Keirrison. Dentro da área, o centroavante fez a função de garçom e rolou para a bomba de Cleiton Xavier, sem chance de defesa para Mauro Machado.

O gol claramente esfriou os ânimos dos donos da casa, tanto que o Verdão pôde administrar com facilidade a vantagem até o intervalo. Preocupação apenas com o atacante Willians, que sentia efeitos da altitude.

No segundo tempo, o panorama do jogo continuou o mesmo. Apático, o Real Potosí quase não incomodava Bruno. Mesmo assim, Luxemburgo preferiu fechar sua equipe com a presença de Jumar no lugar do desgastado Willians.

Aos 29 minutos, o Palmeiras encerrou a fatura. Em uma falha bisonha da retaguarda do Potosí, que errou feio no campo de defesa, Keirrison roubou a bola, driblou Mauro Machado e apenas rolou para as redes: 2 a 0.

Agora, o Palmeiras volta as atenções para o Campeonato Paulista. No domingo, mais uma pedreira pela frente: o atual campeão estadual disputa o clássico contra o Santos, no Parque Antártica, a partir das 17 horas.

FICHA TÉCNICA: REAL POTOSÍ 0 X 2 PALMEIRAS
Local: Víctor Agustín Ugarte, em Potosí (Bolívia)
Data: 04 de fevereiro de 2009, quarta-feira - 23h00 (de Brasília)
Árbitro: Carlos Galeano (Paraguai); Assistentes: Óscar Viera e Rodney Aquino (ambos paraguaios).
Cartões amarelos: Suárez e Yeserotte (Real Potosí)
Gols: Cleiton Xavier, aos 29 minutos do primeiro tempo; Keirrison, aos 29 minutos do segundo tempo.

REAL POTOSÍ: Mauro Machado; Ribeiro, Rodríguez, Eguino e Galindo; Ortiz (García), Suárez, Correa; Yecerotte, Chiorazzo (Ruiz) e Fernández. Técnico: Vladimir Soría

PALMEIRAS: Bruno; Danilo (Jéci), Edmilson e Maurício Ramos; Fabinho Capixaba, Pierre, Cleiton Xavier, Diego Souza (Lenny) e Armero; Willians (Jumar) e Keirrison. Técnico: Wanderley Luxemburgo.

Veja tambem:  Campeões da Libertadores  -  Tabela Libertadores 2009

[[ Mais Notícias ]]   

Pesquisa personalizada
Arquivo Campeões do Futebol - www.campeoesdofutebol.com.br - Desenvolvido e mantido por Sidney Barbosa da Silva