Publicidade

Foi fundado no dia 13 de setembro de 1937, na casa do Sr. César Alexandre Aboud, na Rua da Paz, n° 846, no Centro da Cidade de São Luís do Maranhão, com o nome de "Cicle Moto de São Luís". A agremiação tinha a finalidade de promover os esportes de duas rodas: o motociclismo e o ciclismo. A primeira diretoria foi composta por Capitão José de Ribamar Campos (Presidente), Capitão Aluísio de Andrade Moura (Vice-Presidente), Raimundo Baima (1° Secretário), Nagib Moucherek (2° Secretário) e Antenor Monroe (Tesoureiro). As cores escolhidas para a nova entidade eram o verde e o branco.

O futebol só estaria presente na vida do clubes dois anos depois, por influência de César Aboud, trocando as cores do clube para o vermelho e preto. Em 17 de setembro de 1939 faria sua primeira partida amistosa contra o Ateneu Teixeira Mendes, clube campeão estudantil, empatando pelo placar de 1 a 1 - Bibi foi o autor do primeiro gol da história do clube que jogou com Wilson, Jaime e Adolfo; Pavão, Feliciano e Mozabá; Bibi, Elvitre; Leônidas, Ary e Bilau.

O Moto Club filiou-se à Federação Maranhense de Desportos no ano de 1940, participando do Campeonato Maranhense daquele ano, terminando na quinta colocação. Em outubro deste ano, com a ajuda do interventor do Estado do Maranhão, Dr. Paulo Martins de Souza Ramos, o Estádio de Santa Izabel, de propriedade do clube, teve condições de realizar partidas noturnas. O Rubro-Negro maranhense teve a primazia de disputar a primeira partida noturna na Cidade de São Luís. Em volta do Estádio foi construída uma pista para provas de motociclismo.

Em 1944 conquista seu primeiro título estadual, que seria o início de um hepta-campeonato, foi campeão de 1944 a 1950. Neste período, em 1948, conquista um dos títulos mais importante da Região Norte do Brasil: A Taça dos Campeões do Norte que, além do Moto, teve a participação do Paysandu (campeão invicto do paraense de 1947) e Fortaleza (campeão cearense de 1947).

A primeira partida
No ano de 1960, o Moto Club disputou pela primeira vez uma competição oficial da Confederação Brasileira de Desportos (atualmente Confederação Brasileira de Futebol), denominada Taça Brasil, que reunia todos os campeões estaduais e classificava o campeão para a Taça Libertadores da América. O Rubro-Negro maranhense foi vice-campeão da zona norte e oitavo geral no geral. No Campeonato Brasileiro da Série A estreou em 1973, ficando na 39ª colocação. Sua última participação na Série A foi no ano de 1986 (55° colocado).

Rebaixado duas vezes
Nos anos 2010 e 2013 o clube viveu seus piores momentos, ja que disputou a segunda divisão estadual após ser rebaixado. Em 2010 disputou e foi campeão, retornando à elite. Em 2013, mais uma vez disputou a segundona e conquistou o título. A redenção veio em 2016 na conquista da elite estadual, o 25° titulo, sendo o segundo maior vencedor do campeonato maranhense.

Estrutura
No dia 14 de setembro de 2003, o Centro de Treinamento do Moto Club de São Luís, denominado "Dr. José Pereira dos Santos" foi oficialmente inaugurado. O CT conta com dois campos de futebol de medidas oficiais. O campo principal é utilizado pelo time principal e recebeu o nome de "Hamilton Sadias Campos", o maior artilheiro de todos os tempos do Moto Club de São Luís. O outro campo é utilizado pelas divisões de base do clube e recebeu o nome de "Baezinho". Além dos campos, o CT tem vestiário, rouparia, sala da presidência, sala de troféus, sala de imprensa, sala de reuniões e departamento médico.

O Primeiro e único estádio
O primeiro Estádio do Moto Club foi o Santa Isabel, onde o Papão do Norte disputou suas partidas de 1939 até 1950. O Estádio era de propriedade do ex-Presidente do Moto Club, César Alexandre Aboud, industrial proprietário da fábrica Santa Isabel, no Bairro da Fabril. O Estádio Santa Isabel foi demolido em 1972. No seu lugar foi erguido o prédio do Ministério da Fazenda em São Luís.

O Escudo
O Escudo é o principal símbolo do Moto Club de São Luis. Ele foi criado no formato de um brasão com o desenho no interior bem característico dos clubes de motociclismo e as argolas entrelaçadas simbolizando as diversas modalidades esportivas a que o Moto Club se dedica, tais como, o Futebol, o Atletismo, o Handebol e o Futebol de Salão, entre outras.

Apelidos e mascote
O mascote oficial do Moto Club é o "Papão". Os apelidos são "Papão do Norte", "Rubro-Negro da Fabril" e "Time Motense". O apelido "Papão do Norte" foi dado pela imprensa maranhense após uma bem sucedida excursão pelo norte do país. O apelido "Rubro-Negro da Fabril" foi dado em alusão às cores do clube e ao local da sede do Clube e do Estádio Santa Isabel (nome da fábrica do Sr. César Aboud), que ficavam no Canto da Fabril.

João Mouchereck
João Mouchereck único fundador do Moto Club ainda vivo (em 2008). (Informação e foto de 24/Junho/2008)

Deputado Antônio Bacelar
O ex-presidente do Moto Club, deputado estadual Antônio Bacelar (PDT). (foto de abril/2008).

Papão, Mascote do Moto de São Luis          Mascote Motoqueiro, do Moto de Sao Luis          Uniforme Oficial
O Papão é o mascote oficial; Motoqueiro também é utilizado como mascote; e a Camisa utilizada em Junho/2008


Pesquisas realizadas por Sidney Barbosa da Silva
Fonte: Arquivo www.campeoesdofutebol.com.br; http://motoclubsaoluis.blogspot.com.br; http://www.motoclubsl.com.br, www.motoclub.cjb.net e br.geocities.com/motoclubma.
Página adicionada 13 de setembro de 2008 - atualizada em 13/Janeiro/2018.