O jinga brasileiro é um estilo muito antigo de futebol e teve a sua origem no Brasil no século XIX. Depois dos britânicos (os escoceses, para ser exacto) terem introduzido o novo desporto aos brasileiros, este passou a fazer parte integrante das suas vidas depois de algum tempo. Contudo, jogaram futebol de uma forma completamente diferente da utilizada na Europa. Os brasileiros utilizavam o futebol como uma nova forma de praticar a capoeira, uma arte marcial que combinava elementos de dança que tiveram origem na era da escravatura.

O "futebol brasileiro" não é uma mera expressão, mas um estilo muito especial e distinto que é específico dos brasileiros. Também é chamado jinga, pois é o nome do tipo básico do movimento de capoeira em posição de pé. A dança do samba brasileiro é também baseada no estilo jinga. Já alguma vez viu carnaval no Rio de Janeiro, onde belos e vibrantes dançarinos executam samba, movendo-se ritmicamente ligeiramente dobrados nos joelhos? Estas são todas as tendências que o futebol brasileiro tem abraçado. Isto é o que distingue a técnica do jogador de futebol brasileiro das restantes. O estilo de jogo dos brasileiros era admirado em todo o mundo, uma vez que eles alinhavam o campo como slots no casino online sweet bonanza, fazendo combinações surpreendentes e deixando os seus adversários perplexos e confusos. A propósito, no site Pragmatic Play pode fazer um simples registo e jogar este fascinante jogo.

Como nasceu o jinga. Os jogadores mais famosos do futebol brasileiro

Assim, a corrente parece assim: a arte marcial foi praticada como uma dança e, por isso, os proprietários de escravos confundiram-na com as danças africanas comuns. Depois de se ter tornado claro que não era apenas uma dança, mas uma arte marcial notável, a prática da capoeira foi proibida e os brasileiros começaram a utilizar o futebol para a prática secreta da capoeira. Assim nasceu o jinga que mais tarde se transformou em futebol profissional e conquistou corações em todo o mundo.

Agora muita gente admira esse estilo e técnica dos brasileiros, mas nem sempre foi assim. Em tempos, este estilo de futebol foi considerado controverso e muitos treinadores brasileiros tentaram adaptá-lo a um estilo de jogo europeu. Mas as performances inigualáveis do lendário Pelé e Garrincha fizeram com que não só os europeus, mas todo o mundo, se apaixonasse pelo futebol brasileiro.

Os jogadores mais famosos que praticaram jigging em campo foram Pelé, Garrincha, Clodoaldo, Ronaldo, Rivaldo, Roberto Carlos e Romário. Um dos últimos jogadores a mostrar o jingo mundial foi Ronaldinho em Barcelona e AC Milan. É por isso que muitos argumentam que ele é um dos últimos jogadores a jogar futebol e tratam-no como um jogo e não como um trabalho.

Dos jogadores atuais, Neymar tem o estilo brasileiro, mas ultimamente parece que tem vindo a suprimir tudo o que o brasileiro tem a seu respeito e os adeptos começaram a notar uma mudança na sua técnica. Contudo, no último jogo entre o Brasil e a Coreia do Sul no Qatar, os brasileiros mostraram que o estilo de jinga está vivo e, por vezes, traz-lhes sorte.

O que se passa agora com o jinga

Quando o melhor futebolista do século XX, Pelé, introduziu o jinga no mundo e ganhou três Taças do Mundo pelo seu país, então os termos "futebol brasileiro" e "futebol bonito" passaram a significar a mesma coisa. Ultimamente, no entanto, não se vêem bolas no ar, nem dribles incríveis e truques de dança de bola.

As ligas europeias carecem claramente do tipo de futebol brasileiro que amamos. Um jogo que costumava ser considerado belo é agora visto como 'humilhante para o adversário'. A arte de fazer malabarismos com a bola é agora chamada uma forma de se exibir. A eficiência é sempre mais valorizada do que a beleza. Assim, pode-se razoavelmente considerar que o futebol profissional nos últimos anos está simplesmente a matar os malabarismos. Isto é claramente visível nos recentes maus desempenhos da seleção brasileira, não só em termos de troféus, mas também em termos de espírito. No entanto, ainda há esperança.

Na década de 1950, o futebol era jogado de tal forma que a bola só tocava no chão. Pelé foi fortemente criticado por tentar introduzir o jingoísmo no futebol. Lutou pelo seu estilo, foi capaz de o apresentar e conseguiu. O futebol brasileiro também tem sido bastante criticado ultimamente. Então é o fim, ou devemos esperar outra "revolução" no campo? Devemos apenas ser pacientes e esperar por um novo e moderno Pelé?


Por Sidney Barbosa da Silva - Página adicionada em 17 Abril 2023.